Em tempos de quarentena, livros de viagem que são pura inspiração

Uma boa leitura pode ser a inspiração que você precisa para sair da quarentena com os sonhos renovados

Em tempos de quarentena forçada, precisamos ficar atentos às informações que consumimos para não corrermos o risco de ficar com o astral lá em baixo. Livros de viagem costumam ser uma injeção de ânimo eficiente, não só porque nos mostram lindos lugares e nos fazem viajar sem sair do lugar, mas também porque revelam histórias de auto superação, desapego e resiliência.

Uma boa leitura pode ser a inspiração que você precisa para sair da quarentena com os sonhos renovados

Para ajudar você a curtir o confinamento com as melhores histórias, selecionei alguns livros com essa temática. São histórias que inspiram, emocionam e nos transportam aos lugares mais incríveis do planeta. Anota aí:

“Mar sem fim” (Amyr Klink)

Amyr Klink relata nesta obra sua viagem de volta ao mundo pela Antártida, conhecida como Convergência Antártica. Sozinho numa jornada extrema, Amyr foi o primeiro do mundo a completar essa tarefa: 141 dias no mar e mais de 18 mil milhas navegadas. O livro relata de forma sincera e realista a rotina do navegador, suas técnicas para dormir, comer e lidar com a solidão em meio a um dos cenários mais inóspitos do planeta. Para inspirar e tirar o fôlego do leitor!

“Livre Partida: causos e contos de uma viagem pelo mundo” *Mariana Beluco e Plácido Salles)

Crédito: DivulgaçãoEm “Livre Partida” o foco principal está nas sensações e experiências vividas

Um relato pessoal de uma viagem de carro que tem uma abordagem diferente da maioria das publicações nesse estilo. Enquanto a maior parte dos livros de viagem descreve um roteiro, em Livre Partida o foco principal está nas sensações e experiências vividas. Fala-se abertamente sobre falta de dinheiro, medo, solidão, dificuldades de relacionamento, descobertas pessoais e trapalhadas que vão acontecendo, tendo lugares belíssimos como pano de fundo. Ilustrado por mais de 300 fotos e QR codes que dão acesso aos vídeos produzidos por Plácido, o livrão de 450 páginas é companhia leve e divertida para os dias de confinamento.

“Mundo por Terra” (Roy Rudnick e Michelle Weiss)

O casal catarinense foi um dos pioneiros no Brasil na moda da “volta ao mundo de carro” e conta no livro as experiências de uma viagem ao redor do globo, passando por 60 países. Inspirador, este livro já estimulou centenas de viajantes a largar tudo e correr atrás dos seus sonhos e aborda temas do cotidiano da viagem: problemas mecânicos, burocracias, convívio, línguas e muito mais.

“Travel the planet overland” (Graeme e Luisa Bell)

Disponível apenas em inglês, o primeiro título de Graeme conta sobre a rotina da família sul africana (pai, mãe e dois filhos adolescentes) que está na estrada há quase uma década, viajando pelo mundo. O senso de humor ácido e crítico de Graeme pode, muitas vezes, soar politicamente incorreto, mas se você gostar desse tipo de abordagem, vai divertir-se com o texto fluido e revelador do autor. Com outros três títulos publicados, a família mantém-se na estrada através da venda dos livros.

“A volta ao mundo em 80 dias” (Julio Verne)

Um clássico da literatura mundial, escrito em uma época em que dar uma volta ao mundo requeria muito tempo. As aventuras de Phileas Fogg e seu mordomo Passepartout são divertidas e levam o leitor a sonhar com outros tempos e paisagens incríveis.

“Projeto 5 continentes” (Raphael Karan)

Propondo uma reflexão sobre os aspectos sociais das civilizações que conheceu, Karan conta suas aventuras a bordo de uma moto, viajando por oito anos pelo mundo. Neste livro você vai sanar curiosidades sobre a vida de um motoviajante e também acompanhar o autor numa viagem de auto descobrimento pelos lugares mais longínquos do planeta.

“Atrapa tu sueño” (Candelaria e Herman Zapp)

O livro, originalmente em espanhol, já foi editado diversas vezes e é um clássico do mundo overlander (viagens por terra). Candelaria e Herman saíram da Argentina a bordo de um Grahan-Paige de 1928 com o sonho de chegar ao Alaska. A aventura já dura mais de 17 anos e leva também seus 4 filhos, nascidos no caminho, cada um em um país diferente. Escrito no começo dessa aventura, Atrapa tu sueño é uma injeção de ânimo a quem precisa de coragem para correr atrás de um grande sonho.

E então, ainda acha que ficar confinado é chato? Corra para garantir os seus exemplares, inspire-se e saia da quarentena com toda a energia que você precisa para ir atrás dos seus maiores sonhos, sejam eles de viagem ou não.

Por Mariana Beluco

Junto com seu parceiro, Plácido Salles, já passou por mais de 60 países; publicou o livro Livre Partida: causos e contos de uma viagem pelo mundo; ministra cursos e palestras sobre viagens e vive uma grande aventura pelo Brasil através do seu projeto, Livre Partida.

Em parceria com Livre Partida

Somos Plácido Salles e Mariana Beluco, nômades viajantes desde 2015!Compartilhamos aqui o nosso cotidiano de viagens, dicas e conhecimentos importantes para quem tem o sonho de fazer uma grande viagem. Passamos por 57 países durante a primeira expedição e agora estamos vivendo uma grande aventura de carro pelo Brasil. Temos um livro publicado e ministramos cursos e palestras sobre o tema. Bora viajar junto!

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário livrepartida

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.