Embalse El Yeso: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes

Tour leva o visitante para uma região conhecida como Cajón del Maipo

Por: Redação

Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de pensar em qualquer passeio pela cidade já reserve um dia para conhecer o Embalse El Yeso.

Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, o passeio tem duração média de 9 horas e leva o visitante para uma região conhecida como Cajón del Maipo, encravada na Cordilheira dos Andes.

O destaque do passeio fica para o Embalse El Yeso, um grande reservatório de água de degelo que fica a 73 km de distância de Santiago e a 2500 metros de altitude. As montanhas nevadas e a lagoa com água azul turquesa são uma atração a parte para quem procura tirar uma foto incrível da viagem, além de ser um ótimo momento para contemplar a beleza dos Andes.

Nos dias em que não há vento, a lagoa se transforma num imenso espelho que reflete as montanhas no seu entorno, tornando o passeio ainda mais especial.

Os melhores meses para visitar Cajón del Maipo são entre setembro e junho, durante a temporada de verão, já que neste período as estradas são mais seguras e o clima fica especialmente agradável para curtir a região.

Fizemos o passeio a convite da Sousas Tour, que além do transporte e dos guias, também inclui no passeio um brunch realizado na represa com sanduíches de metro, quitutes e doces típicos do Chile, tábua de queijos finos, amendoins, frutas, além de vinhos e espumantes da região, sucos, água mineral, entre outros itens.

Além do reservatório, o passeio também conta com algumas pequenas paradas no caminho como o Puente El Toyo, Tunel Tinoco, Mirador Valle, entre outros.

Para saber mais detalhes sobre datas e o valor do passeio, acesse sousastour.com

SOBRE CAJÓN DEL MAIPO E EMBALSE EL YESO

Pouco mais de uma hora da capital chilena, próximo a comuna de La Florida, Cajón del Maipo é considerado um oásis para os santiaguinos que desejam curtir o ar puro e admirar paisagens de tirar o fôlego. A região é formada por pequenos vilarejos e também é destino de aventureiros que desejam explorar as atividades esportivas de Cajón del Maipo.

O Rio Maipo é muito procurado para a prática de esportes de aventura
Créditos: Allan Hipólito | Catraca Livre
O Rio Maipo é muito procurado para a prática de esportes de aventura

Inaugurado em 1964, o Embalse El Yeso foi formado pelo represamento do Rio Yeso, além de parte da bacia do Rio Maipo, e levou mais de 10 anos para ser construído. Seus 253 milhões de metros cúbicos de água são usados pra abastecer Santiago.