Jalapão é destino ideal para quem curte ecoturismo

O Estado do Tocantins oferece momentos tranquilos em meio à natureza

Por: Redação | Comunicar erro

O Jalapão, ou Parque Estadual do Jalapão, é uma das regiões mais preservadas do país, e justamente por este motivo, atrai amantes do ecoturismo e da natureza; já que não é um lugar de fácil acesso.

Jalapão
Crédito: DivulgaçãoFervedouro do Buriti, no Jalapão

Repleto de cânions, grutas e cachoeiras, a viagem para o Jalapão pode ser encantadora para os ávidos por tranquilidade. Se você está pensando em visitar o local, uma boa dica é consultar os pacotes de viagem disponíveis, já que incluem diferentes passeios.

Jalapão
Crédito: Daniel Andrade/ DivulgaçãoAs famosas dunas do Jalapão

Jalapão fica a cerca de 200 km de Palmas, no estado do Tocantins. A riqueza da fauna e flora é impressionante. É possível, por exemplo, avistar desde onças e gambás até tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas e outros animais em meio às trilhas.

A combinação da paisagem com as espécies torna a região um local único entre os destinos ecoturísticos brasileiros. Com densidade de 0,8 habitante por km², pode-se imaginar que a região é quase desértica. Ao todo, oito municípios formam a região, ocupando uma área de 34.113 km².

Jalapão
Crédito: Flávio Andre/MTurPedra Furada, uma das atrações de Ponte Alta, na região do Jalapão, no Tocantins

Os principais atrativos ficam nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Entre eles, estão a cachoeira da Velha, com 15 metros de altura e 100 metros de largura; as dunas, que podem chegar a 40 metros de altura; os fervedouros, com águas transparentes; os povoados locais e áreas de preservação, como o Parque Estadual do Jalapão; o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; e a Área de Preservação Ambiental (APA).

Jalapão
Crédito: Flávio André/MTurInterior do cânion de Sussuapara

Entre as atividades mais buscadas do ecoturismo na região, está o trekking. Para este atrativo, é preciso fazer caminhadas por trilhas  até chegar ao Mirante da Serra do Espírito Santo, onde poderá ser apreciado um belíssimo pôr do sol. Além desta atividade, a canoagem no Rio Novo e o banho no cânion de Sussuapara atraem muitos turistas.

Jalapão
Crédito: Flávio André/MTurVista panorâmica da Serra Geral, no Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, em Mateiros

É importante lembrar que o clima no Tocantins é do tipo tropical, com duas estações bem definidas: seca entre maio e setembro, e chuvosa de outubro a abril. Por isso, é bom se preparar para visitar e amar o acampamento rústico mais luxuoso da sua vida!

Compartilhe:

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …