Dicas de passeios para quem vai assistir ao Super Bowl

ViajaNet listou algumas dicas para quem vai assistir a final do futebol americano

End zone, field goals e touchdown. Foi-se o tempo em que essas palavras eram estranhas ao torcedor brasileiro. Nos últimos anos o futebol americano se popularizou e ganhou espaço no país. A final, conhecida como Super Bowl, tornou-se um dos principais eventos esportivos do planeta.

wp-image-778418
Fachada do estádio da Universidade de Phoenix, palco do 49º Super Bowl (Fotos: Miranda Perez/Divulgação/NFL)[/img]

O palco – A 49ª edição do Super Bowl  acontece no estádio Universidade de Phoenix, lar do Arizona Cardinals na NFL (liga norte-americana de futebol americano). A arena foi inaugurada em 2006 e tem capacidade regular de 63.500 torcedores, com fácil possibilidade de ampliação para 72 mil em eventos de grande importância. Esta é a segunda vez que a partida decisiva acontece no local –em 2008 o New York Giants conquistou o título em cima do New England Patriots.

Vista do gramado do estádio da Universidade de Phoenix, em Glendale (Fotos: Miranda Perez/Divulgação/NFL)[/img]

O evento – Considerado um dos maiores eventos esportivos do mundo, o Super Bowl é a final da NFL e reúne os campeões das duas conferências –a Nacional e a Americana– que dividem o campeonato. A decisão foi instituída em 1967 para definir um campeão único do futebol americano –na época existiam duas ligas diferentes na modalidade.

Outros passeios 

Jobing.com Arena – além de assistir o Super Bowl, o turista pode conhecer um dos principais rinks (pista) de hóquei no gelo. Para quem quer esticar a estadia, haverá jogo por lá no dia 5 de fevereiro no Jobing.com Arena, casa do Arizona Coyotes, um dos principais times da NHL.

Feira anual de Chocolate – a cidade aproveitou a temática do futebol americano para organizar a 20ª edição da Feira Anual de Chocolate entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. Além da feira, há tours na fábrica de doces Cerreta, a principal de Glendale.

Deer Valley Rock Art Center – o sítio arqueológico de 47 hectares contém mais de 1500 arte rupestre em 500 pedras de basalto. Ele é localizado perto de Phoenix e algumas pinturas datam até 7 mil anos. O visitante pode conferir também o Museu construído no local em 1994.