Onda de frio pode deixar Chicago mais ‘fria’ que Antártida

A companhia de trens da cidade teve que colocar fogo nos trilhos para não paralisar os serviços

Parte dos Estados Unidos está sofrendo com uma forte onda de frio nesta semana. Em algumas cidades, a sensação térmica chegou a -50ºC.

Parte do lago Michigan, em Chicago, amanheceu congelado
Créditos: Reprodução TV/NBC Chicago
Parte do lago Michigan, em Chicago, amanheceu congelado

Os Estados de Wisconsin, Michigan, Illinois, Alabama e Mississippi declararam estado de emergência por causa do frio, provocando o fechamento de escolas, escritórios do governo e empresas, segundo a BBC.

As temperaturas extremas são provocadas por uma massa de ar frio trazida por um vórtice polar que chegou aos país na segunda- feira, provocando frio intenso no Centro-Oeste e Leste dos EUA.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA (NWS, na sigla em inglês, alguns Estados terão o clima mais frio das últimas décadas afetando dezenas de milhões de pessoas.

Os meteorologistas alertam que a sensação de frio em Chicago, no Estado de Illinois, “será mais aguda que no Everest e na Antártida”.

A cidade pode registrar temperatura mínima de -32 ºC, com ventos gelados que dariam sensação térmica de -45ºC, segundo as autoridades. Nesta quarta-feira (30) a companhia responsável pelos trens teve que colocar fogo nos trilhos para não paralisar os serviços (veja abaixo).

A onda de frio intenso deve seguir até domingo (3), segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA .