O que fazer no Alentejo, a região mais autêntica de Portugal

Seus pequenos vilarejos e municípios remetem aos contos de fadas, alguns são Patrimônio Cultural da Humanidade

Por: Redação Comunicar erro

Com paisagens impressionantes, o Alentejo encanta por suas belezas naturais diversas, como praias de areia dourada, natureza exuberante e lagos magníficos.

A maior região de Portugal, possui pouco mais de 500 mil habitantes distribuídos por seus 27 mil km², que o torna paraíso ideal para fugir do agito urbano e aproveitar a vida em seu próprio ritmo.

Crédito: Victor Carvalho/Turismo PortugalVista do Castelo de Arraiolos, no distrito de Évora, na região do Alentejo

Seus pequenos vilarejos e municípios remetem aos contos de fadas, alguns nomeados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, como Elvas, ao norte da região. Por sua localização, a dinastia portuguesa investiu em edificações militares e, atualmente, essa é a maior fortificação abaluartada do mundo, com uma estrutura defensiva em forma de estrela com um perímetro de cerca de 10 km e muralhas islâmicas e medievais.

Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoCafé Águias de Ouro, em Estremoz, é um dos prédios históricos da região alentejana

Évora, a maior cidade alentejana, surpreende pelos resquícios das diferentes civilizações que marcam sua arquitetura e riqueza cultural, como a sinistra Capela dos Ossos, herança dos reinados de D. João 2º e D. Manuel 1º.

Alentejo
Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoInterior da Capela dos Ossos, na cidade de Évora

Construções da época da ocupação romana, igrejas e castelos medievais e ruínas pré-históricas estão por todos os lados, além de hotéis luxuosos que dão nova vida a conventos e castelos da Idade Média e locais únicos que preenchem a lista de atrações de lugares como Reguengos de Monsaraz, Portalegre, Marvão e Beja.

Vinho e gastronomia

O Alentejo é ainda a meca dos apaixonados por vinhos e gastronomia. A oferta enoturística é vasta e com opções espalhadas por todo o destino. É possível conhecer o processo de produção dos premiados vinhos alentejanos, aprender mais sobre eles e degustá-los em alguma das vinícolas da Rota do Vinho.

Alentejo vinhos
Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoA maioria das vinícolas alentejanas oferecem tours e degustação

Além das adegas, as charmosas herdades oferecem experiências completas em hospedagens e inúmeras atividades rurais típicas.

O litoral tem algumas das melhores praias do continente europeu, muitas delas perfeitas para a prática de esportes náuticos, outras ideais para um dia em família e um bom banho de sol.

Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoSopa de Cação, uma das iguarias do Alentejo

Já a gastronomia é um atrativo à parte. Os saborosos pratos são baseados em carne de cordeiro, porco alentejano e lebre, além de peixes e frutos do mar, com temperos como coentro, orégano, salsa e tomilho, sempre acompanhados pelo pão tradicional da região.

Gastronomia Alentejo
Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoO Alentejo é a meca dos apaixonados por vinhos e gastronomia

O artesanato é uma recordação perfeita para levar para casa, e cada vila ou cidade tem um ofício mais característico, como tapetes e mantas feitos de lã de ovelhas, artigos em cortiça e couro ou peças de vestuário tradicionais.

Alentejo, onde os dias passam mais devagar

Os alentejanos são receptivas e não se preocupam com a passagem do tempo, porque, afinal, ele também é autêntico no Alentejo: ali, os dias passam mais devagar, para que possam ser apreciados por completo, desde um lindo nascer do sol até o momento em que ele se põe.

Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoArtesanato em Arraiolos; a vida no Alentejo passa bem devagar

Informações gerais

Moeda ⇒ assim como no restante de Portugal, o Alentejo utiliza o Euro como moeda corrente. É possível trocar dinheiro em bancos e casas de câmbio e cartões de crédito internacionais são amplamente aceitos.

Fuso horário ⇒ a região está no fuso GMT +1. A diferença de horário entre o Brasil e o Alentejo varia de acordo com o horário de verão de cada país.

Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoCastelo de Vide, no vilarejo de Portalegre

Clima ⇒ o clima é temperado, com verões quentes e secos e invernos frios e úmidos. Primavera e outono registram temperaturas amenas e pouca amplitude térmica.

Visto ⇒ brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal. Com um carimbo no passaporte, você pode circular por até 90 dias por toda a União Europeia, e é possível renovar a permissão por mais 90 dias.

Aeroporto ⇒ a principal porta de entrada para Portugal é a capital, Lisboa. De lá, são apenas 132 km até o coração do Alentejo, a cidade de Évora.

Alentejo
Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoPraça do Giraldo, na região central de Évora, a maior cidade do Alentejo

Transportes  há serviços de táxi em quase todas as localidades e é possível verificar os horários e itinerários do transporte público nos seguintes sites: www.rede-expressos.pt, www.cp.pt e www.rodalentejo.pt. Circular de carro é muito fácil, e algumas estradas possuem pedágio. As rodovias municipais são o melhor caminho para observar a paisagem e encontrar patrimônios culturais mais escondidos; visitantes em bicicleta devem observar que só há ciclovias em pequenos trechos dos centros urbanos.

Voltagem padrão ⇒ 220V

Tipo de tomada elétrica ⇒ tipo F

Telefones úteis ⇒ Número Nacional de Socorro: 112; Cruz Vermelha Portuguesa: 21 391 39 33 / 21 940 49 90 (Urgência) / 21 771 40 00 (Hospital); Linha de Apoio ao Turista: 800 200 084 – Turismo do Alentejo: 284 313 540; Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo: 269 498 680

Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoFAzer um voo de balão é uma das formas de conhecer a beleza do Alentejo

Telefonia ⇒ as três redes telefônicas de Portugal (Vodafone, MEO, Optimus) mantêm acordos de roaming com a maioria das companhias internacionais, garantindo uma boa cobertura dentro do país. Confira as condições e tarifas diretamente com a sua companhia telefônica.

Comércio tradicional ⇒ o funcionamento das lojas no Alentejo é das 9h/9h30 às 19h/19h30, nos dias úteis e das 9h/9h30 às 13h/13h30, aos sábados. Alguns estabelecimentos podem fechar para o almoço.

Bancos ⇒ estão abertos das 8h30 às 15h, apenas nos dias úteis.

Crédito: Divulgação/Turismo AlentejoSuíte Torre de Palma Wine Hotel

Gorjeta ⇒ o serviço está incluído na conta dos restaurantes, mas é habitual deixar uma gorjeta de 5 a 10% sobre o preço total da refeição. As gorjetas também são comuns nos táxis, de 5 a 10% que geralmente significam o arredondamento do valor a pagar.

Fumantes ⇒ assim como no Brasil, é proibido fumar em recintos públicos fechados em Portugal.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …