CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Museu virtual reúne todas as obras do pintor Rafaello em um só lugar

Plataforma cria projeto em comemoração aos 500 anos da morte do mestre renascentista italiano

Por: Redação

Considerado um dos grandes nomes do Renascentismo italiano, o pintor e escultor Raffaello Sanzio, responsável por obras como ‘Madona e o Menino Entronados com Santos’ (1505), morreu na Itália no dia 6 de abril de 1520.

Para relembrar seu legado e aproximar o público de sua produção artística, a Musement, plataforma digital de descobertas de experiências, preparou um museu virtual que já está disponível gratuitamente no site www.musement.com/br/rafael-virtual-museu.

Crédito: DivulgaçãoMuseu virtual que inclui mais de cem obras do pintor renascentista italiano Raffaello

Nele é possível viajar pelos cinco continentes e navegar pelos locais onde estão expostas suas principais obras sem sair de casa, incluindo os Museus do Vaticano, Louvre, Galeria Uffizi, Prado, Villa Borghese e Museu Hermitage. No total, há mais de cem pinturas de diversas etapas de sua carreira, desde Madonas serenas à cenas bíblicas poderosas.

O museu virtual desenvolvido pela Musement permite admirar as pinturas, retratos e grandes composições criadas pelo mestre italiano ao longo de sua vida, além de conhecer todas as informações relativas sobre onde está exposta cada obra, seu ano de criação e detalhes da concepção.

Crédito: Wikimedia CommonsO afresco ” A missa de Bolsena”, que está no Vaticano , é uma das obras de Raffaello que podem ser vistas no museu virtual

Até hoje, Raffaello é lembrado como um dos principais nomes da pintura italiana. Ao lado de Michelangelo e Botticelli, ele aprimorou suas técnicas ainda muito jovem, com ajuda do pai que tinha o mesmo ofício.

De seu mestre, Leonardo Da Vinci, Raffaello absorveu com mais sutileza a estética renascentista, usando com sabedoria o contraste de luz e sombras (chiaroscuro) e o sfumato, que é a utilização de sombreados para delinear formas. Seguindo esta linha artística, pintou dezenas de madonas e desenvolveu possibilidades de representação da anatomia humana.

Crédito: Wikimedia CommonA obra “A morte de Ananias”, exposta no Victoria and Albert Museum, em Londres

Em Roma, cidade onde viveu a maior parte de sua vida, o pintor ganhou fama por seus afrescos e tornou-se pintor oficial do Vaticano. Tamanho era seu prestígio que, segundo o biógrafo Giorgio Vasari, o papa Leão 10 chegou a pensar em fazê-lo cardeal.

Em seus 37 anos de vida e obra, Raffaello desenvolveu dezenas de afrescos, murais, altares, tapeçarias e pinturas sacras, mas também descobriu-se arquiteto, projetando construções profanas além de igrejas como a de Sant’Eligio degli Orefici, localizada na capital italiana.

Obra de Raffaello no Brasil

O Museu de Arte de São Paulo (MASP), na capital paulista, conserva hoje a única obra de Raffaello fora das coleções europeias e norte-americanas. Trata-se da “Ressurreição de Cristo”, finalizada em 1502.

Crédito: Divulgação/MASPA “Ressurreição de Cristo”, única obra de Raffaello em exposição no Brasil

A pintura foi adquirida pelo MASP em 1954 e é um retrato dramático da cena bíblica em que Cristo ergue-se tranquilo sobre um sarcófago e, assustados, os guardiões se contorcem de medo.

A obra faz o uso de diversos elementos simétricos para chamar atenção para a figura de Cristo em meio a um cenário complexo e rico em detalhes.

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …