A magia dos duendes no Parque Nacional Los Cardones

Natureza acolhedora e misteriosa é a primeira sensação que temos ao percorrer o Parque Nacional Los Cardones, em Salta, norte da Argentina, criado para proteger os cactus gigantes Cardon (Trichocereus pasacana).

Parque Nacional Los Cardones, em Salta, norte da Argentina, foi criado para proteger os cactus gigantes Cardon
Créditos: unknown
Parque Nacional Los Cardones, em Salta, norte da Argentina, foi criado para proteger os cactus gigantes Cardon

Estas imponentes plantas com formas inusitadas crescem por ano apenas de três a quatro centímetros, e muitas delas têm mais de 300 anos. No solo pedregoso dos Los Cardones nascem arbustos retorcidos, ervas e matinhos rasteiros que aprisionam odores marcantes. Ao colhê-los é preciso friccionar suas folhas e sentir um ramalhete de fragrâncias que vão de especiarias a resinas. Esse parque também se diferencia pelas montanhas coloridas que o cercam.

Estas imponentes plantas com formas inusitadas crescem por ano apenas de três a quatro centímetros
Créditos: unknown
Estas imponentes plantas com formas inusitadas crescem por ano apenas de três a quatro centímetros

O silêncio da paisagem, dizem por ali, conta histórias surreais, tantas, que anteriormente o lugar era denominado Vale Encantado. Muitos habitantes juram ter visto, e ainda vêem, um touro com chifres dourados que atordoa o gado nos campos. São os duendes, porém, os donos dos cactos gigantes. Estes, contam os artesãos, ensinaram suas bisavós a arte do tecido cilhaqui, feito com lã de ovelha e lhama e aos homens a arte do vinho.

Muitos habitantes juram ter visto, e ainda vêem, um touro com chifres dourados que atordoa o gado nos campos

À noite a atmosfera do parque se transfigura. Os salteños garantem que quando ocorrem chuvas de estrelas, os enormes Cardons, sob as ordens dos duendes andam e mudam as posições dos braços. Acredite se quiser, mas vários fotógrafos que documentaram o parque confirmaram essa alteração das formas e posições dos cactus de um dia para outro.

Tecido cilhaqui, feito com lã de ovelha e lhama

Em parceria com Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.