Mônaco tem museu inovador

Por Heitor e Silvia Real

Por: Viramundo e Mundovirado | Comunicar erro

Localizado diante do mar cobalto, o Novo Museu Nacional de Mônaco convida os viajantes para um mergulho camaleônico em espaço multiforme. Fruto de reflexão e questionamentos da equipe de curadores, o NMNM busca renovar a visão que o público tem de um museu, e como esse espaço deve ser vibrante e se encaixar no mundo atual.

Fachada do Novo Museu Nacional de Mônaco

As exposições e mostras ocupam todas as salas e espaços de um palacete, a Villa Paloma, construída por volta de 1913 pelo milionário americano Edward Dickerson. Ele a apelidou de Vila-Coquete pelos detalhes de seus mosaicos, colunas e vitrais. Em 2008 foi adquirida pelo Estado de Mônaco para ser o NMNM.

Sempre com mostras que suscitam grande interesse do público, exposições curiosas como a instalação de velhos tênis utilizados como suportes para plantas, ateliers educativos para jovens, workshops, horticultura, e atividades em família. No Jardim Exotique fica a instalação permanente de Jean-Pascal Flavin, a “Casa Dobrável”, definida como algo entre arquitetura e escultura.

Sala Hercule Florence

Também há uma sala dedicada ao inventor e desenhista Hercule Florence que é de muito interesse para os brasileiros. Aventureiro, aos 16 anos ele deixou Mônaco em um navio, e ao chegar no Rio de Janeiro, em 1824, fica sabendo que o cientista alemão von Langsdorff precisava de um desenhista para uma expedição à Amazônia. É contratado no ato. Devemos a Florence a documentação precisa dos índios, da nossa natureza, fauna e flora.

Obra “A Sereia”, do pintor brasileiro Alfredo Volpi

E agora, até 20 de maio mais uma surpresa que nos envaidece: uma exposição “A Poética da Cor”, com 70 quadros do pintor brasileiro Alfredo Volpi. Mais conhecido por suas bandeirinhas festivas e fachadas singelas das casas do bairro do Cambuci, onde viveu e começou a vida como pintor de paredes das casas nobres paulistas. Volpi hoje é reconhecido como uma das nossas maiores expressões do modernismo.

Até 20 de maio, museu abriga  a exposição “A Poética da Cor”, com 70 quadros do pintor brasileiro Alfredo Volpi

Aproveite para conhecer Mônaco na primavera, uma estação privilegiada na Europa e apreciar os quadros de Volpi.

Nouveau Musée National de Mônaco – NMNM
Onde: Villa Paloma 56, Boulevard du Jardin Exotique
Horário: todos os dias das 10h às 18h
Quanto: € 6
Informações: www.nmnm.mc

Compartilhe:

Autor: Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …