Os fascinantes azulejos e cerâmicas de Portugal

Por: Redação

A região central de Portugal é famosa por sua diversidade artística. Das pinturas tradicionais espalhadas pelas áreas urbanas como Covilhã aos incríveis e coloridos azulejos que vestem seus monumentos imponentes, a região possui atrações que chamam a atenção dos apreciadores da arte.

Conheça as principais construções portuguesas que fazem parte da incrível Rota da Cerâmica, no Centro de Portugal.

1 – Estação Ferroviária de Aveiro

A fachada da estação de trens de Aveiro é ornamentada com um conjunto de painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova (1916) com motivos regionais

Famosa por suas rias e passeios de moliceiro, Aveiro também guarda um tesouro da cerâmica portuguesa: sua estação ferroviária. Repleta de azulejos azuis e brancos, a construção impressiona por conter a coleção mais significativa de azulejos na cidade. Em suas paredes, se formam diversos desenhos que retratam paisagens regionais. 

2 – Azulejos de Ovar

A cidade de Ovar, no Centro de Portugal, é um genuíno museu do azulejo a céu aberto!

Ovar é famosa por suas cores e sabores. Mas o que realmente impressiona é a quantidade de edifícios revestidos com belas peças de azulejos. A criatividade é sentida em toda parte: igrejas, castelos e prédios. É um verdadeiro marco para essa arte que ganhou força no século 15.

3 – Igreja de Válega

Fachada da igreja de Válega

Repleta de cores e detalhes minimalistas, a Igreja de Válega é uma das obras mais impressionantes de Portugal. Tanto o seu exterior quanto o interior remontam à paixão de artistas que, pacientemente, fizeram uma das mais belas construções da região. Ao pôr do sol, a fachada se torna um verdadeiro espetáculo sob a luz natural. A freguesia de Válega situa-se a 6,5 km da cidade de Ovar e merece, sem dúvida, uma visita.

4 – Fábrica da Vista Alegre

Cerâmicas produzidas na Vista Alegre

Em Ílhavo, fica a renomada Fábrica da Vista Alegre. Com mais de cem anos de história, esta marca se consagrou como uma das porcelanas mais cobiçadas de Portugal. É possível fazer visitas guiadas para conhecer o processo de montagem dos produtos na íntegra, presenciando todo o carinho e cuidado investido na confecção de verdadeiras obras de arte.

5 – Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro

Artista trabalha em uma peça na Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro

Bordallo Pinheiro foi um renomado artista português do século 19. Por meio de seu talento com a argila, criou obras que se tornaram referência artística em todo o mundo. A fábrica que leva seu nome está situada em Caldas da Rainha, onde é possível ver de perto peças decorativas repletas de cor e que demonstram a incrível criatividade de Bordallo.

Compartilhe:

Tags:#Mundo