Últimas notícias:

Loading...

Latam retoma transporte de pets; veja novas regras

Serviço foi suspenso há dois meses depois das mortes de dois cães

Por: Redação

A companhia aérea Latam retomou nesta quarta-feira, 15, o transporte de pets na cabine e no porão de suas aeronaves. O serviço foi suspenso em outubro depois das mortes de dois cães.

A companhia informou que revisou todos os seus protocolos de embarque dos animais com apoio da ONG Ampara Animal e implementou novas restrições e protocolos na prestação deste tipo de serviço.

Latam retoma transporte de pets; veja novas regras
Crédito: рина Мещерякова/iStockLatam retoma transporte de pets; veja novas regras

Em nota, a Latam diz se comprometer em “reduzir os tempos de transporte, assegurando um processo mais claro de informações sobre os procedimentos necessários para se reduzir os riscos em toda a jornada do transporte do pet”.

Confira as novas regras para transporte de pets

Idade mínima

Agora, o mínimo é de 16 semanas (cerca de 4 meses) para viajar na cabine ou compartimento inferior via aeroportos; e 8 semanas para transporte Latam Cargo no compartimento inferior do avião em horários limitados para evitar picos de calor.

Também é necessário apresentar atestado médico veterinário confirmando que o pet já foi desmamado há pelo menos sete dias.

Caixa de transporte (kennel)

Animais só poderão embarcar no compartimento inferior via Latam Cargo em caixas de transporte de fibra de vidro, plástico rígido e madeira, em caso de animais de grande porte, do tipo kennel modelo 82.

transporte de pets;
Crédito: Humonia/iStockAs novas regras da Latam para o transporte de pets já estão em vigor

Para o transporte no compartimento inferior das aeronaves (via aeroportos), agora serão aceitas apenas caixas de transporte fabricadas com os seguintes materiais: fibra de vidro e plástico rígido.

Para o transporte na cabine das aeronaves, agora serão aceitas apenas caixas de transporte fabricadas com os seguintes materiais: plástico rígido e bolsa flexível.

Todas as caixas de transporte devem ter, obrigatoriamente, compartimento de comida e bebedouro que possam ser acessados pelo lado de fora do kennel.  O tutor também deverá entregar uma porção do alimento em uma bolsa ou outro recipiente ao time da companhia aérea, para que possa ser anexado à caixa com instruções de alimentação caso aconteça alguma alteração no itinerário do voo que leva o pet.

Cães com necessidades especiais

Agora é necessário apresentar atestado médico veterinário do modelo “Fit to Fly” da IPATA (Associação Internacional de Animais e Pets) para transporte de animais braquicefálicos, ou seja, aqueles que tem a cabeça em formato achatado. Cães de raças como pug, buldogue, pequinês, shitzu e o lhasa apso costumam ter este formato de crânio.

Latam transporte pets
Crédito: Gchutka/iStockAntes de viajar com seu pet, é preciso ficar atento as regras das companhias aéreas

Os animais só poderão viajar através do serviço Latam Cargo, em voos diretos entre 10h e 18h, com idade mínima de 16 semanas em um kennel grande.

Tempo de voo

Será permitida somente uma conexão de no máximo 7 horas entre origem e destino. Somente serão permitidos itinerários de no máximo 24 horas e não será permitido o pernoite do PET nos aeroportos e terminais de cargas da Latam.