Em Seychelles, Mahé é a verdadeira ‘ilha do tesouro’

Que tal aproveitar suas férias numa das 115 ilhas desse arquipélago no oceano Índico que faz das paisagens um elogio à natureza

Por: Viramundo e Mundovirado

A simples menção do nome Seychelles obriga abrir espaço para um universo de ilhas graníticas, cercadas do mar azul cintilante e barreiras de corais, com praias que parecem buscar a natureza perfeita. Estas reforçam ainda mais a ideia do arquipélago como lugar paradisíaco para curtir uma paixão.

Mas desta vez o convite à viagem ao arquipélago é um bilhete para o mundo infinito da aventura –a caça ao tesouro. E não é propaganda enganosa, o prêmio é 50% do butim escondido, avaliado em US$ 140 milhões.

Crédito: Seychelles TourismSeychelles é uma espécie de parque temático para aqueles que tem interesse em natureza, paisagens maritimas impactantes, gastronomia rica e variada

Ilha com tesouro enterrado não é novidade nenhuma. Uma das mais famosas, até fica perto do Brasil – ilha Robinson Crusoé, no arquipélago Juan Fernández, Chile. Pesquisadores confirmaram sua existência com inúmeras provas, embora o “baú” propriamente dito, ainda continua um mistério … Será?

Crédito: Seychelles TourismRegião de Bel Ombre

Mahé –-uma das mais belas ilhas de Seyhelles-– há mais de 30 anos também se tornou protagonista dessas histórias de piratas, quando a família (pai e filho), conhecidos como os “Homens do Tesouro”, não mede esforços em pesquisas e equipamentos para encontrar o tesouro. Eles tem o mapa nas mãos, mas não conseguem decifrá-lo!

Crédito: Helen SoteriuJohn Cruise-Wilkins, um dos homens do tesouro, ao lado de uma pedra com inscrições que acredita ser uma das pistas deixadas plo pirata Levasseur

A existência do tesouro começa numa viagem com vários anos de distância. Em 1721, o pirata francês Olivier Levasseur, conhecido como La Buse (O Urubu) atacou o galeão português ‘Nossa Senhora do Cabo’, carregado de ouro, prata, e pedras preciosas, nas costas de Madagáscar, quando se dirigia para a Inglaterra.

Perseguido pela Marinha Britânica, Levasseur se refugiou em Seychelles, onde enterrou a muamba, dizem numa das inúmeras cavernas de Mahé. Capturado e depois executado em 1730, na Ilha de Reunião, Levasseur nunca revelou o local do tesouro escondido, mas quando de sua prisão, as autoridades britânicas encontraram em seu poder um pergaminho com um criptograma de 17 linhas. Ao ser preso ele disse: “meu tesouro para quem entender”.

Este mapa, genuino do século 18, se encontra no Museu Britânico, em Londres, e munidos de uma cópia, a família Cruise-Wilkins tenta desvendar os símbolos e garatujas.

Crédito: Seychelles TourismEm Bel Ombre, Mahé, existem dois tesouros. O primeiro, uma alternância de belas paisagens com outras melhores ainda. O outro, invisivel por enquanto: o butim do pirata Levasseur

Levasseur antes de se tornar pirata, foi um intelectual versado em grego, latim e matemática. Já os ‘homens do tesouro’ de Seychelles quebram a cabeça para resolver o enigma do mapa, utilizando o hebraico, astronomia, mitologia, ocultismo e astrologia.

Os seychelenses acreditam que eles estão ‘bem quentes’ de descobrir o tesouro na belíssima área de Bel Ombre, em Mahé, com sua exuberante vegetação tropical, praias de areia branca, ao lado de enormes rochas de granito esculpidas pelas ondas.

Crédito: FlickA aventura está em alta em todas ilhas de Seychelles

Que tal aproveitar suas férias numa das 115 ilhas desse arquipélago no oceano Índico que faz das paisagens um elogio à natureza, e ainda sair de lá com uma bolada de 70 milhões de dólares? A outra metade fica – obrigatoriamente – para o governo de Seychelles. Tá feito o convite!


Imagem Carnaval Sem Assedio
Por: Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …