Negroni é coquetel mais popular do mundo; saiba o porque
O outro clássico italiano, Aperol Spritz, ficou em oitavo lugar da lista.
O Negroni conquistou o posto de coquetel mais consumido no mundo pela terceira vez consecutiva, de acordo com o ranking Drinks International Brands Report 2024.
O drinque que costuma agradar os amantes de bebidas mais amargas, é caracterizado por ser versátil e criativo, proporcionando inúmeras possibilidades de criações de novas versões.
A bebida clássica de cor vermelha é uma combinação de gin, Campari e vermute, com sabor amargo marcante, descendente do drinque Americano (que leva vermute, Campari e água com gás).
Os 20 drinques mais consumidos do mundo
- Negroni
- Old Fashioned
- Margarita
- Espresso Martini
- Daiquiri
- Whiskey Sour
- Dry Martini
- Aperol Spritz
- Paloma
- Moscow Mule
- Penicillin
- Manhattan
- Mojito
- Bloody Mary
- Gimlet
- Americano
- Amaretto Sour
- Clover Club
- Mai Tai
- Pisco Sour
Como surgiu o Negroni
O Negroni surgiu em 1919 em Florença, na Itália, quando o conde Camillo Negroni pensou em pedir um coquetel Americano, mas decidiu que era hora de mudar. Ele solicitou um toque de gim ao invés de refrigerante, inspirando por sua última viagem a Londres.
O barman acrescentou um enfeite de laranja em vez de uma rodela de limão do Americano para indicar a nova bebida que ele havia criado. Em Florença, a inovação do conde ficou conhecida como Americano do conde Negroni, ou o “Americano com um toque de gim”, mas o que quer que fosse chamado na época, o Negroni nasceu.
O Negroni é hoje um dos mais famosos coquetéis clássicos contemporâneos. Em qualquer lugar do mundo, você encontrará um mixologista que pode fazer o icônico Negroni.
A receita original, a combinação perfeitamente equilibrada das partes iguais de Campari, vermute vermelho e London Dry gim, tem quase um século e continua a ser apreciada até hoje. A International Bartenders Association (IBA) lista o Campari como ingrediente oficial do Negroni e, portanto, não há Negroni sem Campari!