Governo libera volta de cruzeiros marítimos no Brasil

Navios da MSC e Costa navegarão até 18 de abril pelo litoral brasileiro

O Ministério da Saúde publicou na última sexta-feira, 25, uma portaria liberando a volta da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil. Segundo a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros), a retomada acontecerá já a partir de sábado, 5. A principal mudança é que os roteiros com escalas no Nordeste foram suspensos.

As viagens pelo litoral brasileiro estavam suspensas desde o fim de dezembro após surto de casos de covid-19 a bordo dos navios Preziosa e Splendida, da MSC Cruzeiros. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou a recomendar a suspensão definitiva da temporada 2021/2022.

Governo libera volta de cruzeiros marítimos no Brasil; atual temporada vai até 18 de abril de 2022
Créditos: Divulgação/Clia Brasil
Governo libera volta de cruzeiros marítimos no Brasil; atual temporada vai até 18 de abril de 2022

De acordo com a Clia Brasil, serão 19 roteiros, com saídas programadas até 18 de abril de 2022, que passarão por oito destinos em três estados –Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios.

Ainda segundo a entidade, todos os portos “estão totalmente alinhados para implementar rigorosos protocolos de segurança” para proteger cruzeiristas e tripulação dos navios.

Os protocolos seguem os mesmos do início da temporada: testes negativos antes do embarque (RT-PCR ou antígeno); testes regulares de, pelo menos, 10% da tripulação; vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes; limpeza contínua de todos os espaços públicos e quartos de hóspedes/tripulação; uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e redução da capacidade a bordo, entre outros.


#DicaCatraca: lembre-se sempre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Todos os cinco navios que operam nesta temporada na costa brasileira — MSC Seaside, Splendida e Preziosa, e também os navios Costa Diadema e Fascinosa – estão atracados, desde o começo do ano, na área de fundeio do Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

Confira abaixo os itinerários dos navios pela costa brasileira:

MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros confirmou que a retomada da temporada será feita no sábado, 5 de março. O navio MSC Seaside, que está fazendo a sua primeira temporada no Brasil, partirá de Santos para uma viagem de 7 noites.

Vista panorâmica do MSC Seaside, que está fazendo a sua primeira temporada no Brasil
Créditos: Divulgação
Vista panorâmica do MSC Seaside, que está fazendo a sua primeira temporada no Brasil

O MSC Preziosa saíra do Rio de Janeiro para um minicruzeiro de 3 noites. Já o MSC Splendida partirá, no dia 6 de março, de Santos para um cruzeiro de 7 noites.

A empresa também abriu às vendas para quatro novos minicruzeiros a bordo do MSC Preziosa, com embarques em Santos. No dia 11 de março, o moderno navio fará uma viagem de 4 noites visitando Ilha Grande e Búzios e nos dias 18, 25 e 31 de março ele fará cruzeiros de 3 noites visitando Ilha Grande.

Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros reiniciará suas atividades no dia 14 de março com o roteiro temático “Dançando a Bordo”, com o navio Costa Diadema. A companhia destacou que realizará mais 35 dias de operação no litoral brasileiro em 2022. Já o Costa Fascinosa, por sua vez, não fará mais cruzeiros pela costa brasileira em 2022.

A Costa Cruzeiros vai manter apenas o navio Costa Diadema na retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil
Créditos: Divulgação
A Costa Cruzeiros vai manter apenas o navio Costa Diadema na retomada dos cruzeiros marítimos no Brasil

Os passageiros programados para embarcar no Costa Fascinosa a partir de 7 de março serão reacomodados automaticamente sem nenhum custo adicional no Costa Diadema, que, segundo a empresa, tem as mesmas categorias e cabines.

Costa informou que, caso o cliente não tenha disponibilidade para viajar na data remarcada, ele deverá solicitar a conversão do valor pago pelo cruzeiro em um voucher de crédito a ser usado até 31 de dezembro de 2023 (para embarques até 30 de junho de 2024). Também será oferecida a alternativa de reembolso com prazo de até um ano.