Interior de SP ganha área para escalada na Mata Atlântica

Foram abertos cinco pontos de escalada em rocha no Morro de Araiçoaba, a 120 km da capital paulista

Por: Redação | Comunicar erro

Os praticantes de escalada ganharam um espaço para a prática do esporte em plena Mata Atlântica.

Foram inaugurados cinco pontos de escalada em rocha no Morro de Araiçoaba, na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), na Região Metropolitana de Sorocaba (SP).

A nova área fica a apenas 120 km da capital paulista e é uma parceria da Fundação SOS Mata Atlântica com a empresa Repsol Sinopec Brasil.

Crédito: Thiago “Palito” Ribeiro/DivulgaçãoForam abertos cinco pontos de escalada em rocha no Morro de Araiçoaba, na região de Sorocaba, em plena Mata Atlântica

“Para os praticantes de escaladas, será um dos pontos mais próximos da capital paulista”, diz Erika Guimarães, bióloga e especialista em áreas protegidas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Este projeto foi iniciado em fevereiro do ano passado, como parte de uma ação do Instituto Manacá e apoio do CMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela gestão da Flona. Os acessos aos setores de escalada se dão por trilhas com estruturação fina, minimizando possíveis impactos em sua utilização. Todas as trilhas estão sinalizadas, indicando o caminho entre os setores.

Crédito: Thiago “Palito” Ribeiro/DivulgaçãoA nova área fica a apenas 120 km da capital paulista

Para a definição dos pontos de escalada, foi feito o monitoramento do urubu-rei, espécie localizada na região, buscando os possíveis locais de nidificação da ave no Morro Araçoiaba para exclusão destas áreas.

O Centro de Visitantes da Flona de Ipanema abre de terça a domingo, das 8h às 17h. O ingresso para acesso aos locais de escalada custa R$ 9. É necessário assinar o Termo de Reconhecimento de Risco para escalar e estacionar na Acadebio.

Crédito: Divulgação/SOS Mata AtlânticaA região abrigou no final do século 16 as primeiras forjas em solo americano

Esporte olímpico

A escalada em rocha vem ganhando adeptos no país, tendo se tornado esporte olímpico. É uma atividade que concilia o trabalho mental com o esforço físico, mediante o uso sustentável dos recursos naturais.

No Centro de Visitantes, é possível conferir uma exposição fotográfica com as imagens captadas pelo fotógrafo Thiago “Palito” Ribeiro, que ilustra todas etapas do projeto. Este trabalho contou com o apoio do fotógrafo Gregory de Castro.

Como chegar

Os dois principais acessos à Flona são pelo km 99-B da rodovia Castello Branco (SP-280), passando a cidade de Sorocaba (entrada pela Portaria 1), ou pelo km 112 da rodovia Raposo Tavares (SP-270), antes da entrada de Araçoiaba da Serra (entrada pela Portaria 2).

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …