O que ver, fazer e comer na Calábria, a ‘ponta da bota’ na Itália

Região italiana oferece ao visitante uma fascinante combinação de história e natureza

Por: Redação

A Calábria está no pé da bota, no extremo sul da Itália -banhada pelas águas azuis e cristalinas do mar Jônico e Tirreno e separada da Sicília pelo estreito de Messina.

O clima quente, as belas cores do mar, as costas rochosas que se alternam com as praias, a natureza selvagem e misteriosa, os sabores fortes e genuínos da comida local e os vestígios de suas origens antigas fazem da Calábria um lugar único que os turistas podem desfrutar no inverno e no verão.

Crédito: :Freeartist;iStockVista do vilarejo medieval de Tropea, na Calábria

Nessa região, qualquer desejo pode ser realizado. Quem ama a natureza, seus aromas e mistérios, pode explorar o interior da Calábria, descobrindo cenários puros e não poluídos, onde enormes cinturões verdes se alternam com lagos azuis e cachoeiras.

Por outro lado, aqueles que preferem aproveitar os raios quentes do sol e mergulhar em um mar cristalino podem escolher entre as muitas localidades encantadoras ao longo das longas costas tirreno e jônica.

foto

Quem preferir aprender sobre o passado da região, a Calábria, berço da Magna Grécia e terra de assentamentos antigos, está repleta de esplêndidas igrejas, mosteiros, castelos, palácios e cidades onde tradições milenares perduram.

As províncias da Calábria são: Catanzaro (capital regional), Reggio Calabria, Cosenza, Crotone e Vibo Valentia.

O que ver

Os amantes da arte não vão querer perder a oportunidade de ver os famosos Bronzes de Riace, expostos no Museu Nacional de Reggio Calabria. As estátuas são um vestígio importante da Magna Grécia, uma época que moldou a história dessa região significativamente. Essas belas estátuas, representando dois heróis guerreiros, são um exemplo raro da escultura grega clássica.

Crédito: Museo Archeologico Nazionale Di Reggio Calabria As estátuas dos Guerreiros de Bronze

Com seus quase 800 km de costa, a Calábria oferece uma grande variedade de praias lindas; em particular, Capo Vaticano, na província de Vibo Valentia, que é considerada uma das 100 praias mais bonitas do mundo: uma longa faixa de areia fina cercada por árvores antigas e banhada por águas cristalinas que fervilha com uma fauna de peixes variada.

Crédito: Cristian capizzi/iStockVista da belíssima praia de Capo Vaticano, na província de Vibo Valentia

Uma viagem ao interior da Calábria é uma oportunidade imperdível, com os Parques Nacionais de Sila, Serre, Aspromonte e Pollino, que estão entre os destinos naturais mais interessantes. Os riachos e pedras de Aspromonte, a grande e antiga vida vegetal de Sila e a rica fauna de Serre são apenas algumas das maravilhas naturais oferecidas por esta região.

O que fazer

Quando se fala sobre a Calábria, pensamos no mar e em suas maravilhosas praias para se bronzear e tomar sol. Ainda assim, essas águas claras em seus mil tons também são uma academia natural, onde se pode praticar windsurf, kitesurf ou mergulho, para descobrir um maravilhoso fundo do mar que hospeda corais de cores vivas e até destroços intrigantes da 2ª Guerra Mundial.

Crédito: DivulgaçãoRafting ao longo do rio Lao é uma das atrações esportivas na Calábria

A região oferece muitas oportunidades de diversão e relaxamento para quem decide passar as férias no interior. Os Parques Nacionais, que cobrem a maior parte do interior da Calábria, são uma emoção para os amantes da natureza.

E esportes de inverno certamente não estão fora de questão; escolha entre as muitas estações de esqui, equipadas com pistas artificiais para esquiar o ano todo.

Quem gosta de um bom desafio não deve perder uma experiência de rafting ao longo do rio Lao ou através dos desfiladeiros de Sila.

Como alternativa, o rio pode ser percorrido sem a necessidade de um barco de qualquer tipo: basta mergulhar na água, descendo com uma corda nos trechos mais difíceis. Isso é canionismo, e o apoio de guias especializados torna esses esportes fascinantes acessíveis a qualquer pessoa.

Crédito: Freeartist/iStockVista da praia de Oasi com seu mar azul turquesa, próximo à cidade de Tropea

Outra possibilidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo é a orientação, um esporte que nasceu nos países escandinavos para testar o senso de direção. Os participantes equipados com um mapa e uma bússola devem alcançar a meta no menor tempo possível; eles podem escolher independentemente o caminho a seguir, mas devem chegar a paradas intermediárias predefinidas.

E por que não tentar a emoção de voar sobre essas paisagens de tirar o fôlego? Instrutores especializados irão levá-lo através das nuvens (firmemente preso à sela de um parapente) para mostrar a beleza da Calábria de uma perspectiva totalmente diferente!

O que comer

Crédito: Giovanni1232/iStockA fileja, massa típica da região da Calábria

A Calábria é uma terra de emoções fortes e intensas; isso não é menos verdade quando se trata da cozinha local. Testemunhe a famosa pimenta calabresa (pepperoncino), encontrada na maioria dos pratos típicos da Calábria. De pão torrado com salsicha ou sardinha n’duja – chamado de “caviar dos pobres” – a salsichas de porco, de molhos a massas a pratos de peixe.

Crédito: :mediagfx/iStockA gastronomia da Calábria tem sabor forte e intenso

O forte sabor da pimenta contrasta com o sabor doce da cebola Tropea, protegida pela marca de qualidade IGP. A cebola é usada para temperar pratos, bem como para fins curativos.

Crédito: :cristian capizzi/iStockA famosa pimenta calabresa (pepperoncino) da Calábria

Algumas das iguarias entre os produtos da Calábria e os pratos típicos que os exploradores desta incrível região devem experimentar incluem: azeite extra-virgem, vinhos, licores de bergamota, alcaçuz, cidra e ervas, mel e compotas, tipos especiais de massas caseiras (strangugghj, fileja, maccaruni) que ainda são feitos hoje usando os métodos antigos. E se você visitar a região durante o Natal, poderá provar uma variedade de outras guloseimas.


Imagem Carnaval Sem Assedio
1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …