A importância do turismo religioso pelo mundo

Por: oviajante

O mundo do turismo é muito amplo e complexo. Dentro dessa ótica, o turismo religioso é um dos segmentos que mais tem crescido, mesmo em períodos de crise. As localidades que oferecem atrações religiosas estão entre os destinos mais escolhidos pelos turistas brasileiros e estrangeiros, sempre em busca de experiências ligadas à fé ou esperança. Além do mais, o turismo religioso pode colaborar no desenvolvimento socioeconômico sustentável para as comunidades de acolhimento, como no caso da Palestina, que tem capacidade turística e uma cultura muito rica.

Monges no complexo de templos Angkor, Camboja

Cada religião, seja o cristianismo, o islamismo, o hinduísmo, o budismo, entre outras, tem um ou vários lugares que considera sagrado, o que acaba formando “uma geografia da fé”, como afirmava o Papa João Paulo 2º. Exemplos: o Vaticano, para os católicos romanos; Jerusalém, cidade santa para os judeus, muçulmanos e cristãos; a cidade de Aparecida, onde fica a basílica da padroeira do Brasil, para os católicos brasileiros; Angkor Wat, no Camboja, para os budistas.

No Brasil, pesquisas do MTur (Ministério do Turismo) revelam que, na região Nordeste, o turismo religioso é o segundo tipo de turismo mais comercializado, atrás somente daquele ligado ao sossego do sol e à praia. Juazeiro do Norte, no Ceará, que recebe cerca de 2,5 milhões de devotos de Padre Cícero por ano, e Bom Jesus da Lapa, na Bahia, são dois pontos de peregrinação importantes.

Peregrinos em Fátima, Portugal

Em Aparecida, cidade do interior de São Paulo, a movimentação de visitantes ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é de 12 milhões de romeiros por ano (números de visitantes em 2015 e 2016). Na prática, a cidade vive do comércio e da movimentação gerada pela visita de pessoas de todo o Brasil, que vão à Aparecida para pedir graças ou agradecer à Padroeira do Brasil. E, com certeza, muito disso se deve ao fato do Brasil ser o país com o maior número de católicos do mundo, aproximadamente, 140 milhões de fiéis.

Confira o texto completo, fotos e vídeo em O Viajante

Por Giscard Stephanou

Compartilhe:

Tags:#Mundo