Mitos e verdades para quem quer morar no Canadá

O país é um dos destinos preferidos dos brasileiros para estudar e morar

Por: Redação | Comunicar erro

Imigrar atrás de uma vida melhor é o sonho de muitos brasileiros, e o Canadá é um dos destinos preferidos por muitos. É por aí que surgem inúmeras dúvidas sobre o processo de imigração, além de especulações e afirmações vistas pelos olhos de quem enxerga sempre a grama do vizinho mais verde.

Canadá
Crédito: Elijah-Lovkoff/iStockConfira abaixo o que é mito e o que é verdade sobre morar no Canadá

Com ajuda do pessoal do eTA Canadá Visa, preparamos este guia contendo mitos e verdades para quem deseja morar no Canadá.

Mito

O Canadá precisa de imigrantes brasileiros – O país precisa e recebe abertamente imigrantes qualificados do mundo inteiro, não apenas os brasileiros. Qualquer um que queira e atenda às condições pode viver e/ou trabalhar no país.

O processo de imigração é fácil e muito barato – Com certeza esse é o maior mito de todos. O processo de imigração para o Canadá e para qualquer país do mundo, envolve várias condições e etapas. Os custos que começam mesmo antes da viagem com documentos e taxas que são exigidas pelo consulado.

Canadá
Crédito: XtockImages/iStockO país precisa e recebe abertamente imigrantes qualificados do mundo inteiro

Preciso falar francês para imigrar e conseguir um bom emprego no país – Não exatamente. O Canadá possui o inglês e o francês como idiomas oficiais. Algumas regiões do país falam predominantemente um ou outro dos idiomas citados.

No Canadá trabalha-se menos – Aqui trabalham-se em média 44h semanais como no Brasil, além do país ter pouquíssimos feriados e apenas 2 semanas de férias por ano.

Verdade

É necessário um bom nível de inglês / francês para dar entrada no processo de imigração – Tudo começa já nos documentos, os quais exigem tradução. Depois nas entrevistas no consulado. Imagina imigrar sem saber nada do que idioma local? Bem difícil não é?

Canadá
Crédito: alexskopje/iStockO processo de imigração para o Canadá envolve várias condições e etapas

O processo de encontrar um emprego em minha área de atuação pode ser demorado – SIM. Alguns fatores influenciam muito nessa questão, como seu nível de proficiência no idioma e a validação de toda sua vida acadêmica, por exemplo. Além disso, há o fato de não ter uma experiência no país, o que o torna menos conhecido.

É possível viver só com o inglês em Montreal – Montreal é uma província bilíngue. Grande parte da população fala os dois idiomas normalmente, portanto se você fala bem o inglês conseguirá se comunicar.

Segurança é um ponto forte – Claro que a violência existe em todo lugar onde existe muita gente. Mas os níveis de criminalidade são baixos, logo, você se sente muito seguro andando nas ruas seja dia ou noite.

Canadá
Crédito: vdvtut/iStockO processo de encontrar um emprego na área de atuação pode ser demorado

Mito e verdade

Os imigrantes têm saúde, segurança e educação gratuitos – É verdade que o país possui um serviço de qualidade nesses quesitos citados e que os imigrantes também podem usufruir destes serviços, porém depende muito do tipo de imigrante que você é. No caso do visto temporário de turismo, por exemplo, não se tenha os mesmos direitos que um cidadão contribuinte.

Compartilhe: