Mônaco tem museu inovador

Por Heitor e Silvia Real

Por: Viramundo e Mundovirado | Comunicar erro

Localizado diante do mar cobalto, o Novo Museu Nacional de Mônaco convida os viajantes para um mergulho camaleônico em espaço multiforme. Fruto de reflexão e questionamentos da equipe de curadores, o NMNM busca renovar a visão que o público tem de um museu, e como esse espaço deve ser vibrante e se encaixar no mundo atual.

Fachada do Novo Museu Nacional de Mônaco

As exposições e mostras ocupam todas as salas e espaços de um palacete, a Villa Paloma, construída por volta de 1913 pelo milionário americano Edward Dickerson. Ele a apelidou de Vila-Coquete pelos detalhes de seus mosaicos, colunas e vitrais. Em 2008 foi adquirida pelo Estado de Mônaco para ser o NMNM.

Sempre com mostras que suscitam grande interesse do público, exposições curiosas como a instalação de velhos tênis utilizados como suportes para plantas, ateliers educativos para jovens, workshops, horticultura, e atividades em família. No Jardim Exotique fica a instalação permanente de Jean-Pascal Flavin, a “Casa Dobrável”, definida como algo entre arquitetura e escultura.

Sala Hercule Florence

Também há uma sala dedicada ao inventor e desenhista Hercule Florence que é de muito interesse para os brasileiros. Aventureiro, aos 16 anos ele deixou Mônaco em um navio, e ao chegar no Rio de Janeiro, em 1824, fica sabendo que o cientista alemão von Langsdorff precisava de um desenhista para uma expedição à Amazônia. É contratado no ato. Devemos a Florence a documentação precisa dos índios, da nossa natureza, fauna e flora.

Obra “A Sereia”, do pintor brasileiro Alfredo Volpi

E agora, até 20 de maio mais uma surpresa que nos envaidece: uma exposição “A Poética da Cor”, com 70 quadros do pintor brasileiro Alfredo Volpi. Mais conhecido por suas bandeirinhas festivas e fachadas singelas das casas do bairro do Cambuci, onde viveu e começou a vida como pintor de paredes das casas nobres paulistas. Volpi hoje é reconhecido como uma das nossas maiores expressões do modernismo.

Até 20 de maio, museu abriga  a exposição “A Poética da Cor”, com 70 quadros do pintor brasileiro Alfredo Volpi

Aproveite para conhecer Mônaco na primavera, uma estação privilegiada na Europa e apreciar os quadros de Volpi.

Nouveau Musée National de Mônaco – NMNM
Onde: Villa Paloma 56, Boulevard du Jardin Exotique
Horário: todos os dias das 10h às 18h
Quanto: € 6
Informações: www.nmnm.mc

Compartilhe:

Autor: Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …