‘Margarida nas Nuvens’: Azul une magia e sustentabilidade em nova aeronave

Com menor emissão de CO2, o 320neo, quarto avião da “A Frota Mais Mágica do Mundo”, foi lançado em Toulouse, na França

Recém apresentada na fábrica da Airbus em Toulouse, na França, a nova aeronave da Azul – que integra a fofíssima “A Frota mais Mágica do Mundo“- desta vez homenageia a Margarida, uma das personagens Disney mais queridas pelo público.

De acordo com Agnete Oernsholt, diretora de Design da The Walt Disney World e uma das responsáveis pela arte da aeronave, o processo de criação teve a simplicidade como peça chave.

Detalhes do “Margarida nas Nuvens”, novo A320neo da Azul
Créditos: Divulgação/Airbus
Detalhes do “Margarida nas Nuvens”, novo A320neo da Azul

“Mesmo que a imagem tenha sido produzida em grande escala, nós criamos o desenho com a mesma lógica que usamos para produzir imagens menores. Por conta disso, é preciso ser simples porque a imagem vista de longe tem o mesmo tamanho de um ícone de aplicativo de celular e, se houver muitos detalhes, eles se perdem”, explica.

Batizada de “Margarida nas Nuvens” o avião chega para compor o time de outras três aeronaves lançadas para celebrar o mundo mágico da Disney: “Mickey Mouse nas Nuvens“, que entrou em operação em novembro de 2021, “Minnie Mouse nas Nuvens” e “Pato Donald nas Nuvens”, lançadas respectivamente em fevereiro e junho de 2022.

Todos os aviões da “A Frota Mais Mágica do Mundo”

Voos mais sustentáveis 

Enquanto os três aviões anteriores da frota são modelos A320 (Mickey e Donald) e A321 (Minnie), o “Margarida nas Nuvens” é um A320neo (neo – ‘new engine option’) que, de acordo com a fabricante francesa, Airbus, reduz em 20% o consumo de combustível e a emissão de carbono na atmosfera em comparação ao modelo anterior. Isso fortalece os valores de sustentabilidade tanto da Airbus quanto da Azul, além claro, de reduzir custos para a companhia.

A nova aeronave da Azul reduz em 20% o gasto de combustível e a emissão de carbono
Créditos: Tuka Pereira
A nova aeronave da Azul reduz em 20% o gasto de combustível e a emissão de carbono

O combustível corresponde, aproximadamente, a 25% do custo de um voo e o menor consumo do A320neo pode refletir diretamente na redução do preço da passagem. Fora isso, o modelo ganhou mais espaço na cabine buscando tornar as viagens mais confortáveis.

A magia em voos nacionais

Na Azul, a ideia de lançar aeronaves em homenagem aos icônicos  personagens, surgiu antes da pandemia devido a proximidade da celebração dos 50 anos do Walt Disney World Resort, que teve início em outubro de 2021. Foram realizadas inúmeras reuniões remotas entre os times Disney, Azul e Airbus até que todos os detalhes fossem alinhados entre as empresas.

O A320neo da Azul sendo apresentado na sede da Airbus, em Toulouse, na França
Créditos: Tuka Pereira
O A320neo da Azul sendo apresentado na sede da Airbus, em Toulouse, na França

“Queríamos realizar um projeto diferente de todos os outros e como a Disney faria 50 anos tivemos a ideia de fazer algo especial trazendo a magia dos parques para o Brasil”, conta Renata Lorenzini, Gerente de Marketing da Azul.

Mais de 40 destinos no Brasil já recebem voos da “A Frota Mais Mágica do Mundo”, já a aeronave inspirada na Margarida, antes de iniciar sua operação, passará pelo processo de instalação de Wi-Fi e TV ao vivo, serviços oferecidos gratuitamente aos clientes. Ambos os serviços serão instalados no hangar da Azul, em Campinas.

“Estamos muito felizes com essa parceria e de encerrar 2022 com a entrega da aeronave da Margarida para concluir o ciclo de aniversário da Disney”, finaliza Renata.

A jornalista Tuka Pereira, do site Pra Onde Vai Agora?, viajou a Toulouse a convite da Disney Brasil e da companhia Azul Linhas Aéreas.