Fado é uma das riquezas culturais da charmosa Coimbra

A cidade na região central de Portugal tem um centro histórico muito preservado

Por: Redação | Comunicar erro

Conhecer a cultura do destino é parte importante de uma viagem. Quem visita Buenos Aires faz questão de assistir a uma apresentação de tango. Na Itália, a pedida é explorar a gastronomia local e, na Tailândia, os passeios mais procurados incluem passagens em templos.

Dança, música, história, arquitetura, arte e gastronomia são fundamentais para conhecer melhor um lugar e, em Portugal, a música tradicional é o fado.

Fado de Coimbra
Crédito: Divulgação/Turismo do Centro de PortugalO fado é uma das maiores riquezas culturais de Coimbra

Considerada a canção da alma portuguesa, é feita com uma voz, uma guitarra portuguesa, uma guitarra clássica e muito sentimento. Desgostos de amor, saudades de alguém que partiu, encontros e desencontros da vida são os principais temas dos fadistas espalhados por Portugal.

Em Coimbra, no Centro de Portugal, no entanto, esse gênero musical foi tão explorado pelos estudantes que acabou se tornando um subgênero: o fado de Coimbra.

Universidade de Coimbra
Crédito: Divulgação/Turismo do Centro de PortugalUniversidade de Coimbra, um dos cartões-postais da cidade portuguesa

Cantado apenas por homens, pede sempre rigor no vestuário dos fadistas, que usam as roupas tradicionais da universidade da cidade, uma das mais antigas instituições lusófonas do mundo.

Este charmoso destino tem um centro histórico muito preservado, o belíssimo rio Mondego e excelentes parques. Mas o que move a cidade e seus habitantes é a Universidade de Coimbra, cujas construções imponentes erguem-se em uma área privilegiada de seu território.

Coimbra
Crédito: bennymarty/iStockMonastério e a igreja de Santa Cruz, no centro histórico de Coimbra, no Centro de Portugal

Foi justamente essa tradição acadêmica que acabou criando o fado de Coimbra, já que os grupos de jovens que lá iam estudar levavam suas guitarras, dando voz ao temperamento sonhador e nostálgico dos portugueses em canções sobre a vida estudantil, a cidade e o amor.

Coimbra
Crédito: Divulgação/Turismo do Centro de PortugalVista do rio Mondego e da cidade Coimbra

Coimbra tem muitas casas de fado, mas ocasionalmente esta arte chega às ruas da cidade em românticas serenatas de rapazes à janela de suas amadas.

A tradição do fado é tão forte que, anualmente, realiza-se a Serenata Monumental nas escadas da Sé Velha, evento que marca o início da Queima das Fitas, a festa universitária que comemora o fim do ano letivo. Este ano, a comemoração começa no dia 3 de maio.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …