Embratur compartilha post de turista que não recomenda visita ao Rio

Na mensagem em inglês, a turista brasileira afirmou que a cidade é bonita, mas que beleza não é tudo

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) compartilhou em sua conta oficial no Instagram um texto em inglês de uma turista brasileira que relatou ter sido assaltada no Rio de Janeiro e disse que não recomenda visitas à capital fluminense. O mico ocorreu na última terça-feira, 4.

A publicação podia ser visualizada até por volta das 10h da manhã desta quarta-feira, 5. A Embratur chegou a levantar a hipótese de que a conta na rede social havia sido invadida, mas depois reconheceu que o compartilhamento foi feito por um funcionário.

Na mensagem em inglês, a turista brasileira afirmou que o Rio de Janeiro é bonito, mas que beleza não é tudo
Créditos: marchello74/iStock
Na mensagem em inglês, a turista brasileira afirmou que o Rio de Janeiro é bonito, mas que beleza não é tudo

Na mensagem, a turista disse que a cidade é bonita, mas que beleza não é tudo. Ela escreveu que, nos três dias que passou no Rio de Janeiro com familiares, eles foram assaltados e a irmã, de 9 anos, presenciou um roubo.

“Rio é uma linda cidade, mas só beleza não é suficiente. Eu passei apenas 3 dias no Rio com a minha família, e nesses 3 dias: minha família e eu fomos roubados; minha irmã de 9 anos testemunhou um roubo violento. Eu não posso recomendar uma visita a uma cidade onde eu senti medo até de sair do apartamento. Espero que as coisas melhorem no futuro e que os moradores e turistas possam aproveitar o que o Rio tem a oferecer”, escreveu a turista.

Postagem compartilhada pelo Instagram oficial da Embratur que não recomenda o Rio como destino turístico
Créditos: Reprodução/ Instagram
Postagem compartilhada pelo Instagram oficial da Embratur que não recomenda o Rio como destino turístico

Outro lado

Em nota, a Embratur afirmou que a publicação do texto foi um “equívoco” e que o funcionário responsável pelo compartilhamento foi “imediatamente suspenso e por determinação do presidente [da agência] Gilson Machado todas as medidas serão adotadas para que fatos como este não voltem a ocorrer”.

A agência também disse que “trabalha para a promoção internacional do turismo” e que é “notório para a comunidade internacional a diminuição dos índices de violência, apresentados em 2019”.

Já a Riotur, também em nota, lamentou a publicação do conteúdo, mas sustentou que a opinião da usuária não representa a maioria.

Leia abaixo a íntegra da nota da Embratur:

“Em redobrados esforços para identificar a origem da postagem que compartilhou uma mensagem de uma turista em visita ao Rio de Janeiro, a Embratur informa que o fato ocorreu por um engano cometido por um profissional do nosso quadro de colaboradores, que assumiu o erro.

O referido colaborador foi imediatamente suspenso e por determinação do Presidente Gilson Machado todas as medidas serão adotadas para que fatos como este não voltem a ocorrer.

A Embratur reitera a importância da cidade do Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos do Brasil e maior responsável pela entrada de visitantes no nosso país. Reforçamos o nosso compromisso de tratar com respeito e seriedade todas as cidades brasileiras.”