Florianópolis, a cidade onde a magia acontece

Saiba o que fazer para fugir do comum e sentir a magia da ilha

Por: entaovah | Comunicar erro
@Entaovah
Crédito: @ENTAOVAHVista da Praia do Gravatá, em Florianópolis

Floripa, como é carinhosamente chamada a capital catarinense, foi desbravada por @entaovah e aqui contamos o que fazer para fugir do comum e sentir a magia da ilha!

Confira as dicas abaixo:

Trilhas

@entaovah
Crédito: @entaovahTrilha por @entaovah

Para fugir das tradicionais, a Tio Zaca nos ajudou a escolher duas que considero imperdíveis. A Trilha da Praia do Gravatá e a Trilha da Boa Vista, nos indicando dois parceiros que encheram nosso coração e nossos olhos de novas perspectivas e vistas maravilhosas.

A Quatro Estações Ecoturismo, nos levou pela Trilha da Praia do Gravatá, uma trilha com dificuldade média e muito bonita, de aproximadamente 50 minutos. Nosso guia Alan, não deixou que nada passasse aos nossos olhos e tivemos o prazer de conhecer um mirante escondidinho, que dá vista de 360º e pudemos ver muito além do que os olhos enxergavam.

Esse é um dos segredinhos da Quatro Estações!

Crédito: @entaovahPraia do Gravatá

A chegada a praia é de tirar o fôlego, um mar translúcido e de diferentes cores de azul recebe os visitantes a uma praia pequena e escondida que só os entendedores de Florianópolis conhecem. Ela é vista da Praia Mole e é muito desejada! Ali tem alguma estrutura de praia com uma casinha de pescadores que te oferecem água, cerveja, cadeira de praia e nada mais, afinal, numa praia paradisíaca não precisa de mais nada.

A segunda trilha que fizemos foi com as meninas do Roteiros de Conexão e foi a Trilha da Boa Vista. O nome faz jus ao passeio, elas trazem à consciência a necessidade de se conectar com a natureza e com nós mesmos!

O passeio começou pela Praia Mole e seguimos para Galhetas, que é uma praia de nudismo, ampla e maravilhosa. Ficamos algum tempo ali curtindo um mergulho e um solzinho. Ali começamos a nos aprofundar, tiramos uma carta de tarot, que seria lida mais pra frente, tendo tempo de pensarmos o que aquela carta nos dizia.

@entaovah
Crédito: @entaovahTarot Trilha da Boa Vista

A trilha com dificuldade de média para difícil requer alguma organização, já que não tem estrutura. Água, saco para lixo, frutas e protetor solar são necessidades básicas e não podem ser esquecidas.

O visual da trilha é todo lindo e é subida até chegarmos no mirante da Boa Vista. Ali tiramos algum tempo para contemplar a natureza e para fazermos uma meditação guiada deitados todos direto nas pedras o que nos levou a uma integração e conexão total com a força da natureza. Ali também iríamos descobrir os significados das nossas cartas! Foi bem mágico!

@entaovah
Crédito: @entaovahMirante da Trilha da Boa Vista

A partir dali é descida e o fim do passeio é na Praia da Barra e levou aproximadamente umas 4 horas, fazendo com calma e respeitando o tempo de todos os trilheiros!

Dali você tem a opção de ir até às piscinas naturais, e a dica é #entaonaovah. Absurdamente cheia, o que tirou a beleza e o charme do lugar.

Centro histórico

O Centro é uma caixinha de surpresas maravilhosas e me surpreendeu o tempo todo.

Com uma vida de arte de rua recente mas crescente, você pode passear sempre de olho nos muros. Para te ajudar, use os circuitos criados pelo Centro Sapiens, uma incubadora de projetos que fica dentro do Museu da Escola, que é uma graça de lugar e chama atenção para uma mulher forte e transgressora, a Antonieta de Barros.

Passeando pelo Centro que conheci o projeto Floripa em 3X4, trazendo a importância dos transeuntes, da população e dos visitantes da cidade para a formação da própria cidade. São os heróis anônimos!

Crédito: @entaovahParticipação do @entaovah no projeto Floripa em 3X4

Era um sábado e fui para o Mercadão. Samba rolando e muita comida, o que deixa difícil decidir onde sentar. Fui no tradicional Box 32 e não me arrependo nem por um segundo. Cerveja local e pastel de camarão. Simples e perfeito!

A famosa e gigante figueira fica por ali na Praça XV e te espera pra um abracinho.

Segui o passeio caminhando e atenta. Achei o Desterrados, uma livraria e sebo para se perder e querer morrer com a vontade de levar tudo. Foi ali que eu descobri a Editora Caseira com seu novo jeito de apresentar livros, entre diagramações diferentonas, cores e texturas. Que achado, amigos, que achado!

Coincidentemente a livraria ficava ao lado do Canto do Noel, que era um destino certo para ouvir um bom samba na calçada e refrescar o calor com uma cerveja gelada. Um lugar de clássicos personagens, como um tio dançarino que não tem preguiça e mostra a que veio! Figura carimbada nesse oásis do centro de Florianópolis.

 @entaovah
Crédito: @entaovahCanto do Noel, grafiti de @leonardofurtadoarte e foto de @entaovah

Essa rua é bem legal e tem várias lojas bacanas, se perca por ali sem medo de ser feliz. Não pule A Galleria, uma loja de mulheres interessantes e interessadas que transformam arte em vestuário, sempre com exposições e peças lindas.

@entaovah
Crédito: @entaovahJazz no Tralharia

O ponto alto certamente foi a Tralharia e eu não conseguia acreditar que aquele lugar existia. Um Jazz na rua, com a maior harmonia entre público e músicos, mesinhas na calçada, um bom expresso (era preciso retomar energias!) e um chopp melhor ainda. De cair o queixo e o que só lembrou como Florianópolis é mágica.

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é o maior barato! Uma loucura de dunas, lagoa, centrinho e muita coisa legal pra fazer.

Meu cantinho preferido ali é a casa e jardim de exposições do escultor Maia, um artista fera que fica ali na rede pronto pra um papo demorado.

Crédito: @entaovahEscultor Maia por @entaovah

A Lariqueria te espera pra um café e claro, para um lariquinha gostosa além de o lugar ser lindo. Siga pelas rendeiras, lembrando da história e da força dessas mulheres, até chegar nas Dunas. Se é aventureiro, o sandboard vai te animar, se não, apenas contemple o lugar, olhando para a Lagoa da Conceição!

@entavah
Crédito: @entaovahDunas da praia da Joaquina

O centrinho da Lagoa é animado, com lojinhas autorais, cafés e bares. Eu amei o brechó 49. Por ali também fica o imperdível Books & Beers que eu conto mais pra baixo!

O mirante da Lagoa tem uma vista bem massa e vale a paradinha para entender a mistura de lagoa e mar da cidade.

Onde ficar

A escolha de onde ficar é sempre importante e tem que levar em conta o que é importante para cada tipo de viajante.

O entaovah escolheu para chamar de lar a Tio Zaca Hospedaria, pois atendia exatamente o que procurávamos, um bairro tranquilo que pudéssemos fazer de um tudo andando, que tivesse boas opções de restaurantes e que desse apoio para trabalhar e lógico o básico, quarto e banheiro super confortáveis!

Crédito: @entaovahTio Zaca Hospedaria por @entaovah

A Tio Zaca superou às expectativas e fazia com que nos sentíssemos fora do tempo no seu quintal gostoso e no coworking que suavizava os prazos e a sensação de estar trabalhando!

Além de ter no café da manhã tudo o que precisávamos para seguir o dia com força e energia, curtindo o melhor que Florianópolis tem a oferecer.

Além de terem nos auxiliado com todos os passeios, deslocamentos e a companhia que fez toda a diferença. Daqueles lugares que dá vontade de morar!!

Onde comer

Florianópolis tem muitas opções boas e gostosas!

@entaovah
Crédito: @entaovahOstras harmonizadas em Books & Beers

O Books & Beers é meu preferido. Eles fazem harmonização de cerveja com pratos divinos e maravilhosos. Acredite nas ostras, na chapa de frutos do mar e cogumelos e pra fechar o brownie, tudo harmonizado da maneira que eles acharem melhor, você não vai se arrepender. A vista é para o pier da lagoa e você fica acompanhado pelo filho deles, o pássaro Carlos Bertollino.

O Mercado São Jorge é um lugar para comer bem e variado. Com um restaurante vegetariano e orgânico, um japonês, sorvete, café e docinhos, feira orgânica e uma loja bacana de produtores locais.

O Hang Out é inspirado em seriados e tem uma pegada bem americana! Ideal para quem “don´t share food” (não divide comida) e adora comer. Um cardápio vasto de opções deliciosas. Levei inclusive um cinnamon roll pra casa para lembrar daquele lugar de luz baixa e acolhedor.

Crédito: @entaovahAmerican Food no Hang Out por @entaovah

O Vie Vin Vinhos é lindo e moderno. Uma ótima carta de vinhos e um bom cardápio para acompanhar. Um lugar importante onde fiquei bêbada o suficiente para procrastinar sobre a vida, o que eu adoro!

Se liga

Outros passeios também são bem vindos. A Fundação Catarinense de Cultura é um complexo de arte e cultura bem dinâmico e te oferece opções diferentes. Ali tem o MIS, O MASC (museu de arte de SC), O CIC (centro integrado de cultura), cinema, café, jardim e outras alas que valem ser exploradas. Eles também contam com programação de shows, fica ligado!

Muito interessante ver o 2º maior manguezal urbano, o mangue do Itacorubi. Esse ecossistema é muito importante por ser um berçário e responsável pela preservação de muitas espécies. Entre elas, o jacaré de papo amarelo, que com sorte pode ser visto passeando pela faixa de pedestres que segue uma boa parte do mangue! Por ali também tem praças perfeitas para skatistas.

A Beira Mar é obrigatória para um passeio, uma corridinha ou apenas para apreciar o pôr do sol.

@entaovah
Crédito: @entaovahPôr do sol na Beira Mar

Além de claro, às praias tradicionais e mais urbanas que merecerem sua visita. Praia Mole, Campeche e Joaquina!

Já foi planejar sua viagem pra Floripa hoje? #Entaovah!

Compartilhe:

Autor: entaovah

Viajante por natureza, partilho pequenas descobertas. Roteiros com amor para você realizar seus sonhos ?‍♀️❤ Já foi? Então vah

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …