Últimas notícias:

Loading...

5 motivos para visitar Guararema (SP) em julho

Município fica a menos de uma 1h da capital paulista, com fácil acesso pelas rodovias Dutra e Ayrton Senna

Por: Redação

Com as férias escolares batendo à porta, muitas famílias estão buscando destinos nacionais para embarcar em um roteiro que combine diversão, relaxamento e bons serviços. Guararema, na região do Alto Tietê, interior de São Paulo, surge como opção de destino, reunindo atrações para todas as idades.

Confira cinco motivos que vão te convencer a visitar a “Pérola do Vale”, como é conhecida Guararema.

Crédito: Divulgação/Vale do SonhoIgreja Nossa Senhora da Escada, que é tombada pelo IPHAN desde 1941

Proximidade com São Paulo

A cidade de Guararema é uma boa opção de viagem curta para as férias. Situado a menos de uma hora da capital paulista, tem fácil acesso pelas rodovias Dutra e Ayrton Senna, sendo bastante indicada para as famílias que buscam um roteiro recheado de atrações sem perder horas na estrada.

Atrativos naturais

A Ilha Grande e o Parque Municipal da Pedra Montada são atrações para os amantes de ecoturismo em Guararema.

A primeira, situada bem no centrinho da cidade, permite uma caminhada em meio à natureza às margens do rio Paraíba do Sul, observando espécies exóticas da flora da Mata Atlântica, além da fauna nativa, como o esquilo caxinguelê, lagarto teiú e capivaras.

 Uma das atrações de Guararema (SP) é o Parque Municipal da Pedra Montada
Crédito: Divulgação/Vale do SonhoUma das atrações de Guararema (SP) é o Parque Municipal da Pedra Montada

Enquanto a segunda abriga uma verdadeira escultura da natureza. O parque foi construído no entorno de uma sobreposição de pedras – cada uma medindo cerca de 9m de comprimento por 2,5m de altura, que são o ponto alto da trilha.

Igrejas e lugares históricos

Situada no bairro da Freguesia da Escada, a 3,5 km do centro da cidade, a Igreja Nossa Senhora da Escada resistiu à ação do tempo, passou por reformas e ampliações até ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), em janeiro de 1941. Além de sua arquitetura barroca, chama a atenção por abrigar uma das únicas imagens de São Longuinho, conhecido popularmente como o Santo das coisas perdidas.

Já a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda foi construída por Manuel Pinto do Rego, por volta de 1682 em uma colina, às margens do Rio Paraíba e conta com uma escadaria de 81 degraus. A capela possui uma imagem de Nossa Senhora da Ajuda, em terracota, provavelmente de origem portuguesa.

Gastronomia diversificada

Guararema tem opções de comida caseira até pizzarias, bistrôs e restaurantes de gastronomia contemporânea
Crédito: Divulgação/Vale do SonhoGuararema tem opções de comida caseira até pizzarias, bistrôs e restaurantes de gastronomia contemporânea

Em Guararema, a gastronomia complementa os serviços de hospedagem e o clima de interior que fazem o turista desejar conhecer cada vez mais esse pedacinho do Vale do Paraíba. Ali é possível encontrar desde opções de comida caseira, com aquele tradicional toque mineiro, até pizzarias, bistrôs e restaurantes de gastronomia contemporânea.

Hospedagem para toda a família

Para quem visita Guararema nas férias de inverno, a dica é se hospedar no Vale do Sonho Hotel & Eventos. O hotel conta com estrutura completa de lazer que inclui: duas piscinas, sendo uma delas climatizada e com toboágua, cascata, piscina infantil, sauna, playground, quadra poliesportiva, brinquedoteca, salão de jogos, mini tirolesa e cama elástica – sendo que algumas dessas atrações estão as margens do rio Paraíba do Sul.

Vale do Sonho Hotel, em Guararema (SP)
Crédito: Divulgação/Vale do SonhoUm dos chalés do Vale do Sonho Hotel, em Guararema (SP)

Além disso, o hotel também oferece recreação especial para crianças e entretenimento para os adultos.

Os chalés e apartamentos são equipados com ar condicionado e TV. Os valores de diária durante o mês de julho, tanto em dias de semana, quanto finais de semana, estão a partir de R$ 705 para o casal em apartamento Standard, incluindo todas as refeições e cortesia para uma criança por família.

Vale do Sonho
Crédito: Divulgação/Vale do SonhoVista da piscina do Vale do Sonho

O Vale do Sonho ainda aceitamos animais de estimação de pequeno porte até aproximadamente 20 kg. Para que os pets fiquem no hotel, é cobrada uma taxa de R$ 50, por dia. O serviço deve ser agendado com antecedência.

?>