Um tour pela Europa de Woody Allen

Por: Redação | Comunicar erro

Não são poucos os viajantes que se apaixonam pela Europa. Repleto de história, cultura, comidas fantásticas e monumentos impressionantes, o vasto território europeu costuma agradar até o mais exigente turista. O cineasta norte-americano Woody Allen famoso pela sua paixão por Nova York, cidade-cenário da grande maioria dos seus filmes, é um deles.

Já há alguns anos, Woody tem escolhido alguns dos mais belos e famosos destinos europeus para ser quase um protagonista dos seus filmes. Foi assim em Vicky Cristina Barcelona, Meia Noite em Paris e Para Roma com Amor. O nebuloso “Match Point”que se passa em Londres completa a lista.

Em comum todos os filmes usaram as cidades e sua cultura como elementos centrais, de forma que a trama adquirisse características típicas de cada país. E para ajudar você a escolher qual o seu preferido, o pessoal do Hotel Urbano listou os quatro destinos europeus que você precisa conhecer e onde Woody Allen filmou recentemente.

“Match Point” – Londres (Inglaterra)

Em uma Londres chuvosa e nublada, Chris, um jogador de tênis profissional que, cansado da rotina de viagens, decide abandonar o circuito e se dedicar a dar aulas do esporte em um clube de elite, conhece Tom, filho de família rica que logo se torna seu amigo devido a alguns interesses em comum. A trama inspirada no romance de Fiódor Dostoiévski, Crime e castigo, aborda temas como crime, moral, jogo, amor, sedução, crença, morte e sorte, enquanto passeia por alguns dos principais pontos e belezas da capital inglesa e também do interior do país.

“Vicky Cristina Barcelona” – Barcelona (Espanha)

Uma comédia solar e apimentada, com uma trilha sonora agradável, conta a história de duas jovens americanas, amigas, que visitam Barcelona a turismo. Na viagem, elas se envolvem com Juan, um pintor local. A situação ganha contornos mais interessantes e engraçados quando surge em cena a geniosa ex-mulher de Juan. Juntos, eles dão início a um complicado “quadrado” amoroso. A Sagrada Família e outras maravilhas da capital catalã são mostradas em todo seu esplendor. A obra ousada lida com temas latinos como paixão, desejo e ciúmes.

“Meia Noite em Paris” – Paris (França)

Nas ruas iluminadas pela luz da Torre Eiffel em Paris, Gil, um roteirista frustrado, é abordado por uma jovem em um carro antigo. Ela o convida a viajar por épocas passadas e encontrar seus antigos sonhos. O filme de Woody Allen retrata com delicadeza pequenos detalhes da cidade luz. Além do que é mostrado em cena, Paris tem encanto até mesmo nos marcos históricos e nas avenidas da cidade como o Arco do Triunfo e a avenida Champs-Élysées que é rodeada por cafés, cinemas e lojas. É realmente um lugar mágico para sonhar acordado.

“Para Roma com Amor” – Roma (Itália)

A comédia acompanha diversas histórias e personagens que vivem ou estão de passagem por Roma. Um deles, aliás, interpretado pelo próprio Woody Allen. As ruas, praças, fontes e escadas da cidade eterna, belíssima e caótica quase que em igual medida e que se modernizou junto às ruínas de uma antiga civilização, dão um charme especial ao filme. Contando várias histórias ao mesmo tempo, sempre a partir da inusitada perspectiva de um guarda de trânsito local, a produção conta com uma montagem interessante.

E aí, gostou desse tour com Woody Allen pela Europa? Agora só falta você escolher qual o seu destino e preparar a bagagem.

Compartilhe: