Escola de esqui em Portillo tem aula para crianças a partir de 3 anos

Estação de esqui chilena completa 70 anos com pistas para todos os níveis

Por: ladobviagem Comunicar erro

De  junho a outubro acontece a temporada esqui em Portillo, no Chile, e brasileiros podem aprender esportes de neve, como esqui e snowboard.

Fui atrás de profissionais para ajudar quem quer iniciar na prática, e descobri que há aulas de preparo físico para isso até no Brasil.

O resort completou 70 anos na Cordilheira dos Andes, e lá a escolinha de esqui começa cedo. Aos 3 anos já é possível aprender.

Esquiar é muito mais difícil e perigoso do que se imagina. Aulas são indispensáveis.

Fiz 4 aulas na vida, e, ainda assim, não foram suficientes para eu me sentir segura e pegar o equipamento sozinha na pista.

A brasileira Isabella Fernandes Pimentel, preparadora física e esquiadora, está há dois anos na estação como professora em Portillo.

Isabella conta que as aulas são para todas as idades, e adultos que nunca fizeram também conseguem aprender. “É importante estar com o equipamento adequado e entender como funcionam os esportes”, acrescenta.

Ela completa ainda que, principalmente brasileiros que não estão acostumados com o frio e com a altitude, para a pessoa consiga esquiar vários dias deve ser alguém ativo.

No Instagram @ladobviagem tem stories com vídeos quem mostram a escola e o destino chileno.

Crédito: DivulgaçãoEsquiador Mali Noyes em uma das pistas mais profissionais de Portillo, de frente para a Laguna Inca

Preparo no Brasil

Vou além. Quem quer começar tem que ter o mínimo de preparo físico, pois esportes na neve exigem de coxas e braços. Na academia Competition Training Gym, em São Paulo, há um treinamento específico para esses esportes.

O programa se chama pranchas de inverno. O intuito é deixar o viajante o mais bem-preparado possível para competir ou se divertir. Isso com o mínimo risco de lesões.

“Treinar condicionamento, fortalecimento cardio, muscular e articular irão garantir um risco menor de lesões, além de facilitar o processo de aprendizagem”, explica Carolina Oliveira, treinadora da academia.

“Em relação ao tempo necessário de preparação tudo irá depender da atual situação física e objetivo de cada praticante. O ideal é pelo menos de 3 a 4 meses de preparo”, finaliza Carolina.

Esqui x snowboard

Snowboard, esporte praticado em uma única prancha como se fosse um skate de neve, tem ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros.

Também há aulas para aprendê-lo em Portillo. A instrutora Isabella conta que dominar o snow pode acontecer mais rapidamente do que virar um esquiador hábil. “Mas para aprender, de início, o esqui é mais fácil”, diz.

Crédito: PixabayNo snowboard, o praticante usa uma única prancha sob os pés

“O esqui é mais intuitivo e geralmente as pessoas acham o equilíbrio mais fácilmente.  Porém existem outras variáveis que podem interferir, como outros esportes já praticados e motivação”, completa.

O processo de preparação física e fortalecimento é quase o mesmo para todos os esportes de prancha de inverno, como explica Carolina, da Competition.

“No caso do snowboard mudam alguns exercícios específicos pensando na base do praticante (pé de apoio na prancha) e, por consequência, o movimento do tronco durante a prática do esporte”, finaliza.

Tem filho na pista

Crianças costumam aprender mais fácil. “Tanto por questões psicológicas como fisiológicas e motoras. O fato de não ter medo de cair possibilita com que tenha uma evolução mais rápida”, diz Isabella, de Portillo.

Ela conta que  partir dos 3 anos já é válido que a criança tenha uma experiência na neve. A idade mais recomendável para começar a aprender é a partir de 4 anos para esqui e 7 anos para snowboard.

Crédito: DivulgaçãoCrianças a partir dos 3 anos já podem começar nas aulas de esqui

Como é  Portillo?

O resort de esqui all inclusive tem a temporada até o dia 5 de outubro. Neste link, há um miniguia para conhecer o destino, que te ajuda como chegar, explica o que levar e traz dicas para a viagem.

Os instrutores de Portillo são também professores de estações de esqui na Suíça e França, durante o inverno europeu. Estão entre os melhores do mundo.

No destino não há aluguel de roupa, só do equipamento dos esportes de neve. Roupa adequada, luvas e óculos você tem que providenciar, ou mesmo comprar na loja do resort.

Leve protetor. “Muitas vezes, por estar frio pensamos não ser necessário o uso de protetor solar, mas tem que aplicá-lo mais de uma vez ao dia”, aconselha Isabella.

Crédito: Andrea Miramontes / Lado B ViagemPortillo, estação de esqui chilena, tem temporada de neve de junho até outubro

Além de esqui e snowboard, o hotel tem piscinas aquecidas na neve, aulas de ioga, academia, sauna, gastronomia à la carte, danceteria e bar com música ao vivo.

As piscinas quentinhas ajudam a relaxar o corpo após o dia praticando os esportes.

Não tem como se entediar no destino. Se cansar do esqui, experimente o trekking com raquetes na caminhada que contorna a Lagua Inca, abaixo.

As fotos mais lindas da sua viagem certamente incluirão esse lago na paisagem.

Espie um vídeo feito durante essa caminhada na neve. Para mais vídeos inspiradores como este curta o Facebook do blog Lado B Viagem.

Por: ladobviagem

Andrea Miramontes, jornalista, viajante e curiosa. Sou vegetariana e jamais divulgo atrações que escravizem animais :) Faço os blogs Lado B Viagem e Patas ao Alto. Seja muito bem-vindo!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Lado B Viagem da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …