Nova Zelândia é o 2º pior país do mundo para estrangeiros

Brasil está entre os melhores, com México na liderança; veja ranking

Está pensando morar fora do Brasil? Pesquisa feita pelo site InterNations –comunidade de expatriados– apontou os piores países do mundo para estrangeiros. E, pasmem, a Nova Zelândia é um deles.

O motivo? O alto custo de vida. Segundo o levantamento, a Nova Zelândia é “muito cara” e “muito difícil” para os expatriados recém-chegados conseguirem um emprego. O país da Oceania ficou atrás apenas Kuwait, no Oriente Médio.

Nova Zelândia é considerado o 2º pior país do mundo para estrangeiros viverem
Créditos: Miles Holden/Tourism New Zealand
Nova Zelândia é considerado o 2º pior país do mundo para estrangeiros viverem

Hong Kong, Chipre e Luxemburgo completam o top 5 dos piores países do mundo para estrangeiros. Na outra ponta, México, Indonésia, Taiwan, Portugal e Espanha foram considerados países do mundo para expatriados morarem.

O levantamento Expat Insider foi feito com 12 mil expatriados de 177 nacionalidades que vivem em 181 países e analisou fatores como qualidade de vida, facilidade para se estabelecer, oportunidades de trabalho, custos de vida e condições gerais oferecidas ao expatriado, como moradia, burocracia e dificuldade com o idioma.

Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,907 –o terceiro do mundo–, na Nova Zelândia o expatriado encontra mais dificuldade com suas finanças pessoais do que em qualquer outro lugar do mundo.

México ficou em 1º lugar no ranking dos melhores países do mundo para estrangeiros viverem
Créditos: mofles/iStock
México ficou em 1º lugar no ranking dos melhores países do mundo para estrangeiros viverem

A qualidade de vida também foi criticada pelos estrangeiros por conta dos custos elevados de transporte e falta de opção de atividades de lazer e vida noturna. No total, 60% dos estrangeiros entrevistado afirmaram estar felizes na Nova Zelândia.

Brasil entre melhores

O Brasil ficou em 16° lugar no ranking dos melhores países para estrangeiros morarem, a frente da Suíça (19º), Holanda (22º), Canadá (23º) e França (31º), por exemplo.

Brasil ficou em 16° lugar como melhor país para estrangeiros
Créditos: MesquitaFMS/iStock
Brasil ficou em 16° lugar como melhor país para estrangeiros

O país obteve ótimas avaliações em critérios como qualidade de vida, facilidade em encontrar trabalho, custo de vida, moradia e dificuldade com o idioma. O Brasil ficou em 10º em opções de lazer, 4º em facilidade para se estabelecer, 3º em cultura, 5º em receptividade e 4º em facilidade para fazer amizades.

10 piores países no mundo para estrangeiros

  1. Malta
  2. Itália
  3. Peru
  4. África do Sul
  5. Japão
  6. Luxemburgo
  7. Chipre
  8. Hong Kong
  9. Nova Zelândia
  10. Kuwait

10 melhores países no mundo para estrangeiros

  1. México
  2. Indonésia
  3. Taiwan
  4. Portugal
  5. Espanha
  6. Emirados Árabes Unidos
  7. Vietnã
  8. Tailândia
  9. Austrália
  10. Cingapura