Guia completo de Guimarães, onde nasceu Portugal

Cidade nem sempre aparece nos roteiros de quem visita Portugal

Por: A Camminare | Comunicar erro

Berço de Portugal e cidade natal de D. Afonso Henriques, primeiro rei do país, Guimarães costuma ser combinada com Braga em uma viagem de bate e volta desde o Porto, um grande desperdício.

Eleita Capital Europeia da Cultura em 2012, Guimarães entrou de vez para o roteiro cultural do continente, deixando de ser uma cidade de passagem turística que proporciona experiências culturais, artísticas, gastronômicas, históricas e naturais aos visitantes que se permitem olhar para ela com mais atenção.

Castelo de Guimarães, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LageCastelo de Guimarães, Guimarães, Portugal.

O que fazer em Guimarães

Castelo de Guimarães, construído no século 10, onde duzentos anos depois nasceu o primeiro rei do país, D Afonso Henriques, batizado na Igreja de São Miguel, apenas a uns passos de distância.

Paço dos Duques de Bragança é um dos Palácios Nacionais mais visitados no país. Edificado e habitado no século 15 por D. Afonso, vale a visita pela arquitetura medieval com características de forte e pelas coleções existentes no seu interior.

Paço dos Duques de Bragança, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LagePaço dos Duques de Bragança, Guimarães, Portugal.

Jardim do Palácio Vila Flor, fora da muralha antiga, também tem vasta programação cultural

Zona de Couros, antigo burgo onde a atividade de curtume e manufatura de peles prevalecia desde a Idade Média.

Zona dos Couros, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LageZona dos Couros, Guimarães, Portugal.

Casa da Memória, instalada numa antiga fábrica de plásticos, reconta a história de Guimarães.

Centro Internacional de Artes José de Guimarães dedica-se à arte contemporânea e sua relação com artes antigas.

Dois museus importantes em Portugal estão em Guimarães. O Museu Arqueológico Martins Sarmento é a principal referência da cultura castreja do país, povos que habitaram a região a partir do final da Idade do Bronze e iníciod a Idade de Ferro.

Apreciadores de arte sacra não podem perder o Museu de Alberto Sampaio, um dos melhores de Portugal, no local onde a condessa Mumadona instalou um mosteiro no século X, e deu origem à cidade. O destaque da coleção é o raro exemplar medieval europeu de um tríptico da natividade, em prata e dourado, além do edifício em si.

Museu de Cultura Castreja e ruínas arqueolóicas Citânia de Briteiros no alto da cidade para ver os traços e esquemas urbanísticos desses povoados antigos que viveram aqui até o século III e só foram descobertas em 1875 pelo arqueólogo Martins Sarmento.

O Santuário da Penha coroa o cume do monte que leva seu nome e protege os vimaranenses, avistado de qualquer ponto da cidade. Escolha entre subir até o alto pela estrada asfaltada sinuosa ou vá até o Parque das Hortas e embarque no teleférico para apreciar a paisagem. Lá em cima, áreas arborizadas, cafés e restaurantes e até mini-golfe são opções além do santuário.

Tours

Tour de tuk tuk da Peddy Tours. Ricardo propõe um tour cultural para contar a história e a evolução da cidade desde o primeiro rei até os dias de hoje.

Guimarães entrou para o circuito ecológico de Portugal. A GetGreen tem bicicletas normais e elétricas para realizar quatro percursos turísticos, com distâncias de 12 a 30 km e diferentes níveis de dificuldade.

Ricardo da Peddy Tours em Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LageQuinta da Cancela, Guimarães, Portugal.

Hotéis em Guimarães

Pousada Mosteiro de Guimarães

Ocupando o antigo Mosteiro Agostiniano do século 12, o hotel da rede Pestana integra o portfólio Small Luxury Hotels e está no alto da colina debruçado sobre a cidade de Guimarães. Os quartos e suítes estão divididos entre a ala antiga, que ocupava as celas onde os monges dormiam, e a ala nova, projetada por Fernando Távora ideal para famílias. Duas crianças até 12 anos que partilham o quarto com os pais não pagam a estadia.

Clube Paraíso

Ótimo para famílias que estão percorrendo o norte de Portugal de carro e buscam bom custo-benefício. Apartamentos ecossustentáveis turísticos construídos a partir de madeira reciclável estão enquadrados pela natureza, com espaço para as crianças correrem, restaurante, piscina e SPA. Fica a 10 minutos de carro do centro histórico.

Clube Paraíso, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LageClube Paraíso, Guimarães, Portugal.

Posh Residences

Alojamento local aconchegante no centro histórico de Guimarães, com suítes modernas e elegantes, onde você será recebido pelos queridos proprietários João e Joana com a hospitalidade calorosa vimaranense e café da manhã no quarto no horário marcado. A atenção aos detalhes em toalhas e roupões bordados e aromatizador de ambiente mostra a preocupação do casal em tornar a estadia dos hóspedes deliciosa.

Posh Residences, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LagePosh Residences, Guimarães, Portugal.

Quinta da Cancela

Produtora de vinho verde na quinta geração, a Quinta da Cancela tem quartos com mobiliário de época originais da casa e quartos modernos para agradar a todos os hóspedes. Artur, o anfitrião, te leva para passear pelas vinhas e prepara pessoalmente o jantar para os hóspedes harmonizado com vinhos da propriedade, cujos jardins são encantadores, repleto de objetos decorativos graciosos. Fica a 20 minutos de carro do centro.

Quinta da Cancela, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LageQuinta da Cancela, Guimarães, Portugal.

Onde comer em Guimarães

Cafés e Pastelarias

Pastelaria Clarinha confecciona a receita original da Torta de Guimarães, o doce emblemático da cidade. (Largo do Toural, nº 86-87)

Pastelaria Supremo Gosto,  prove o Toucinho do Céu, outro doce convwentual da região com chila, um tipo de abóbora. (Av. Alberto Sampaio, nº 32)

Pousada Mosteiro de Guimarães, oferece café da manhã caseiro para hóspedes e não hóspedes, servido no grande salão onde funcionava a adega e o celeiro do antigo mosteiro. No buffet, queijos, embutidos, frutas, pães e pastelaria confeccionados localmente ou trazidos de produtores locais selecionados a dedo.

Patelaria Clarinha, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LagePatelaria Clarinha, Guimarães, Portugal.
Pousada Mosteiro dos Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LagePousada Mosteiro dos Guimarães, Portugal.

Bares e Restaurantes

Tapas e Manias tem especialidades portuguesas em porções para petiscos que viram um banquete real, em ambiente modernoso e atendimento sempre simpático. O dueto de queijos e os cogumelos salteados com nozes e brie são imperdíveis. (Praça de São Tiago, nº 12)

Casa Amarela oferece culinária típica portuguesa e internacional com toques autorais. Prove o camarão ao alho e laranja e a bochecha de porco no vinho tinto e de sobremesa a mousse de chocolate com flor de sal e pimenta rosa. (Largo de Donães, 24)

Novo Nora by Ge, restaurante aconchegante em ambiente moderno já na 3ª geração. As sugestões do chefe são Arroz de Pato e Bacalhau com Natas (Rua da Rainha Dona Maria II, nº 125-129)

A Medieval Tapas Bar & Restaurante, aberto o dia todo, uma raridade no interior. As mesas na praça são agradáveis no verão, mas não deixe de conhecer o painel no interior retratando o cenário exterior. (Praça da Oliveira, nº 19)

Restaurante Buxa, tipicamente português, cujo nome significa “refeição rápida”, mas esqueça o tempo para saborear o polvo à lagareiro acompanhado de vinho nacional enquanto curte a vista da praça. (Largo da Oliveira, nº 23)

Berço dos Bifes traz no menu as melhores carnes da região, quiçá de Portugal, segundo alguns clientes. A parede do fundo do restaurante faz parte da muralha antiga. Brasileiros vão amar o bife com farofa de broa e bacon. De sobremesa, peça o “Pijama”, um doce de cada para partilhar com o grupo, todas receitas caseiras. (Largo da Misericórdia, nº 9)

Cinecitta, snack bar, cervejaria e restaurante italiano na Praça de São Tiago serve pratos refinados e porções generosas. O charmoso salão estruturado sobre arcos ogivais é excelente opção para dias mais frios e no verão oferece vasta programaão musical.

Le Babachris traz o conceito de menu único de quatro ou seis pratos reformulado a cada quinze dias pelo chef Christian Rullan. Uma noite digna de estrela Michelin em ambiente intimista e descontraído. (Rua Dom João I, nº 39)

Restaurante Le Babachris, Guimarães, Portugal. Foto Adriana Lage
Crédito: Adriana LageRestaurante Le Babachris, Guimarães, Portugal.
Restaurante Tapas e Manias, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LageRestaurante Tapas e Manias, Guimarães, Portugal.
Restaurante Berço dos Bifes, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LageRestaurante Berço dos Bifes, Guimarães, Portugal.
Restaurante Novo Nora by Ge, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LageRicardo da Peddy Tours em Guimarães, Portugal.
Largo da Oliveira, Guimarães, Portugal.
Crédito: Adriana LageA Medieval e A Buxa, restaurantes no Largo da Oliveira em Guimarães.

Almoço numa casa típica portuguesa

Quality Tours oferece a experiência de almoçar na residência de uma família tradicional com quatro gerações e degustar pratos portugueses caseiros.

Quando ir a Guimarães

Em junho acontecem as festas dos santos populares e a feira medieval. A cidade está cheia e festiva.

Maio e setembro costumam ser meses com temperaturas agradáveis e menos movimentadas.

Julho e agosto tendem a ter clima quente e seco, com lindos dias de céu azul. Espere encontrar tarifas altas e hotéis cheios.

Outubro a fevereiro são meses chuvosos e temperaturas baixas.

Abril águas mil, já diz o ditado. Evite.

Como chegar 

LATAM e a TAP operam voos saindo de várias capitais brasileiras para Lisboa e Porto.

Se você já estiver na Europa, pode aproveitar as tarifas baixas das empresas low cost.

Como se locomover

O centro histórico de Guimarães é facilmente percorrido a pé, repleto de bares, cafés, restaurantes e lojas instalados em sobrados graciosos com fachadas preservadas.

O ônibus hop on, hop off circula as principais pontos turísticos de Guimarães, é panorâmico, tem gravação em português com informações sobre as atrações e você pode descer e subir quantas vezes quiser em um período de 24h. Além disso, oferece um livreto com descontos em ingressos para monumentos, museus e outras atividades.

Se você vai explorar o país, os trens portugueses são confortáveis e pontuais quando ligam as grandes cidades. Para chegar a Guimarães, Viana do Castelo e outras cidades menores, é recomendável alugar um carro para ter mais conforto e flexibilidade de horário, uma vez que as opções de trem são mais escassas.

Internet

A prefeitura de Guimarães oferece aos turistas a rede wi-fi GUIMARAES-WIFI disponível nos principais espaços públicos de interesse.  Geralmente os cafés e restaurantes oferecem wi-fi aos clientes.

Os chips de internet comprados na Europa são caros e os pacotes de dados expiram rápido. Para quem deseja estar conectado durante toda a viagem, recomendo já sair do Brasil com chip de internet. Empresas como a MySimCard e a EasySim4You oferecem pacotes de dados com cobertura para toda a Europa.

MAIS INFORMAÇÕES

Site oficial do Turismo de Guimarães

A Camminare Viagem e Gastronomia em Portugal

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …