Mancha de óleo atinge a paradisíaca praia dos Carneiros, em Pernambuco

A praia do litoral sul pernambucano é uma das mais procuradas pelos turistas

Por: Redação

A praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE), uma das mais bonitas do Brasil, amanheceu nesta sexta-feira, 17, com diversas manchas de óleo.

A praia no litoral sul pernambucano é uma das mais procuradas pelos turistas. De acordo com a Folha, as manchas chegaram com a maré cheia, por volta das 6h.

Crédito: Clemente Coelho Júnior/DivulgaçãoMancha de óleo na praia dos Carneiros, no município de Tamandaré, em Pernambuco

Donos de pousadas, pescadores e servidores da prefeitura de Tamandaré realizam um mutirão para tentar remover o material da praia, que também atingiu os arrecifes.

Segundo o biólogo marinho Clemente Coelho Junior, professor da Universidade de Pernambuco (UPE), o dano na barreira próxima a Carneiros foi em uma área reduzida, mas não se sabe a dimensão do desastre ambiental na região.

Crédito: Clemente Coelho Júnior/DivulgaçãoVoluntários e funcionários da prefeitura retiram mancha de óleo na praia dos Carneiros, em Tamandaré (PE)

Um dos locais mais atingidos foi em frente ao Bora Bora, ponto bastante famoso da praia.

Além da Praia dos Carneiros, foram registradas manchas na Praia da Boca da Barra, no mesmo município. Segundo a prefeitura, a substância começou a chegar ao local após as 10h desta sexta, mas “em pequeníssima quantidade”.

Crédito: Clemente Coelho Júnior/DivulgaçãoÓleo atingiu o arrecife na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco

Origem do óleo

Estudo do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) aponta que o vazamento de óleo que atingiu diversas praias do litoral do Nordeste  pode ter ocorrido em uma região entre 600 km e 700 km da costa brasileira, entre os Estados de Sergipe e Alagoas.

Crédito: Adema/Governo de SergipeManchas de óleo atingem o litoral do Sergipe e de outros estados do Nordeste

Até quarta-feira, quase 180 localidades haviam sido atingidas pelas manchas, de acordo com o Ibama.

O almirante Alexandre Rabello de Faria, chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, comparou a situação a uma bala perdida que atingiu a costa brasileira. Para ele, resta saber quem disparou a arma.

Praia dos Carneiros
Crédito: Agustavop/iStockA Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco, reúne todos os atributos de uma praia paradisíaca: coqueirais, areia clara e mar verde-transparente

Segundo ele, pelo menos quatro hipóteses são estudadas e nenhuma está descartada, a começar por acidente na transferência de óleo de um navio para o outro. A operação chamada de ship to ship (navio para navio) não é a principal delas porque dificilmente ocorreria em alto mar.

Outra possibilidade, considerada remota, é o naufrágio de um navio petroleiro. Também não estão descartadas a hipótese de derramamento acidental de navio por rompimento de casco e derramamento intencional.