Museu na Serra da Capivara vai contar história do planeta

O Museu da Natureza abre às portas no dia 19/12 e foi idealizado pela arqueóloga brasileira Niéde Guidon

Por: Redação | Comunicar erro

Considerado o maior parque arqueológico da América do Sul, o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no interior do Piauí, vai ganhar mais um atrativo a partir do dia 18 de dezembro: o Museu da Natureza.

Museu da Natureza
Crédito: DivulgaçãoMuseu da Natureza vai complementar a experiência que é visitar a Serra da Capivara

Ao longo de 12 diferentes salas, o visitante fará uma imersão pela história natural do planeta, desde o surgimento da vida até os dias atuais, passando pelas transformações do meio ambiente e tendo as mudanças climáticas como protagonistas dos acontecimentos.

Museu da Natureza
Crédito: DivulgaçãoO museu tem forma de uma espiral concêntrica e cada sala convida a um novo ciclo da formação da vida no planeta e na região do Parque Nacional da Serra da Capivara

A linguagem usada no museu combina acervos, tecnologia, documentos científicos e evidências materiais, além de animação, recursos cenográficos e conteúdo audiovisual. Alguns animais que viveram no território brasileiro há milhares de anos foram modelados pela primeira vez, especialmente para o museu.

Museu da Natureza
Crédito: DivulgaçãoSalas usam tecnologia para convidar o visitante a uma imersão na história da natureza desde as origens do sistema solar até os dias atuais

A ideia de criar o museu partiu de Niéde Guidon, arqueóloga brasileira conhecida mundialmente por lutar pela comprovação de sua teoria e preservação do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Ao todo, o museu tem 1700 metros de área expositiva permanente e mais 700 metros de área para eventos e exposições temporárias.

Museu da Natureza
Crédito: DivulgaçãoA Caatinga, bioma que ocupa a região do parque, tem uma sala só para ela, onde diversos achados da região ficam expostos
Museu da Natureza
Crédito: DivulgaçãoPinturas localizadas em áreas não abertas à visitação do público passam a ser vistas em projeções de realidade aumentada
Museu da Natureza
Crédito: DivulgaçãoAnimais que viveram na região a milhares de anos foram modelados
Museu da Natureza
Crédito: DivulgaçãoAnimais que viveram na região a milhares de anos foram modelados
Museu da NAtureza
Crédito: DivulgaçãoAnimais que viveram na região a milhares de anos foram modelados

O museu será aberto ao público no dia 19 de dezembro e funcionará de quarta a segunda-feira das 13h às 19h.

Serra da Capivara
Crédito: DivulgaçãoAnimais são os principais assuntos das pinturas encontradas na região

“O Museu da Natureza vai complementar o conteúdo histórico e educativo do parque e pelas centenas de sítios arqueológicos visitáveis”, diz Niède Guidon.

Museu da Natureza
Onde: zona rural de Coronel José Dias (500 km de Teresina
Horário: quarta a segunda-feira, das 13h às 19h
Quanto: R$ 30

Compartilhe: