Oktoberfest: 4 motivos para ir à maior festa alemã do Brasil

A festa alemã mais esperada das Américas está chegando. Blumenau (SC) será mais uma vez o palco de um grande espetáculo gastronômico, repleto de cores, tradições e, é claro, de muita cerveja! A 33ª edição da festa germânica, aguardada ansiosamente por milhares de pessoas, acontece do dia 5 ao 23 de outubro.

A 33ª edição da Oktoberfest, em Blumenau, acontece de 5 a 23 de outubro

Considerada hoje a segunda maior festa alemã do mundo, a Oktoberfest, originalmente celebrada em Munique, teve a sua primeira edição brasileira, no Sul do país, em 1984. E para você não ficar de fora, o pessoal do Hotel Urbano listou quatro motivos pelos quais você não pode perder esse evento.

Divulgação HU/Shutterstock

 1- As melhores cervejas estão aqui

Para você que sempre desejou ser um aprendiz de mestre cervejeiro, o paraíso é aqui! Esqueça a teoria, pois na Oktoberfest a aula é prática; são tantos sabores para degustar –de bebidas com estilos, cores e aromas distintos – que a única dificuldade é decidir por qual começar.

Dentre o extenso rol das cervejas, as que já garantiram participação no festival são: Eisenbahn, Wunder Bier,  Das Bier e Baden Baden. Aprecie tudo.  Só não vale perder a hora para o tradicional “Concurso de Tomadores de Chope em Metro”, que acontece no pavilhão 2, todos os dias às 21h. A regra é clara: vence a competição o participante que for capaz de beber um metro de chopp (600 ml) no menor tempo, mas sem babar e tirar a tulipa da boca.

2 – O preço do ingresso para quem entra na brincadeira é “camarada”

Quem estiver de Fritz e Frida paga meia entrada na festa alemã.  E para quem ainda não estiver familiarizado com esses nomes, saiba que assim são chamados os trajes típicos germânicos. Você pode conseguir o seu em Blumenau, já que a cidade conta com várias lojas especializadas na confecção desse tipo de roupa.

A brincadeira por aqui é levada a sério, e existe até uma lei municipal listando o que descaracteriza os trajes típicos. Para você que ainda está na dúvida se vale a pena a caracterização, confira os descontos que os trajes podem lhe render: 50%, nas quintas-feiras, sextas-feiras, sábados, feriados e véspera de feriados; 100%, de domingo à quarta-feira, exceto feriados e véspera de feriados; e 50%, aos domingos, quando os feriados forem na segunda-feira ou terça-feira.

3 – O tradicional desfile da Rua XV de Novembro será ainda mais animado

Nesse ano, o número de inscrições de bandas e fanfarras competindo por uma vaga no desfile foi impressionante. Músicas tradicionais da cultura germânica não vão faltar. Não se espante se você for pego dançando e cantarolando as músicas alemãs como se estivesse entendo tudo o que elas dizem, porque essa cena não é difícil de ser encontrada durante os seis dias de desfiles.

A banda Cavalinho é a mais conhecida, sendo responsável por quase todas as músicas que dão nome a festa. O desfile, uma das maiores atrações do evento, encanta a todos, com os seus carros de grupos folclóricos, de caça e tiro, a beleza da realeza e os brinquedos exóticos.

4 – As crianças também tem vez na Oktoberfest

O evento é para a família toda, então nada de pensar em deixar de ir à festa por não ter com quem deixar os pequenos. As crianças vão se divertir tanto quanto os adultos e, para garantir a euforia da turma, o Kinderplatz fará jus ao mês das crianças, com atividades recreativas, brinquedos infláveis, camas elásticas, piscina de bolinhas e muito mais. Quando se trata de diversão, esse espaço dedicado as crianças irá superar as expectativas de todos os pais.