Últimas notícias:

Loading...

Holi: o festival indiano que celebra a primavera

O Holi é um dos principais festivais da Índia. Ele celebra a chegada da primavera no hemisfério Norte.

Porém, a cada ano ganha mais países adeptos da celebração aqui no hemisfério Sul. Exemplo disso, é o próprio Brasil, onde em algumas cidades, em setembro, as festas com pó colorido atraem milhares de pessoas.

Mas você sabe onde tudo surgiu?

A cidade de Pushkar realiza um das maiores festas do holi na Índia

O Holi celebra a chegada da primavera na Índia, mas não é só isso, ele está ligado a uma lenda hindu, de triunfo do bem contra o mal, de Prahlad sobre a sua irmã Hólika. É uma vitória do deus Krishna.

Nesse dia, que muda de data todo ano, milhões de indianos vão às ruas celebrar. A festa começa na véspera, quando uma fogueira é acesa, terminando na tarde do dia seguinte.

Muitos turistas se juntam a essa multidão e pelo segundo ano seguido eu estava entre eles.

Celebração em Pushkar vista do alto

Meu primeiro holi, ano passado, foi em uma cidade tranquila, chamada Rishikesh. Optei por esse lugar, pois a celebração é pequena e me disseram que era perigosa para mulheres estrangeiras sozinhas.

Neste ano resolvi arriscar mais e fui para uma das maiores comemorações: Pushkar. A cidade reúne milhares de turistas e indianos que dançam ao som de música eletrônica, jogando pó e água uns nos outros, gritando “happy holi” até para as vacas e cachorros.

Indianos e turistas festejam o holi em Pushkar

Uma opção é observar a festa nos terraços dos restaurantes, comecei assim, mas não aguentei, a energia contagiante me fez descer e mesmo sozinha me juntar à muvuca. Quando percebiam que eu estava sozinha, grupos de indianos ou estrangeiros faziam questão de me integrar à turma.

Não me senti ameaçada e não tive nenhum incidente, embora a festa seja conhecida pelo uso exagerado de álcool e do bhanglassi, iogurte misturado com cannabis, que é legalizado para datas especiais como esse festival.

O Holi é comemorado em toda Índia, a festa de Pushkar é uma das mais comerciais, com público jovem e baladeiro. Alguns lugares ainda mantêm a tradição mais espiritual, como por exemplo, Mathura e Vrindavan. Já no sul, a cidade de Hampi é a que atrai os turistas, em especial mochileiros.

Esse foi meu segundo festival e já estou me preparando para o terceiro. Mais do que uma festa, o Holi celebra a chegada da primavera e das cores, a vitória do bem contra do mal, do amor sobre o ódio e da vida sobre a morte.

Sonha em participar de um Holi? Conheça o roteiro para 2018 aqui.

Em parceria com GirlsGo

Gilsimara Caresia, jornalista e turismóloga, viajou mais de 80 países sozinha, é criadora do projeto GirlsGo. Acredita na viagem como ferramenta de autodescoberta.

Compartilhe:

Tags: #Mundo

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário GirlsGo

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

?>