Latam amplia passagem mais barata para quem viaja sem bagagem

Denominada de Basic, a nova classe tarifária permite que os passageiros levem um item pessoal de até 10 kg

23/01/2025 09:01

Ótima notícia para quem viaja sem bagagem despachada ou de mão. A Latam ampliou as opções de voos internacionais pela América do Sul com passagens mais baratas para este público.

Depois da rota Rio de Janeiro-Santiago, no Chile, a empresa passa a oferecer a tarifa Basic em voos partindo de São Paulo e Belo Horizonte para a capital chilena.

Conheça os 10 aeroportos mais movimentados do mundo.
Conheça os 10 aeroportos mais movimentados do mundo. - Depositphotos/furtaev

Segundo o site Melhores Destinos, a Latam também passou a disponibilizar voos de Cutitiba e Florianópolis para Calama, no norte do Chile com passagens mais barata para quem viaja sem bagagem.

Como funciona a passagem mais barata para quem viaja sem bagagem

Denominada de Basic, a nova classe tarifária permite que os passageiros levem um item pessoal de até 10 kg, que deve ser alocado abaixo do assento dianteiro à frente, com dimensões máximas de 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura.

Nesta tarifa, o passageiro só poderá embarcar com um artigo pessoal dentro das especificações anunciadas. 

De acordo com a Latam, essa nova classe tarifária é uma medida para competir com as companhias low cost que operam no Brasil, como Sky e JetSmart, que têm ofertado bilhetes para passageiros com apenas com um item pessoal e sem mala de mão.

A tarifa Basic da Latam não inclui marcação de assento, bagagem despachada ou bagagem de mão. Com essa tarifa não é permitido reembolso, mas alterações são permitidas com pagamento de taxa.

Na tarifa Basic, o passageiro só poderá levar uma mochila ou bolsa pequena que caiba abaixo do assento
Na tarifa Basic, o passageiro só poderá levar uma mochila ou bolsa pequena que caiba abaixo do assento - Divulgação/Latam

Os passageiros que optam pela Basic podem viajar apenas com um item pessoal gratuito, sendo uma bolsa ou mochila, na dimensão 45 cm x 35 cm x 20 cm. Mas podem acrescentar outros itens mediamente pagamento de taxa. Nesta modalidade não se aplicam benefícios por categorias de clientes.

Novas rotas com a tarifa Basic

Em nota enviada à Catraca Livre, a Latam informa que classe tarifária já existe em outros países onde a empresa opera e estará disponível para outros destinos na América do Sul gradualmente.

“Desde outubro, a LATAM passou a contar com uma classe tarifária denominada Basic para algumas rotas internacionais com origem no Brasil. Essa tarifa, vale ressaltar, já existe em outros países onde a LATAM opera e estará disponível para alguns destinos na América do Sul, sendo uma opção de compra mais econômica, ideal para passageiros que viajam com pouca bagagem.

A nova tarifa permite que os passageiros levem um item pessoal de até 10 kg, que deve ser alocado sob o assento dianteiro à frente, com dimensões máximas de 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura.

A tarifa Basic foi disponibilizada no dia 9 de outubro nos voos operados para Santiago a partir do aeroporto do Rio de Janeiro/Galeão e será progressivamente incluída em outras rotas saindo do Brasil com destino a outros países da América do Sul, quando operados pela LATAM Airlines Group (LA).

Atualmente, a LATAM está em fase de publicação e testes que incluem essa tarifa em mais rotas na América do Sul. Nesse período, alguns voos para rotas específicas poderão oferecer ao cliente esta opção.

Os passageiros que tenham a necessidade de levar mais volumes nessas rotas continuarão podendo contar com as demais famílias tarifárias já existentes na LATAM: as tarifas Light e Full, que oferecem diferentes comodidades, conforme tabela abaixo.

Para os voos domésticos operados no Brasil e nas demais rotas de longo curso da companhia a partir de aeroportos brasileiros, as tarifas seguirão sendo a Light, Standard, Full e a Premium Economy, todas incluindo item pessoal e mala pequena, além de demais opções de comodidades”.