MSC inaugura o World America, seu maior e mais moderno navio

Navio é o primeiro das MSC Cruzeiros projetado especificamente para o mercado dos Estados Unidos

10/04/2025 01:03 / Atualizado em 04/05/2025 01:37

O Porto de Miami testemunhou um marco na indústria de cruzeiros com a cerimônia de inauguração do MSC World America, o mais novo e inovador navio da MSC Cruzeiros.

O evento, realizado na noite desta quarta-feira, 9, no recém-inaugurado terminal da armadora ítalo-suíça –o maior e mais moderno do mundo–, celebrou a chegada de uma embarcação que promete redefinir a experiência de cruzeiros no mercado norte-americano.

MSC World America é o maior e mais moderno navio da MSC Cruzeiros
MSC World America é o maior e mais moderno navio da MSC Cruzeiros - Divulgação/MSC Cruzeiros

“Esse é um navio com alma europeia, mas feito para o mercado americano. Nosso objetivo é que a MSC se torne um nome conhecido pelos americanos, oferecendo um produto de qualidade, acessível e diferenciado”, destacou Lynn Torrant, presidente da companhia na América do Norte, durante o evento para jornalistas do mundo inteiro.

Festa de inauguração do MSC World America

A cerimônia teve a presença da madrinha do MSC World America, a atriz e apresentadora Drew Barrymore, e também do ator Orlando Bloom.

A estrela de Hollywood conduziu o tradicional corte da fita e o lançamento da garrafa de champanhe na proa do navio (remotamente), ao lado de Orlando –ambos participam da campanha “Let’s Holiday”, lançada no intervalo do SuperBowl, em fevereiro último.

“Nunca imaginei que seria madrinha de um navio, mas agora estou totalmente envolvida nisso. Estou muito orgulhosa. É um título que carrego com alegria, porque sei que ninguém faz nada sozinho no mundo, tudo é fruto de colaboração”, disse Drew Barrymore durante a cerimônia.

Público teve uma breve amostra do espetáculo "Dirty Dancing", MSC World America nos roteiros regulares
Público teve uma breve amostra do espetáculo “Dirty Dancing”, MSC World America nos roteiros regulares - Márcio Diniz/Catraca Livre

O cantor porto-riquenho Marc Anthony também esteve a bordo para o lançamento de sua linha de acessórios em parceria com a marca Bulova, que abriu sua primeira loja em um navio. Após show de drones, a cantora Gloria Estefan comandou a festa da área das piscinas com seus principais hits. A noite seguiu com DJ’s madrugada a dentro.

Cerimônia de inauguração do MSC World America
Cerimônia de inauguração do MSC World America - Márcio Diniz/Catraca Livre

Após a cerimônia, os convidados embarcaram em um cruzeiro comemorativo de três noites com escala estendida na Ocean Cay MSC Marine Reserve, a ilha privativa da MSC nas Bahamas. Os eventos imersivos a bordo deram uma prévia das experiências únicas que o navio proporcionará aos hóspedes .

Por dentro do do MSC World America

O MSC World America é o primeiro navio da MSC projetado especificamente para atender o exigente público norte americano. Com 22 andares, mais de 47 metros de largura e 2.614 cabines, a embarcação combina o design europeu característico da MSC com elementos que refletem o ‘lifestyle’ americano.

A World Galleria ocupa três andares do MSC World America
A World Galleria ocupa três andares do MSC World America

O navio destaca-se não apenas por sua grandiosidade, mas também por sua abordagem sustentável, sendo movido a gás natural liquefeito (GNL) e equipado com tecnologias que reduzem significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

O MSC World America apresenta sete distritos distintos, cada um oferecendo experiências personalizadas para diferentes perfis de viajantes.

Detalhes do MSC World America, novo navio da MSC Cruzeiros
Detalhes do MSC World America, novo navio da MSC Cruzeiros - Divulgação/MSC Cruzeiros

Desde o exclusivo MSC Yacht Club –o maior da frota–, que proporciona uma experiência de “iate dentro do navio”, até áreas dedicadas ao entretenimento familiar, como  o The Harbor –um parque aquático ao ar livre com playground interativo–, e espaços zen para relaxamento, o navio foi concebido para atender às diversas preferências dos hóspedes.

The Harbor é um dos 7 distritos do MSC World America
The Harbor é um dos 7 distritos do MSC World America - Márcio Diniz/Catraca Livre

Entre as novidades gastronômicas, destaca-se o único restaurante Eataly em alto-mar, oferecendo uma autêntica experiência italiana. Além disso, o navio conta com o restaurante grego Paxos e opções de refeições rápidas e casuais, como o Luna Park Pizza & Burger, para agradar a todos os paladares.

Interior de uma das cabines do MSC World America
Interior de uma das cabines do MSC World America - Márcio Diniz/Catraca Livre

Ao todo, o MSC World America tem 13 restaurantes e 20 bares e lounges, incluindo um novo conceito de Sports Bar, um Comedy Club e até uma microcervejaria.

Terminal de última geração

Projetado pelo renomado escritório Arquitectonica, o terminal da MSC Cruzeiros no Porto de Miami se impõe como o maior e mais moderno do mundo. Com capacidade para processar até 36 mil passageiros por dia e receber três navios simultaneamente, a estrutura promete tornar a experiência do hóspede ainda mesmo no check-in.  

O amplo e moderno terminal da MSC Cruzeiros no Porto de Miami
O amplo e moderno terminal da MSC Cruzeiros no Porto de Miami - Márcio Diniz/Catraca Livre

O novo terminal da MSC aposta em soluções sustentáveis: painéis solares, sistema de captação de águas pluviais e, sobretudo, infraestrutura para o uso de energia elétrica em terra (shore power), algo que ainda engatinha em muitos portos ao redor do mundo. Essa transição energética permitirá que os navios desliguem seus motores ao atracar, reduzindo significativamente as emissões locais de poluentes.

O terminal foi pensado para oferecer check-in 100% digitalizado, com quiosques de autoatendimento e escaneamento biométrico, permitindo que os passageiros façam todo o processo de embarque em poucos minutos. As áreas de espera são amplas e climatizadas, com sala VIP para clientes MSC Yacht Club.

Totens de inspeção de passaportes no terminal da MSC Cruzeiros em Miami
Totens de inspeção de passaportes no terminal da MSC Cruzeiros em Miami - Márcio Diniz/Catraca Livre

A infraestrutura foi pensada também para oferecer agilidade na triagem de segurança e imigração, em parceria com a U.S. Customs and Border Protection, reduzindo filas e tempos de espera. O terminal conta ainda com um estacionamento coberto com 2.400 vagas, incluindo áreas destinadas a veículos elétricos e zonas específicas para transporte por aplicativo.

Todo o processo de embarque no navio é feito ainda no terminal
Todo o processo de embarque no navio é feito ainda no terminal - Márcio Diniz/Catraca Livre

Para a cidade de Miami, a chegada do novo terminal –que gerou centenas de empregos diretos e indiretos– reforça sua posição como capital mundial dos cruzeiros. “Estamos entusiasmados em receber o MSC World America no PortMiami. Também quero parabenizar a MSC Cruzeiros pelos investimentos em nossa comunidade. Seu novo terminal criou muitos empregos para nossos residentes e impactou positivamente nossa economia local. Esperamos uma parceria bem-sucedida e crescimento contínuo na Capital Mundial dos Cruzeiros”. destacou prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava.

A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava
A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava - Márcio Diniz/Catraca Livre

“Nosso novo terminal em Miami é mais do que um prédio: é uma porta de entrada para o futuro da nossa presença nos EUA. Estamos oferecendo uma experiência que começa antes mesmo do embarque, e que combina tecnologia, conforto e responsabilidade ambiental”, declarou Gianni Onorato, o CEO global da MSC Cruzeiros.

*O jornalista viaja a convite da MSC Cruzeiros