Engelberg, um vilarejo encantador aos pés do monte Titlis

O vilarejo, a apenas 40 min de Lucerna, é destino tanto no verão quanto no inverno

Por: Redação | Comunicar erro

Considerada a porta de entrada para a Suíça central, Lucerna tem paradas obrigatórias e sem dúvida uma das partes mais marcantes dos arredores é vivenciar um típico vilarejo suíço.

A apenas 40 min de Lucerna, Engelberg, que se transforma em uma estação de esqui no inverno e um centro de lazer em contato com a neve eterna em pleno verão, é um deles. O local é o berço do monte Titlis que fica a uma altitude de 3.020 metros de altitude.

Victor Pelaez Torres/iStock
Vista do vilarejo de Engelberg, que fica a apenas 40 min de Lucerna, é destino tanto no verão quanto no inverno

Vale passar o dia por lá. Chegue cedo para aproveitar o dia inteiro na montanha e ainda conhecer o pequeno vilarejo ao entorno da montanha.

A primeira etapa de subida é realizada em um teleférico tipo gôndola para até seis pessoas, depois mais cinco minutos num outro teleférico tipo bondinho para até 80 pessoas e mais cinco minutos finais no Rotair, o primeiro bondinho giratório do mundo, que fora totalmente repaginado recentemente com janelas mais panorâmicas e maior espaço interno.

Fotos: Divulgação
Crédito: Jefferson PancieriO Rotair, o primeiro bondinho giratório do mundo

Num giro de 360° é possível contemplar a paisagem esplêndida que se descortina desde os diversos matizes de verde até o branco da neve no cume dos Alpes uraneses.

Do alto, mesmo durante o verão, é possível ver neve por todos os lados e a temperatura fica em torno de -1º.C, mas a sensação térmica por ser verão é no mínimo 10°C acima do que o termômetro geralmente marca.

O ice Flyer é uma das atrações do monte Titlis

O monte Titlis tem uma excelente estrutura para parecer o turista. No local há um centro comercial com loja de souvenir, estúdio fotográfico, loja de chocolates, restaurante com deliciosas opções de comida típica e internacional e uma vista deslumbrante das montanhas nevadas.

Cliff Walk

Crédito: Jefferson PancieriTitlis Cliff Walk é considerada a ponta mais “assustadora do mundo”

Inaugurada em dezembro de 2012, a Titlis Cliff Walk é considerada a ponte suspensa mais alta da Europa. Com 100 metros de comprimento e menos de 1 metro de largura, a construção fica a 450 m do solo e foi apelidada como a ‘mais assustadora do mundo’.

De volta a Engelberg

Na descida pare no meio da montanha na região Trübsee e desfrute demais atividades em contato com a natureza nesta parte com vegetação exuberante e um lago de mesmo nome com águas cristalinas onde barcos a remo ficam à disposição dos visitantes por uma contribuição de 10 francos suíços.

Outra atração na descida para Engelberg é um mosteiro beneditino datado de 1.120 e responsável pelo nome da cidade, já que na época conta à lenda que monges ouviram vozes anunciando o nome Engelberg, que significa montanha dos anjos.

Crédito: Jefferson PancieriPasseio de barco no lago Trübsee

O local abriga ainda uma fábrica de queijo, antigamente conduzida por monges que trocavam o insumo por mercadorias. Lá ainda vive cerca de 30 monges, que ficam reclusos, mas a queijaria é gerenciada por uma empresa familiar. Quando for, tente agendar uma visita guiada para conhecer sobre a produção com o sr. Ernest, mestre queijeiro e dono, figura carismática que explica como funciona a produção de forma didática e bem simpática.

Como chegar

O acesso ideal para chegar a Lucerna é de trem (a cada meia hora parte trens de Zurique e Berna), avião (aeroporto de Zurique), navio ou carro (rodovia A2 ou A4). ]

A Swiss Airlines tem um voo diário para Zurique partindo de São Paulo. Mais informações: www.swiss.com.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …