Férias na neve: conheça Farellones, no Chile

Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem, conta como é a temporada de inverno em Farellones

Por: Todas as Mães em Viagem | Comunicar erro

Eis que um dia, planejando para onde iríamos na próxima viagem, deu um estalo: vamos fazer uma viagem de inverno, vamos esquiar… Você quer brincar na neve? E depois de todo aquele processo que envolve euforia, pesquisa, organização e, enfim, a compra das passagens, bateu um medo: putz, será que vai dar certo levar criança pequena para a neve? Será que a gente se empolgou demais?

A resposta é: ainda bem que a gente se empolgou, deixou o receio de lado e levou o pequeno para conhecer Farellones, no Chile.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemSempre dá aquele medo de viajar com criança pequena: será que vai aproveitar? Vai!

Farellones é um centro de esqui, próximo a El Colorado e ao famoso Valle Nevado. Chegamos por Santiago, a capital chilena. Aliás, só a chegada em Santiago já vale toda a viagem, com a vista da Cordilheira dos Andes pela janelinha do avião nos últimos 45 minutos de voo. É fascinante sobrevoar a Cordilheira dos Andes, por isso reserve a poltrona da janela na hora do check in!

Ainda me pergunto por que eu não tenho uma foto sequer desse momento. Possivelmente eu estava atônita (e um tantinho tensa, não nego) em sobrevoar uma cadeia de montanhas que parecia não ter fim!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA neve no topo das montanhas

De Santiago para Farellones

Na estrada que vai de Santiago para as estações de esqui, Farellones é a primeira parada. O percurso leva pouco mais de 1 hora e é bem sinuoso, conhecido pelas suas 60 curvas que levam até Valle Nevado – até Farellones são 40. Dá para enjoar fácil durante o trajeto (eu tomei remédio para evitar incidentes).

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemPara visualizar melhor, o mapa do percurso entre Santiago (que vem da esquerda) até Farellones, El Colorado e Valle Nevado

A estrada também pode estar escorregadia por conta do gelo e geralmente é necessário colocar correntes nas rodas dos veículos. Por isso descartamos a hipótese de alugar um carro e irmos por conta própria. Pelo hotel mesmo contratamos uma agência especializada nesses passeios, que nos levou de micro ônibus até Farellones, junto com outros viajantes, e nos deixou na porta do hotel. Na volta, a mesma coisa.

Tem gente que faz bate e volta até Farellones, mas sinceramente acho uma judiação não se hospedar em uma das pousadas tão cheias de charme do vilarejo.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA estrada que sai de Santiago: 40 curvas bem sinuosas até Farellones e 60 até Valle Nevado

Roupas de neve

Todas as roupas de neve, como calça, casaco, botas e luvas impermeáveis – inclusive de crianças – podem ser alugadas ainda em Santiago, antes de subir a estrada para Farellones, praticamente no pé da serra.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemChegada em Farellones, com as estradas ainda secas

A ida até a loja de aluguel de roupas de neve foi proporcionada pela própria agência que fez o traslado. Na hora de contratar uma empresa que te leve até as estações de esqui, informe-se se eles fazem essa parada.

O jeito ideal para se vestir em lugares de neve é em camadas.

Primeira camada: Por baixo de tudo, a dica é usar roupas térmicas, também conhecidas como “segunda pele”. Esse tipo de roupa é ótimo e usamos bastante em dias de frio, mesmo em São Paulo. Aqui no Brasil a gente acha em lojas de roupas esportivas.

Segunda camada: Por cima da segunda pele térmica, usa-se ainda mais uma camada de roupa. Pode ser uma blusa de lã quentinha ou um fleece.

Terceira camada: Agora sim está na vez de vestir os casacos e calças para a neve, assim como as botas, que são impermeáveis e não vão deixar molhar a roupa/ meia por baixo. As luvas também precisam ser impermeáveis, para não molhar e nem congelar as mãos. O gorrinho pode ser o que você já usa!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemAs botas são alugadas e impermeáveis

Como é Farellones

O parque de Farellones é conhecido por proporcionar atividades mais divertidas para quem não está naquele foco de esquiar apenas (e foi o que pesou na nossa decisão). Além da pista de esqui e snowboard para iniciantes (com instrutores para quem quiser aprender), as crianças contam com trenó, tubing (que é descer na neve sentado em um pneu) e tirolesa.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemEntrada do parque de Farellones

Na estação de esqui tem um café/ restaurante com uma vista linda para a pista. Um ambiente super agradável para antes ou depois da atividade na neve. O restaurante é aberto para quem não estiver esquiando.

Para quem vai esquiar, é possível alugar os equipamentos no centro de esqui.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemCaminhadinha na estrada para ir do hotel até a estação de esqui

Quando chegamos em Farellones, embora a pista de esqui estivesse aberta, a neve era meio escassa… a impressão é que ela ainda se misturava com a terra.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO centro de esqui de Farellones: dá para ver as pistas e até os pneus para brincar de tubing

No segundo dia de hospedagem a gente acordou, abriu a janela e se deparou com a neve caindo. Só faltava tocar os sinos de Natal para completar a cena (a viagem foi em agosto rs – não tem neve em dezembro, gente!!!). Ficamos encantados com a mudança de paisagem!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemNo dia seguinte acordamos com neve

Mas essa linda cena de flocos de neve caindo se transformou em uma nevasca mais forte e por isso poucos se aventuraram nas pistas.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemComo estavam as ruas durante a nevasca
A porta do hotel: como vou entrar?
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemRoupas de neve: check

Ficamos entocados praticamente o dia inteiro no hotel neste dia! Esse é um risco que se corre indo para uma região de neve sem tanta estrutura turística como Valle Nevado, por exemplo, que possui vários bares, restaurantes, spa e até cinema.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA pista de esqui em Farellones, a mesma lá de cima: poucos se aventuraram a esquiar durante a nevasca

Para a nossa alegria, no dia seguinte, quando a nevasca parou, o cenário era maravilhoso: fazia um dia lindo, ensolarado e havia neve por toda a parte… era tudo branquinho e fofo!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemNosso cenário mudou bastante depois da nevasca

Fomos para a rua brincar, com direito a fazer boneco de neve, se jogar no chão, e foi delicioso, muito divertido mesmo. Meu filho se jogava na neve fofa, tentava andar, afundava e ficava desconfiado daquela textura rs. A neve era tanta que nem precisamos ir até a estação de esqui para brincar!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemA melhor parte da viagem: hora de brincar na neve
Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemVisual incrível das montanhas

No outro dia voltamos para Santiago e continuamos nossa viagem na capital. Resumo da viagem na neve: mesmo com filho bem pequeno e sem ninguém saber esquiar, conseguimos curtir bastante!

Para as crianças, o fato de estar com a família em uma rotina diferente será sempre uma diversão e uma experiência especial!

Siga o Todas as Mães em Viagem no Instagram

Autor: Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …