Ferramenta simula gastos com bagagem despachada

Filtro inédito no Brasil mostra se voo inclui bagagem e, se não, quanto custaria em média incluí-la

Por: Redação | Comunicar erro

De uns tempos para cá, quem compra uma viagem de avião tem que ficar mais atento à franquia de bagagem da tarifa. Isso porque as companhias aéreas não são mais obrigadas a permitir uma mala despachada gratuita.

Por isso, a maioria das tarifas promocionais permite que o passageiro leve apenas uma mala de mão. Essa mudança fez com que cada vez mais o brasileiro viajasse mais leve, carregando menos objetos pessoais, já que mais malas significa mais investimento.

Crédito: PixabayAplicativo permite que o passageiro saiba qual a franquia de bagagem inclusa na passagem

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro vetou a gratuidade de despacho em voos nacionais. De olho nessa tendência, o buscador de viagens Viajala.com.br lançou uma ferramenta inédita em metabuscadores no Brasil, que permite que o passageiro saiba qual a franquia de bagagem inclusa na passagem e ainda simula quanto custaria, em média, incluir uma mala na tarifa.

CONHEÇA SEUS DIREITOS EM CASOS DE CANCELAMENTO E ATRASO DE VOOS

“O objetivo deste filtro é ajudar o viajante a de fato encontrar uma passagem mais barata. Muitas vezes um bilhete parece ter um bom valor, porém a política de bagagem daquela companhia para aquele determinado destino pode não ser interessante para quer quer ou precisa levar mais malas”, explica Eduardo Martins, diretor nacional do Viajala.

Como funciona a nova ferramenta

Com a funcionalidade, o passageiro fica sabendo se a oferta inclui mala despachada, além de poder adicioná-la se desejar. Ao selecionar uma passagem, o viajante vai ver que ao lado direito, próximo ao valor, vão estar desenhadas duas maletas, que representam as condições de bagagem. Quando a figura está realçada significa que a tarifa inclui aquele tipo de bagagem (seja ele de mão ou despachada).

Para saber quanto ficaria, em média, incluir uma bagagem de porão, basta usar o filtro clicando no sinal de “mais” na seção Bagagem.

“As regras de despacho variam muito entre as companhias e até entre as rotas de uma mesma companhia, o que torna o cálculo confuso para o consumidor”, ressalta Martins. Por exemplo: o despacho de bagagem em voos internacionais em uma grande companhia aérea nacional varia entre R$0, gratuito, e R$200, caso o destino seja alguns países da América do Sul. “A ideia foi criar um filtro que é atualizado constantemente por nossa equipe técnica, para facilitar a viagem dos usuários”, conclui.

O Viajala ressalta que o filtro traz um valor total estimado considerando as tarifas mais básicas e clientes em geral – já que clientes premium podem ter direito a certas facilidades, como despacho gratuito – e que usuário deve voltar a adicionar a bagagem na hora da compra da passagem.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …