Guia tem dicas de passeios por bairros alternativos de Buenos Aires

Roteiro é convite para desbravar novos bairros e sair da mesmice na capital argentina

Por: Redação | Comunicar erro

Destino querido dos brasileiros, Buenos Aires vai além de Puerto Madero e La Boca. A capital argentina ganhou recentemente novas atrações que ficam fora do circuito turístico tradicional.

São novos bares, galerias de arte, ateliers de artistas emergentes e restaurantes comandados por chefs criativos

Tudo isso pode ser encontrado em alguns bairros de Buenos Aires que vêm ditando tendências. Através deles, é possível ter contato com uma cidade pulsante, cosmopolita e surpreendentemente “cool”.

Crédito: Divulgação/Travel Buenos AiresChacarita é o bairro de Buenos Aires famoso por ter o maior cemitério urbano da cidade e, ao mesmo tempo, ser uma região cheia de vida

Coghlan, Villa Urquiza, Villa Crespo, Chacarita e Colegiales são alguns dos bairros que os turistas buscam visitar para conhecer “o lado B” da cidade portenha.

Pensando nisso, no último mês de maio o Ministério da Cultura da cidade lançou o projeto “Mapas e Audioguias dos Bairros Criativos”, co-criada com especialistas locais e figuras reconhecidas das artes e entretenimento com o objetivo de ajudar os turistas a descobrir a oferta cultural e gastronômica destes bairros.

Crédito: Divulgação/Travel Buenos AiresGrafite de Carlos Gardel em Buenos Aires

O programa sugere cinco caminhadas com direito a audioguia no Spotify ou os próprios mapas de papel, que podem ser obtidos em espaços culturais oficiais do governo em cada bairro.

Conheça as novidades de dois destes bairros:

Villa Crespo

Para muitos, falar de Villa Crespo é lembrar dos velhos tangos, dos cafés clássicos, dos cenários de poetas e redutos de orquestras. Mas existe outra Villa Crespo que é cosmopolita, um bairro escolhido pela comunidade israelita e também pelos sírio-libaneses para ser seu reduto comercial. Uma região que oscila entre o presente e o passado, entre a realidade e o mito e que hoje está marcando tendência entre os habitantes locais.

Crédito: DivulgaçãoVilla Crespo vem conquistando o posto de polo gastronômico na capital argentina

Galerias de arte como Ruth Benzacar e Slyzmud, comprometidas com arte contemporânea e tocada por artistas da cidade, convidam moradores e turistas para visitar as obras e participar das diferentes atividades que fazem da galeria um lugar para pensar, produzir, experimentar e consumir arte.

Continuando no lado artístico, a street art está em alta em Buenos Aires e Villa Crespo é um ótimo exemplo disso. Um dos melhores lugares para desfrutar da arte urbana é a área de Castillo e Fitz Roy, desde o grafite aos murais roubam a cena no terminal de ônibus que foi um dos primeiros lugares a dar aos artistas permissão para pintar na rua. As obras de arte mudam regularmente, então sempre há algo novo que surpreende. Em todo o bairro, obras de Ever Siempre, Roa ou Sonni estrelam as fachadas da Villa Crespo.

Crédito: DivulgaçãoO bairro de Villa Crespo também é famoso por abrigar outlets de grandes marcas internacionais

No que diz respeito à gastronomia, um dos lugares essenciais na cidade de Buenos Aires é o Yeite, um café e restaurante adequado para o almoço, um projeto coletivo, focado na culinária sazonal, com toques diferentes da culinária do Oriente Médio. Além disso, fica exatamente ao lado da galeria da designer Jessica Trosman (JT Not to be understood), que também é a diretora criativa da Yeite, gerando uma combinação perfeita de sabores e design.

Por outro lado, destaca-se a Anafe, cozinha autoral que apresenta 19 pratos no cardápio, alguns fixos e outros que variam. Como curiosidade, eles trabalham toda a comunicação e a parte de reservas através unicamente do Instagram. Outra novidade é a Cervecería 4 Gatos ou La Esperanza de los Ascurra, um autêntico local para experimentar as tapas espanholas, perfeitas para os mais nostálgicos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A N A F E (@anafe.ba) em

Chacarita

Chacarita é o bairro de Buenos Aires famoso por ter o maior cemitério urbano da cidade e, ao mesmo tempo, ser uma região cheia de vida.

Crédito: ProtoplasmaKid/Wikimedia Commons Fachada do cemitério de La Chacarita, que data de 1888

Como a Recoleta, nele contrastam a solenidade de seus cemitérios com o ruído dos trens da ferrovia e o movimento gastronômico do bairro. Este bairro de casas antigas e baixas, árvores enormes e alguns edifícios abriga novos estabelecimentos e restaurantes que valem bem a pena uma visita.

Em frente ao cemitério fica a mítica pizzaria El Imperio, aberta até tarde da noite.

Crédito: Divulgação/Travel Buenos AiresInterior da mítica pizzaria El Imperio, que funciona 24 horas em Buenos Aires

Recentemente, bares e restaurantes “cools” abriram suas portas, marcando a tendência gastronômica da cidade. Um deles é o Anchoita, notável por sua arquitetura e ideal para tomar umas e outras depois do jantar.

O Giorgis é outra recomendação, bem como o Elote, que com seu cardápio latino se apresenta como um lugar “con mucha onda”, na gíria portenha. E, por fim, às terças-feiras, não se pode perder o espetáculo “La Grande”, que não deixa ninguém parado.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …