Dicas para não cair em roubada ao ir às compras no Egito

É impossível fazer um tour pelo Egito sem organizar um roteiro de compras

Quando você organiza uma viagem para o Egito, leva em conta muitos itens importantes. Provavelmente (seguindo uma lógica), você começa pesquisando sobre pacotes para o Egito para ver quais agências oferecem as melhores opções. E com base nisso, você já terá uma ideia de todo o roteiro da viagem, não é mesmo?

É então que começa a lista de compras, afinal, ir para um lugar tão fantástico como esse e não aproveitar para comprar as relíquias da região é um desperdício. Ou seja, é melhor deixar tudo anotado para não correr o risco de esquecer nada importante e depois se arrepender.

Deste modo, é impossível fazer um tour pelo Egito sem organizar um roteiro de compras. A seguir, trouxemos uma lista do que comprar no Egito e, sobretudo, dicas de como se orientar ao escolher seus artigos.

O que comprar no Egito: dicas de presentes

Essa é uma dúvida razoável, considerando a variedade de artigos que você deve encontrar por lá. A princípio, os itens mais populares que as pessoas compram quando vão para o Egito são:

É impossível fazer um tour pelo Egito sem organizar um roteiro de compras
Créditos: Shutterstock
É impossível fazer um tour pelo Egito sem organizar um roteiro de compras

Lembranças e souvenirs

Além daquelas lembrancinhas típicas de qualquer viagem, como camisetas, canetas, canecas, réguas e miniaturas, certamente há artigos mais sofisticados que representam a cultura egípcia. Por exemplo:

  • estátuas de faraós;
  • estátuas de deusas, como réplicas da Bastet, a deusa felina protetora do Baixo Egípcio;
  • papiros pintados à mão;
  • joias com temática egípcia;
  • escaravelhos, besouro azul que remete à ressurreição por surgir da lama;
  • caixas de madeira e madrepérola;
  • luminárias e objetos de latão ou cobre;
  • lanternas do Ramadã;
  • vasos e garrafas de vidro feitos à mão.Os preços variam conforme o tamanho e, também, o material do que a obra é feita.

Perfumes e óleos essenciais

O Egito é conhecido por sua produção de óleos essenciais, especialmente o óleo de almíscar egípcio e óleo de jasmim, além de outros perfumes e fragrâncias naturais.

Além disso, é impossível sair de qualquer mercado egípcio sem levar um incenso. A propósito, há dois tipos para escolher.

O primeiro é o Agarwood ou Oud, cuja resina vem de uma árvore que só tem por lá. Por isso, é o preferido dos egípcios, além de ser uma fragrância mais cara e exclusiva. O local mais indicado para comprá-lo é no Mercado Khan El Khalili (do que vamos falar daqui a pouquinho).

O outro tipo é o Mastic ou Ein Al Afreet, uma alternativa mais barata e, consequentemente, encontrada com maior facilidade. O incenso é feito pela mistura de madeira embebida em fragrâncias e óleos.

Tecidos

Os tecidos e têxteis com estampas e desenhos egípcios – incluindo tapetes, toalhas, lençóis e roupas de cama -, estão entre os itens mais populares do que comprar no Egito. Porém, aqui, destacamos os artigos feitos com o tecido chamado Khayameya.

Trata-se de um tecido com aplique decorativo usado na decoração das tendas do Oriente Médio. Tudo é feito de forma muito artesanal, uma herança que vem desde a época faraônica, passando pelo período de conquista islâmica.

Créditos: Shutterstock

Esse tecido era produzido por pessoas escolhidas a dedo, artesãos avaliados de acordo com suas habilidades. Até hoje, as peças são conhecidas pela durabilidade, além dos traços dourados que apresentam a tipografia árabe ou formas islâmicas.

Nossa dica é adquirir o seu tecido no mercado Khayameya, localizado na rua de mesmo nome. Lá, há tanto artesãos comercializando as peças quanto oficinas que mostram como tudo é produzido.

Por fim, acrescente na sua lista os lenços e pashminas. Uma das vantagens é que, além de lindos, não ocupam espaço algum na mala.

Roupas e tapetes

Como falar de tecidos egípcios sem mencionar as roupas? Primeiro, os kaftans e batas feitas de algodão, principalmente as burcas Yashmak. E, também, as roupas de cama de algodão egípcio. No entanto, é importante ter atenção aos preços, que costumam ser um pouco salgados.

Artesanato local

O Egito é também famoso pela arte em cerâmica, tecelagem, marcenaria e metalurgia. Consequentemente, muita gente chega ao país louca para comprar objetos de decoração feitos à mão e artesanato local e, assim, lembrar da viagem.

No entanto, há um símbolo do artesanato que não serve, necessariamente, de decoração. São os chapéus Fez Tarboosh, uma peça formal para membros importantes e cidadãos comuns.

O Egito é também famoso pela arte em cerâmica
Créditos: Shutterstock
O Egito é também famoso pela arte em cerâmica

A peça é feita com vime de palma moldado em cobre e, posteriormente, coberto por um tecido macio chamado Kilim. Por fim, o chapéu é passado e recebe uma borda típica.

Especiarias e chás

O Egito é, inegavelmente, conhecido por suas especiarias aromáticas, como o zaatar. Sendo assim, acrescente, na sua lista do que comprar no Egito, misturas de chá e outras especiarias para levar para casa.

Ainda no quesito culinária, para acompanhar os seus chás, que tal levar autênticos doces egípcios, por exemplo:

  • torta Saraya;
  • baklava;
  • sesame;
  • tâmaras recheadas;
  • basbousa.
    São doces aparentemente simples, mas que certamente vão te viciar.

Produtos de beleza

Os produtos de beleza naturais, como loções e cremes à base de mel e outras plantas, também devem constar na sua lista do que comprar no Egito. Um dos destaques, com certeza, é o khol, delineador típico para destacar os olhos (algo bem característico entre os egípcios).

Por lá, você encontra o Hami, cuja composição faz os olhos lacrimejarem, por isso, acredita-se ter efeitos curativos. E, o Bared, largamente usado mesmo como produto de beleza.

Porém, destacamos o khol paquistanês, feito de sândalo e outras fontes orgânicas, a exemplo do carvão. Sua diferença é que, ao contrário dos outros, vem em creme, e não em pó.

Joias

Finalmente, não podemos deixar de fora as  belas joias de ouro e prata com pedras preciosas inspiradas na cultura egípcia. Entre as mais populares, estão os pingentes de escaravelho.

Agora, um recado importante: a compra de certos produtos, como antiguidades e artefatos históricos, pode ser proibida ou restrita. Por isso, vale verificar as regulamentações antes de comprar qualquer item.

Principais mercados do Egito

Depois de garantir sua lista sobre o que comprar no Egito, pode ser que ainda queira saber onde comprar.

Demos algumas dicas de lugares acima e vamos falar um pouco mais sobre os principais lugares. A seguir, listamos os mercados mais conhecidos e, consequentemente, mais frequentados do Egito.

Khan El-Khalili é um dos mercados mais antigos e famosos do Egito
Créditos: Shutterstock
Khan El-Khalili é um dos mercados mais antigos e famosos do Egito

Khan El-Khalili

Sem dúvidas um dos mercados mais antigos e famosos do Egito, fica no centro histórico do Cairo. O espaço é conhecido por suas ruas estreitas e agitadas, nas quais os visitantes encontram uma infinidade de produtos, desde souvenirs e roupas até antiguidades e joias.

Mercado de Luxor

Como o próprio nome já diz, o mercado fica na cidade de Luxor, às margens do rio Nilo. Inicialmente, é conhecido pelas lojas de especiarias, joias, papiros pintados à mão e tecidos. Porém, é também admirado pela arquitetura.

 Mercado de Aswan

Localizado na cidade de Aswan, também às margens do rio Nilo, é famoso pelas lojas de especiarias, artesanato local e tecidos. Além disso, é um ótimo lugar para comprar lembranças autênticas do Egito.

Mercado de Dahab

Dahab é uma cidade costeira, localizada no Mar Vermelho, que abriga ainda um mercado popular entre os turistas. Por lá, você encontra exemplares incríveis do artesanato local, como cerâmica e tecidos.

Sharm El-Sheikh tem um mercado popular com grande variedade de produtos
Créditos: Shutterstock
Sharm El-Sheikh tem um mercado popular com grande variedade de produtos

Mercado de Sharm El-Sheikh

Mais uma cidade turística às margens do Mar Vermelho, Sharm El-Sheikh tem um mercado popular com grande variedade de produtos locais, incluindo joias, especiarias e perfumes. Vale dar uma passada por lá!

Mercado de Alexandria

Além da representação histórica e cultural, Alexandria tem um mercado incrivelmente agitado e colorido. Lá, você encontra tudo o que possa imaginar, desde lembranças até artesanato local.

Dicas para fazer compras no Egito

Agora que você sabe o que comprar no Egito, percebe o quanto a experiência pode ser  divertida e emocionante. Porém, alguns fatores precisam ser mencionados, tanto no que diz respeito à segurança quanto ao respeito às tradições locais.

Infelizmente, algumas lojas cobram preços mais altos dos turistas do que dos locais. Por isso, vale dar uma pesquisada prévia no valor dos produtos que deseja para pagar um preço justo.

Mantenha seu dinheiro em lugar seguro

Como em qualquer grande centro de compras, não dá para descuidar da segurança nos mercados e ruas egípcias. Por isso, mantenha seu dinheiro e cartões de crédito em um local discreto, como um bolso interno.

Além disso, evite exibir grandes somas de dinheiro em público. Ainda, mantenha objetos de valor, como pertences e compras, sempre à vista e em um local seguro. Evite, também, andar sozinho ou sozinha em áreas pouco iluminadas e desertas.

Cuidado com as restrições de bagagem

Antes de mais nada, verifique as restrições de bagagem da sua companhia aérea quanto a itens grandes ou pesados. Alguns itens, inclusive, podem ser proibidos ou restritos.

Se você estiver comprando itens grandes ou pesados, como tapetes ou peças de mobília, considere contratar um serviço de envio ou uma transportadora local.

Negocie os preços do que comprar no Egito

A tradição em negociar e barganhar é real no Egito. Por isso, a maioria das compras envolve muita negociação. Ou seja, os preços iniciais são normalmente elevados, então prepare-se para negociar.

Comece oferecendo um preço mais baixo e vá subindo gradualmente. Lembre-se de que ambos – vendedor e comprador – devem ficar satisfeitos com o preço final.

Escolha as lojas certas

Mais do que saber o que comprar no Egito é saber onde comprar. Algumas lojas são mais confiáveis e oferecem produtos de melhor qualidade do que outras. Portanto, prefira estabelecimentos em áreas turísticas ou mercados com boa reputação.

Vale, ainda, dar uma checada nas avaliações online e pedir recomendações a guias turísticos ou outros viajantes.

Mais do que saber o que comprar no Egito é saber onde comprar
Créditos: Shutterstock
Mais do que saber o que comprar no Egito é saber onde comprar

Cuidado com as imitações

A venda de determinados artigos, principalmente os que remetem à história, como múmias (mesmo as réplicas) é proibida. Logo, tenha cuidado ao comprar produtos que se parecem com antiguidades ou obras de arte.

As imitações são comuns no Egito, por isso, se você estiver procurando por algo autêntico, pesquise primeiro e compre em uma loja confiável.

Esteja ciente dos impostos

Ao comprar no Egito, esteja ciente de que há impostos sobre as compras. Certifique-se de que o preço que você negocia inclui todos para evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar.

Leve dinheiro trocado

Muitas vezes, os vendedores não terão troco para notas grandes, por isso, é uma boa ideia trazer dinheiro trocado em moeda local para fazer compras em mercados ou lojas pequenas.

Lembre-se de quando viajar é importante pesquisar por pacotes para Egito para ver quais empresas oferecem as melhores opções!

Viu só como há muito o que comprar no Egito, assim como locais excelentes para adquirir suas peças? Lembre-se, apenas, de seguir as dicas de segurança para não correr riscos desnecessários e fazer seu tour com tranquilidade.

Em parceria com eurodemand