Filme celebra a vida em viagem de trailer pelos Estados Unidos

Por: Viagem em Pauta | Comunicar erro

Ela carrega o drama de uma doença terminal. Ele se confunde (e confunde a esposa) com sinais avançados de Alzheimer. Mas estão decididos a fugir de casa, sem avisar os filhos, para uma viagem de trailer pelo sul dos Estados Unidos, a partir de Boston.

John, ao volante; e Ella, no comando da vida do casal, rumo ao destino final, a casa-museu de Ernest Hemingway, em Key West.

Cena de ‘Ella e John’, que tem estreia prevista no Brasil, no dia 5 de abril

A bordo de um Winnebago Indian, batizado de The Leisure Seeker (o “Caça-Lazer”, em português), que dá o nome original ao filme, o casal relembra a vida em slides projetados em campings por onde pernoitem, ao longo dos mais de 2.600 km entre Massachusetts e a Flórida.

“Viajar amplia horizontes, amplia a mente”, afirma John em uma das cenas.

Helen Mirren e Donald Sutherland, atores que interpretam os protagonistas de ‘Ella e John’

Mas ‘Ella e John’ não cai nos clichês das viagens renovadoras que fazem protagonistas refletirem sobre a vida, em cenários idílicos.

Baseada no romance “The Leisure Seeker”, do norte-americano Michael Zadoorian, é uma história subversiva, como relembra em nota o diretor Paolo Virzi, “uma rebelião contra a hospitalização imposta pelos médicos, por seus filhos, pela sociedade e pelo sistema de saúde.”

Helen Mirren, atriz premiada pelo Oscar por sua atuação em ‘Rainha Elizabeth II’, interpreta a enérgica Ella

“Os médicos decidiram por nós”, finaliza Ella em uma ligação telefônica tensa para avisar os filhos da fuga, já em viagem avançada. Os profissionais da saúde sugerem a internação, mas o casal protagonista escolheu a vida do lado de fora, a bordo de um trailer modelo 1975.

‘Ella e John’ é simples, mas consegue ser profundo, assim como a literatura de Ernest Hemingway, de quem o professor aposentado John é fã.

O ator canadense Donald Sutherland interpreta John, em ‘Ella e John’, que tem estreia no Brasil prevista para o dia 5 de abril

Como lembra o próprio Virzi, “você pode escapar do seu país, mas você não pode escapar de si mesmo”. E essa viagem cinematográfica acontece em meio a sentimentos como ciúmes, medos, dúvidas e segredos que vêm à tona, em histórias do passado que voltam para ser esclarecidas na estrada.

E a cada parada para refeições na beira da estrada, John relembra trechos de livros de Hemingway, em citações para as garçonetes.

Helen Mirren e Donald Sutherland, atores que interpretam os protagonistas de ‘Ella e John’

‘Ella e John’ também faz rir das constantes crises de esquecimento, como na cena em que John se diverte em uma passeata pró-Trump, durante a campanha presidencial de 2016, até ser lembrado pela esposa que ele sempre fora democrata.

“Mas essas pessoas são tão agradáveis”, justifica um bem-humorado John. Assim como os Estados Unidos da era Donald Trump, os próprios protagonistas do filme parecem inseridos em mudanças.

“John é o corpo e Ella é a mente”, descreve o diretor.

Set de filmagem de ‘Ella e John’

Em uma das sequências mais hilárias do filme, durante um assalto na estrada, o rabugento ex-professor de inglês critica um dos assaltantes pelo uso indevido de um pronome e lhe sugere fazer um supletivo noturno.

Falta-lhe memória, mas sobra bom humor.

O livro de Zadoorian que ganhou vida em ‘Ella e John’ tinha como cenário a Rota 66. Mas o diretor não queria reforçar as velhas paisagens estadunidenses já conhecidas em road movies. Por isso, em ‘Ella e John, a icônica estrada até o oeste dos Estados Unidos foi substituída pela Rota 1, na costa leste.

“Seria como um diretor norte-americano vindo à Itália e indo ao Coliseu, à Catedral de São Pedro e à torre inclinada de Pisa e tentando encontrar novos pontos de vista. Nós estávamos à procura de uma paisagem mais comum. Doce e triste como a história que contávamos”, explica Paolo Virzi.

Com cenas gravadas no estado da Geórgia e em Washington, o filme abre mão de locações em destinos nacionais famosos para colocar luz sobre a história do casal que parece fazer os ajustes finais em sua história. A exceção são as imagens do trailer do casal cruzando as pontes sobre o mar que dão acesso a Key West, já no final da viagem (e do filme).

‘Ella e John’ é uma celebração da vida. Ou o que ainda sobra dela, aos 70 anos de idade.

SAIBA MAIS
‘Ella e John’
112 minutos
Direção: Paolo Virzi
Elenco: Helen Mirren, Donald Sutherland, Christian McKay e Janel Moloney.
Segundo a Sony Pictures Brasil, ‘Ella e John’ tem estreia nos cinemas brasileiros prevista para o dia 5 de abril, exclusivamente, nas salas dos Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Compartilhe:

Autor: Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário viagemempauta da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
2
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:40
Os destinos gastronômicos favoritos dos foodies
Torres de queijo, banquinhos de chocolate e sushis gigantescos. Prepare-se para comer com os olhos com os destinos gastronômicos mais …
6
01:38
Hostel em Tóquio tem quartos em prateleira de livros
Um hostel no Japão tem uma proposta bem diferente: fazer com que os seus visitantes durmam entre os livros
7
01:29
10 itens mais estranhos apreendidos nos aeroportos dos EUA
A lista inclui algumas peças de arte bizarras feitas com granadas (sem poder de explosão), uma foice e até um …
8
43s
The Great LEGO Race
A montanha-russa de realidade virtual é a primeira feita para crianças e conta com mini figuras de Lego, uma prancha …