Mont Saint-Michel tem duas grandes marés previstas para março

Um dos momentos mais esperados para turistas que visitam a França –as grandes marés no Mont Saint-Michel– acontecem duas vezes neste mês de março. A primeira acontecerá no sábado, dia 21, às 20h07 (horário local). Seguida por uma repetição do evento no domingo, dia 22, às 20h48. Turistas do mundo inteiro se organizam para ver esse espetáculo da natureza com o mar retirando-se em alta velocidade por cerca de dez quilômetros e voltando com a mesma rapidez.

Por serem tão esperadas e raras, a previsão para estes fenômenos de maré alta é feita com antecedência e normalmente com bastante precisão, para que os turistas possam se programar. Quem perder as de março terá mais duas oportunidades ainda em 2015: em 31 de agosto e 29 de setembro.  Todas elas acontecem à noite também, o que realça ainda mais a beleza da experiência, pois a abadia fica completamente iluminada.

O Mont Saint-Michel, na Normandia, é uma das atrações mais visitadas da França

A observação destes eventos só é possível de forma plena às mudanças que foram realizadas nos últimos três anos no monumento, restabelecendo o caráter natural da paisagem em volta da abadia. Entre essas renovações, o dique-estrada que ligava a abadia ao continente foi removida parcialmente, e o estacionamento foi relocado. Dessa maneira atualmente somente é possível fazer a travessia em duas etapas: a primeira é feita de van, através de uma nova ponte que foi construída e a segunda se faz a pé através de uma passarela que leva até a entrada do vilarejo.

Foto: maxisciences.com

O Mont Saint-Michel é um dos destinos mais clássicos da região da Normandia, na França, e o terceiro mais visitado do país (atrás somente da Torre Eiffel e do castelo de Versalhes), com mais de três milhões de turistas anualmente.  No verão o monumento oferece visitas noturnas e, fora dos períodos de alta temporada, também é possível contratar uma visita privilegiada. O título de Patrimônio Mundial da Unesco somado à arquitetura medieval conservada e a abadia de mais de 1.300 anos tornam o destino um dos mais imperdíveis da França.

MONT SAINT-MICHEL
Horário: Aberto todos os dias (fechado 1º de janeiro e de maio e 25 de dezembro); de 2 de maio à 31 de agosto, das 9h às 19h, sendo a última entrada às 18h; de 1º de setembro à 1º de abril das 9h30 às 18h, sendo a última entrada às 17h.
Ingresso: €9
Informações: www.monuments-nationaux.fr