Últimas notícias:

Loading...

Mico-leão-dourado convida para um passeio na Mata Atlântica

No interior do Rio, fique cara a cara com o mico e conheça a exposição que celebra a história de preservação da espécie

Por: Redação

Por Ana Paula Severiano, da Garupa

Com sua juba cor de fogo, este é o mico mais popular do Brasil. Mas nem sempre foi assim. Endêmica de regiões de Mata Atlântica no Sstado do Rio de Janeiro, no final dos anos 1970, a espécie corria risco crítico de extinção. Como resultado da caça predatória e da derrubada da floresta, restavam apenas 70 animais na natureza. O panorama mudou com a fundação e o trabalho da Associação Mico-leão-dourado (AMLD), que se focou em duas frentes: pesquisa científica para reprodução do primata e recuperação das áreas de mata.

Depois de mais de duas décadas de investimento constante, os resultados são animadores. O último censo revelou o número de 3200 animais na região da Reserva Biológica de Poço das Antas, em Silva Jardim, a 1h30 de viagem da capital fluminense. “Alcançar 25 mil hectares de florestas conectadas onde esses animais possam se reproduzir e se alimentar de modo seguro é o nosso desafio. Estamos na metade desse caminho” afirma Luiz Paulo Ferraz, geógrafo e secretário-executivo da Associação.

Em dezembro de 2014, a AMLD deu mais um passo para a conservação do mico, usando agora a estratégia de aproximar o público da espécie. Com recursos captados na plataforma de crowdfunding Garupa e apoio do WWF, seu centro de visitantes em Silva Jardim foi reformado e agora abriga uma exposição permanente com fotografias de Haroldo Palo Jr. Há mais de 30 anos, o fotógrafo explora a fauna e a flora da Mata Atlântica com suas lentes.

“Aproximar as pessoas da espécie e envolvê-las na nossa estratégia de conservação é a melhor maneira de alcançar resultados duradouros. Por isso, trabalhamos com educação ambiental nas escolas e criamos aqui uma área voltada para as crianças” completa Luiz Paulo. A exposição tem um grande painel com 14 bichos da Mata Atlântica e também uma sala escura interativa que apresenta os bichos de hábitos noturnos. Uma ótima pedida para levar a criançada nessas férias. Mediante agendamento, grupos podem passear pela reserva de Poço das Antas e chegar bem pertinho das famílias de mico-leão-dourado.

ASSOCIAÇÃO MICO-LEÃO-DOURADO
Onde: BR-101, km 214, Distrito de Aldeia Velha, Silva Jardim (RJ). Tel.: (22) 2778-2025
Site: www.micoleao.org.br

* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.

O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.

Compartilhe: