Últimas notícias:

Loading...

Festivais gastronômicos promovem a cozinha baiana

 A culinária baiana é marcada pela influência africana, portuguesa e indígena

Por: Redação

A cozinha baiana é uma das mais ricas, deliciosas, elogiadas e peculiares da gastronomia brasileira; confira festivais que valorizam a comida da Bahia

A culinária baiana é marcada, particularmente, pela influência africana e, ao mesmo tempo, uma mistura da cozinha portuguesa e indígena.

Pratos como bobó de camarão, caruru, acarajé e xinxim de galinha são conhecidos mundialmente. Impossível ir à Bahia e não experimentá-los. Temperos fortes e marcantes, que contam histórias e reforçam a cultura.

Festivais gastronômicos promovem a cozinha baiana
Crédito: DivulgaçãoFestivais gastronômicos promovem a cozinha baiana

Consagrada no país inteiro, a cozinha baiana também é celebrada em festivais gastronômicos, promovidos para valorizar, disseminar e apresentar releituras de pratos tradicionais.

Entre os festivais que têm essa proposta estão os de Jacobina, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Prado e Arraial d’Ajuda em Porto Seguro, que visam a valorizar a gastronomia regional e os insumos produzidos localmente,

De 29 de julho a 14 de agosto, acontece o Festival Delícias de Jacobina, na região da Chapada Diamantina, lançado com o tema “Um Prato Cheio de Emoções para Contar”. O evento vai receber criações de restaurantes, padarias, bares, pizzarias, docerias e similares do município, nas categorias prato principal, lanches, comida de boteco, sobremesa e drinque.

Também em julho acontece o aguardado  Festival Sabores de Teixeira, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia,  chega a 9ª edição e traz o tema “Gastronomia do Cinema”.

Do petisco à sobremesa e drinques, o evento quer estimular a criatividade para criar ou fazer releitura de pratos que façam referência a filmes ou séries, bem como seus personagens, falas clássicas, ambientação, figurino , entre outros. O Sabores de Teixeira acontece de 14 a 31 de julho.

Festivais gastronômicos cozinha baiana
Crédito: DivulgaçãoA culinária baiana é marcada pela influência africana, portuguesa e indígena

Previstos para outubro, mais dois festivais gastronômicos enriquecem ainda mais a culinária regional: o Sabores de Juazeiro e o Festival Gastronômico e Cultural do Prado. O primeiro, vindo após uma 1ª edição de muito sucesso, e o segundo com 16 anos de história, referência no calendário regional.

Em novembro é a vez da 4ª edição do Festival Esquina do Mundo, realizado em Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro. O evento é conhecido pelo flerte com a gastronomia internacional.

?>