O depoimento de um Instaviajante

Por: dubbi | Comunicar erro

O que leva alguém a fazer uma viagem sem saber o destino? E como é essa experiência?

Confira o relato completo e incrível de um Instaviajante. Um cara que simplesmente estava tão cansado da mesmice que comprou uma viagem com a namorada por impulso, sem saber o destino, e acabou tendo uma das melhores experiências da sua vida! Você não acredita? Então leia o que ele falou. Nós temos certeza que vai fazer você mudar seu modo de viajar.

“E então, chegou o dia que eu tanto esperava. O dia que eu viajaria para um destino surpresa, sem planejar nada. O que pareceu uma boa ideia em um primeiro momento, pareceu uma idiotice gigantesca logo em seguida… até que o destino foi revelado, eu peguei a estrada e fiz uma das melhores viagens da minha vida! Mas antes de falar sobre um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, sobre cavernas gigantes e sobre cachoeiras, vamos começar pelo começo. E o começo da minha viagem não é pegando a estrada e partindo. É morrendo de tédio em São Paulo.

Todo dia eu acordo por volta das 8h, tomo banho, café e vou para o trabalho. No final de semana, às vezes saio para tomar cerveja com os amigos, vou jantar em um lugar diferente com a minha namorada ou passeio pelo Paulista fechada de domingo. Eu praticamente como a mesma coisa, faço as mesmas coisas e descanso. Até os lugares para onde eu viajo acabaram caindo na mesmice (talvez porque eu não ando com tempo para planejar uma viagem para um lugar que não conheço direito). E isso não é viver, é existir. Acaba o final de semana e eu estou descansado, mas não renovado para voltar para o trabalho. Falta alguma coisa, ou melhor, faltava.

Um amigo que se encontrava no mesmo quadro tedioso que o meu nos últimos meses me recomendou algo para eu parar de reclamar: o Instaviagem, uma plataforma online que organiza viagens de 3 dias para lugares incríveis pelo Brasil. Mas com um “porém”, a plataforma só revela o destino da viagem 2 dias antes de você viajar.

Achei aquilo maluquice, mas meu amigo achou incrível! Tão incrível que fez uma viagem surpresa e me recomendou garantindo que eu iria adorar. Resolvi pesquisar sobre o assunto e achei matérias no InfoMoney e no Catraca Livre.

Comecei a me interessar mais e fui fuçar a página do Instaviagem. Quando menos percebi, tinha agendado uma viagem supresa para mim e minha namorada. Foi assim mesmo, como a maior parte das compras, no impulso. E logo em seguida bateu a ansiedade e uma pontada de arrependimento. Para onde iriam me mandar? Será que valeria a pena? Bom, em três semanas eu descobriria.

Era 5ª feira quando recebi um e-mail do Instaviagem revelando meu destino: o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, vulgo Petar. No e-mail também estavam sugestões do que levar na mala, informações da estrada, o código de uma playlist do Spotify montada  exclusivamente para mim e o roteiro da viagem pelos próximos três dias que vou contar em detalhes mais adiante. Eu fiquei impressionado, o pessoal do Instaviagem acertou na mosca um destino que eu ainda não conhecia, mas que tinha tudo a ver comigo. Mas eu ainda não comemoraria antes da hora para não zicar a viagem.

Na 6ª feira, consegui sair mais cedo do trabalho, peguei minha namorada no trabalho dela e partimos. A sensação de deixar para trás a selva de pedra e ver o verde tomando conta da paisagem enquanto o sol se punha na estrada era uma mistura de alívio e liberdade. Como se estivesse segurando ar debaixo d’água por muito tempo e enfim voltasse a respirar. Chegamos na pousada que o pessoal do Instaviagem reservou para a gente depois de 4h30 de viagem. Um lugar rústico no meio da Mata Atlântica chamado Pousada das Cavernas, que recomendo totalmente. O espaço é simples, mas o contato com a natureza é privilegiado.

Deixamos nossas malas na pousada e não perdemos tempo, fomos direto à recomendação do nosso roteiro para a 1ª noite, o restaurante Mangarito. Se você quer conhecer o Petar, anote esse nome. É basicamente um bar no meio do mato, todo aberto, que serve caipirinhas incríveis e pizzas excelentes. Foi um ótimo começo de viagem, perfeito para relaxar e fechar a noite.

No dia seguinte, acordamos cedo e tomamos um café da manhã reforçado curtindo a vista da pousada. O pessoal do Instaviagem contratou um guia do Parque de Aventuras para nos buscar às 8h e nos levar para um passeio que duraria praticamente o dia inteiro. O guia nos levou logo de cara a Caverna de Santana (a mais linda o Petar na minha opinião, que parece cenário de série estilo “Mundo Perdido”) por uma trilha de 2hs repleta de salões e formações rochosas curiosas, depois para a Caverna do Morro Preto, seguida pela Caverna do Couto e terminou nosso passeio com um banho de água gelada na Cachoeira do Couto. Foi exaustivo, mas uma exaustão gostosa. Ah, e uma dica valiosa, leve um kit de comida e água. O pessoal do Instaviagem foi atencioso o suficiente para deixar um para nós na recepção da pousada antes de sairmos. O kit salvou o rolê.

Mortos de cansaço, eu e minha namorada só conseguimos fazer uma coisa antes de voltarmos para a pousada. Pararmos no Restaurante da Pousada do Abílio, que fica a 200m, e comemos um pratão de comida caseira por apenas 12 reais cada um!

No dia seguinte o Instaviagem não agendou nada para nós, mas deixou um roteiro recomendado e, como gostamos tanto das outras recomendações, nem precisamos pensar muito para decidir. Fechamos mais um roteiro animal com o pessoal do Parque de Aventuras. Começamos o passeio pela Trilha do Betari, passamos pela Cachoeira das Andorinhas (boatos que é a mais bonita do Petar, com 25m de altura, mas não dá para tomar banho por causa da força das águas), depois pela Cachoeira do Beija-Flor, que é ainda mais alta que a das Andorinhas, e por fim chegamos ao ponto alto do passeio e minha experiência favorita da viagem: a Caverna da Água Suja, onde tomamos um banho na escuridão da caverna de águas de uma cachoeira intera. Chegar lá não é difícil, mas é para quem tem coragem!

Cachoeira na região do Petar

No final do passeio, nos despedimos do guia, trocamos de roupa e pegamos a estrada. Comeríamos no caminho de volta para SP aproveitando para dirigir enquanto ainda estava claro e eu estava curioso para ver o 2º episódio da 7ª temporada de Game of Thrones (pode me julgar).

Novamente, eu estava exausto. Mas era uma exaustão gostosa, sabe? Sorri comigo mesmo pensando nisso. Se tivesse ficado em São Paulo teria passado o final de semana preguiçosamente na cama. Ao invés disso, fiz trilhas no meio do mato e debaixo de cavernas, tomei banho de cachoeira e conheci um lugar incrível. Foi sem dúvida nenhuma uma das melhores viagens da minha vida e acho que sei o motivo. Quando planejava minhas viagens, passava tanto tempo analisando dicas e avaliações de viajantes que o elemento surpresa simplesmente desaparecia. Então eu já sabia o que esperar de cada lugar para onde ia. E quando não planejava por falta de tempo as coisas não saíam tão bem. Eu meio que deixava de fazer algumas coisas muito legais por falta de conhecimento e me arrependia depois. O Instaviagem resolveu esses dois problemas.

Ter me jogado em uma experiência como essas foi tão bom que vou fazer isso de novo no mês que vem! E agora estou com aquela dúvida de novo… para onde vão me levar? Bom, seja lá para onde for, eu sei de uma coisa: estou dizendo adeus aos meus finais de semana de mesmice! E recomendo para todo mundo fazer o mesmo.”

Autor: dubbi

O dubbi é uma rede colaborativa feita por e para viajantes.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário dubbi da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …