7 motivos para incluir Tiradentes na sua lista de viagens
Opções de passeios é o que não faltam na cidade histórica mineira
O circuito das cidades históricas de Minas Gerais deve ser visitado ao menos uma vez na vida. As principais cidades são: São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto e Mariana.
Um dos destaques da região é a cidade de Tiradentes, que oferece uma ótima infraestrutura e belas paisagens para o turista.
Tiradentes também é uma das cidades históricas mineiras mais bem preservadas. Opções de passeios é o que não faltam.
7 motivos para visitar Tiradentes ainda este ano
1 – Passeios ao ar livre
Para quem ainda tem receio de frequentar locais com muitas pessoas, Tiradentes é uma boa alternativa. Isso porque grande parte dos passeios podem ser feitos ao ar livre e, mesmo os que são em ambientes fechados, não há uma grande aglomeração.
2 – História viva
Tiradentes é um museu a céu aberto. Não é preciso entrar em um museu para se sentir em outra época, e deixar a imaginação voar longe. A maior parte da arquitetura colonial ainda está preservada, o que faz essa cidade ser tão histórica e charmosa.
3 – Museu da liturgia
Sabia que os artigos usados em cerimônias religiosas possuem um lugar especial em Tiradentes? É o Museu de Liturgia, o único do tipo localizado na América Latina. Lá os visitantes encontram mais de 400 peças sacras de séculos passados e até recursos multimídias.
Para quem se interessa pelo tema e quer ter peças na própria casa, existem várias lojas perto do museu. Sem contar que, atualmente, é possível adquirir esse tipo de produto também pela internet, em sites que possuem lojas de artigos religiosos, objetos litúrgicos e decorações natalinas.
4 – Contato com a natureza
Embora Tiradentes seja mais lembrada pela história, a cidade de Tiradentes também proporciona um delicioso passeio pela natureza. No próprio centro os visitantes podem reservar passeios para conhecer cachoeiras, mirantes, grutas e muito mais. O interessante é que a maior parte desses tours não requerem um grande esforço físico, e podem ser feitos por toda a família.
5 – Deliciosa gastronomia
Ir a Tiradentes sem provar da gastronomia é como ir ao Vaticano sem ver o Papa. A região é conhecida por se dedicar aos mais variados sabores e encantar moradores e turistas pelo paladar. Para quem puder, vale a pena visitar a cidade em setembro, quando ocorre o Festival Cultura e Gastronomia. Este ano será a 25º edição, e a expectativa é que haja muitas novidades para os participantes.
6 – Viajar no tempo
Outra forma de tornar a viagem a Tiradentes especial é pegar uma Maria Fumaça até São João Del Rei. As duas cidades estão a poucos quilômetros distantes uma da outra, e podem ser conhecidas em poucos dias livres. Quanto ao passeio de trem, ele ocorre de sexta a domingo, e pode ser feito em apenas uma direção ou ida e volta.
7 – Circuito religioso
Mesmo quem não é católico não deixa de se encantar com as igrejas de Tiradentes. Existem capelas belíssimas e repletas de história, como a Igreja Matriz de Santo Antônio, Igreja da Santíssima Trindade, Capela Bom Jesus da Pobreza, Capela da Nossa Senhora da Mercê e muito mais.
Vale notar que não é fácil encontrar as igrejas de Tiradentes abertas. Em geral, elas abrem ao público nos sábados e domingos de manhã, quando realizam as missas. Além do mais, no começo da noite nos finais de semana, também acontece o Show de Luzes na Igreja Matriz de Santo Antônio. É uma oportunidade única de ver a cidade iluminada e ainda mais fascinante.
Como se percebe, o que não falta é coisa para fazer em Tiradentes. Por esse motivo, vale organizar um roteiro prévio para aproveitar as atrações que deseja, e até quem sabe visitar as cidades vizinhas, como São João Del Rei. Seja para passar três dias ou mais, o destino mineiro nunca decepciona!