Extrema (MG) ganha a mais moderna rampa de asa delta do Brasil

Por Heitor e Silvia Reali, do Viramundo e Mundovirado

Por: Viramundo e Mundovirado | Comunicar erro

O Brasil, considerado o Havaí do voo livre, com cinco praticantes na lista dos dez melhores do mundo, encontra dificuldades para realização do Campeonato Paulista de Asa Delta. Isto se deve à falta de patrocinadores, segundo um dos seus organizadores o piloto Rodrigo Missi.

A rampa metálica de voo livre de Extrema é considerada a melhor do Brasil e referência mundial

“Como pode um esporte que atrai multidões durante as etapas da competição, que promove uma cidade, cuja divulgação é extensa em todas as mídias, que rende excelentes fotos, vídeos e reportagens, ter que usar papel higiênico como biruta?”, desabafa Missi, mais conhecido como Ratão, e completa: “podemos promover as empresas em banners, folhetos promocionais dos eventos, em outdoors, além de compartilhar nas mídias online.

O Brasil é considerado o Havaí do voo livre, com cinco praticantes na lista dos dez melhores do mundo

Uma das etapas do campeonato será realizada nos dias 23 e 24 de junho, em Extrema, no sul de Minas. Sua rampa metálica de voo livre, recentemente inaugurada, foi desenhada para permitir que além do piloto planar após corrida inicial, dependendo do vento consiga voar sem impulso, pois o vento que se infiltra através das barras metálicas, levanta a asa delta. Essa é a diferença fundamental com as rampas de madeira, inovadora já apareceu com destaque em várias revistas internacionais de voo livre.

Cada etapa consta de duas técnicas: A Race to Go, na qual os participantes, já em voo livre, saem juntos a partir do sinal do juiz. Ganha aquele que chegar mais rápido no ponto determinado. A segunda etapa é a Cross Country, cujo vencedor é aquele que atinge a maior distância entre decolagem e pouso.

Rodrigo Missi aguardando o momento ideal para o voo inaugural da rampa de Extrema

Vale agora ressaltar alguns dados desse esporte que cada vez ganha mais adeptos: em outubro de 2015, o piloto brasileiro Glauco Pinto obteve o recorde brasileiro e sul-americano com a distância de 578 km. O recorde mundial permanece com um americano que alcançou 764 km. A diferença é que o brasileiro saltou de uma montanha com 800 metros de altura, e o americano foi rebocado por um ultraleve e liberado em altitude bem mais alta. Olha aí outra vez Santos Dumont versus Irmãos Wright. Eles não perdem a mania!

Papel higiênico usado como biruta

A asa delta é um esporte seguro, pois os pilotos voam com os mais modernos equipamentos de segurança: capacetes aerodinâmicos de kevlar e fibra de carbono, paraquedas reserva, variômetro que mede a variação dos ventos, GPS e rádio de comunicação. Tudo para garantir um salto que na largada pode atingir até 100 km/h, e durante o voo ao redor de 30 a 50 km/h.

Quem não gostaria de ter sua marca vinculada a esse esporte que dignifica o Brasil, e que leva o esportista a uma sensação de liberdade extrema? Esta é a pergunta que paira no ar.

Vista da região de Extrema, no sul de Minas Gerais

Saiba mais em paulistadeasadelta.wordpress.com

Compartilhe:

Autor: Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …