Lucerna, na Suíça, oferece música para todos os estilos

Além da paisagem deslumbrante, a cidade também atrai visitantes em função da sua pluralidade cultural

Ladeada por lagos e montanhas, Lucerna, na região central da Suíça, encanta turistas de todo o mundo. Mas além da paisagem deslumbrante, a cidade também atrai visitantes em função da sua pluralidade cultural, principalmente na música. Do clássico ao blues, a região oferece um disputado calendário de festivais que encantam todas as tribos.

Para os amantes da música erudita, o Festival de Verão de Lucerna (www.luzern.com/en/festivals) apresenta as estrelas da cena clássica de 12 de agosto a 11 de setembro. Há mais de 75 anos o festival acontece durante a estação e se tornou um dos mais importantes do circuito europeu. O evento é realizado no Centro de Convenções e Cultura, KKL, instalado a beira do lago.

O KKL,  projetado pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel é reconhecido por ter uma das melhores acústicas do mundo, o que torna o festival ainda mais conceituado.

Apresentando um tema diferente a cada ano, o festival oferece um amplo espectro que vai de Mozart aos modernistas , de música antiga à experimentação avant-garde.

Com o tema “PrimaDonna”, a edição deste ano homenageia as mulheres e conta com a apresentação de grandes nomes e orquestras como os brasileiros  da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que toca no dia 26 de agosto.

Já o Festival de Blues (www.bluesfestival.ch), que acontece de 5 a 13 de novembro, reúne os principais nomes do gênero musical e tem uma proposta mais jovial e moderna, pois acontece nas ruas da cidade. Entre as atrações deste ano estão Marco Marchi & The Mojo Workers, Lil ‘Jimmy Reed, Billy Branch & The Sons of Blues, entre outros vão marcar presença.