México volta a exigir visto de turistas brasileiros
Com a mudança, o processo ficará mais burocrático e caro; confira detalhes
Além da burocracia, vai ficar mais caro para viajar ao México. O governo mexicano voltará a exigir visto físico dos turistas brasileiros a partir de 18 de agosto.
A medida mais dura é para conter a entrada de brsileiros que chegam ao país para tentar imigrar ilegalmente para os Estados Unidos. A informação é do jornal mexicano “El Economista“.
Atualmente, brasileiros precisam apenas de uma autorização eletrônica de viagem para entrar no México. O processo é simples e gratuito. Com a mudança, o processo ficará mais burocrático, já que será preciso ir até o consulado mexicano –São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília—para solicitar o visto e pagar uma taxa de US$ 48 (cerca de R$ 250).
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
“Devido ao fato de que não há avanços substanciais nas ações conjuntas com o governo da República Federativa do Brasil que possibilite o uso adequado da medida de facilitação migratória e garantisse fluxos migratórios seguros, ordenados e regulares, o objetivo geral desta lei é que o governo mexicano decidiu eliminar a facilitação da obtenção do visto eletrônico para cidadãos brasileiros que pretendam ingressar por via aérea no território nacional, como visitantes sem autorização para realizar atividades remuneradas”, justificou o Ministério do Interior do México.
A medida ainda não tem previsão para entrar em vigor. Com isto, segue sendo necessário solicitar a autorização eletrônica pelo site (www.inm.gob.mx/sae/publico/pt/solicitud.html). Mas é bom ter paciência, pois o serviço está passando por instabilidade desde o final de maio. Estão dispensados da exigência os viajantes que já tiverem visto americano ou canadense válidos.