Últimas notícias:
Loading...

Osterfest em Pomerode: guia para aproveitar a Páscoa alemã

A 15ª edição da festa de Páscoa alemã vai até 9 de abril; confira atrações

Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode, no Vale Europeu, em Santa Catarina, celebra a Páscoa com mais uma edição da Osterfest. O evento acontece até o dia 9 de abril, com programação de quinta a domingo.

Os dois destaques do evento são literalmente gigantes. O ovo de Páscoa decorado com mais de 16 metros e meio de altura e a Osterbaum, árvore feita toda de casquinhas de ovos naturais com mais de 110 mil unidades. Ambas inscritas no “Guinness World Records”.

Maior Osterbaum (árvore de Páscoa) da história da festa em Pomerode (SC) pode ser visitada durante a Osterfest
Créditos: Daniel Zimmermann/Divulgação
Maior Osterbaum (árvore de Páscoa) da história da festa em Pomerode (SC) pode ser visitada durante a Osterfest

Osterbaum, em alemão, significa árvore de Páscoa e faz menção a uma das principais tradições das famílias de origem alemã: a montagem de uma árvore com os galhos secos decorados com casquinhas de ovos pintadas.

Tanto que, se você passear por Pomerode nessa época do ano, vai ver várias casas decoradas com uma Osterbaum.

Além disso, na Osterfest também fica em evidência a produção artesanal local, tanto de objetos quanto de alimentos típicos da data, como biscoitos, chocolates e doces. Para as crianças, também há oficinas, como de pintura de casquinhas, confecção de Osterbaum, entre outras atividades.

Ovo decorado de 16 metros e meio de altura é um dos destaques da programação da Osterfest
Créditos: Daniel Zimmermann/Divulgação
Ovo decorado de 16 metros e meio de altura é um dos destaques da programação da Osterfest

Outras atrações da Osterfest

Além da árvore de casquinhas naturais e o ovo gigante, a 15ª Osterfest conta com uma estrutura cheia de atrações para crianças e adultos. A Toca do Coelho, por exemplo, é um espaço lúdico onde os visitantes podem acompanhar uma casa inteira decorada com temas de Páscoa.

Já na Casa dos Doces, confeiteiras e doceiras apresentam bolachas e bolos confeitados temáticos, além de outros itens gastronômicos clássicos da região, como os amendoins doces que recheiam casquinhas.

A 15ª edição da Osterfest vai até o dia 9 de abril, com programação de quinta a domingo
Créditos: Divulgação/Visite Pomerode
A 15ª edição da Osterfest vai até o dia 9 de abril, com programação de quinta a domingo

Na Ostermarkt (Feira de Páscoa), artesãos mostram o seu trabalho com itens de decoração e mesa posta. As crianças podem colocar a mão na massa e confeitar doces, coelhos de pano e cestas de Páscoa.

A Eier Parade também está confirmada. Inspirada em iniciativas globais que formam um roteiro para visitação de esculturas gigantes, a Osterfest conta com 12 ovos com 2,5 metros de altura, que homenageiam artistas e nações.

Onde ficar em Pomerode

Para receber bem os visitantes que pretendem visitar a Osterfest, Pomerode conta com uma ampla estrutura de rede hoteleira, com vários hotéis, pousadas e até hostel.

Confira abaixo algumas opções para você se programar:

Casa Branca Pousada

Para quem gosta de um lugar mais charmoso e que ofereça uma paisagem linda, além de boa estrutura, a Casa Branca Pousada é uma excelente opção. Localizada em meio à natureza, tem uma excelente área ao ar livre com duas piscinas. Além disso, os quartos são espaçosos, tendo camas amplas, TV e frigobar.

Outra vantagem é a proximidade com o centro da cidade. A Casa Branca Pousada fica a 3 km do Bioparque Zoo Pomerode, da Vila Encantada e do Centro Cultural, onde é realizada a Osterfest.

Pousada Lena Rosa

Mais perto ainda do centro, a alguns metros da Loja da Nugali, fica a Pousada Lena Rosa. Também com um belo jardim e piscina, a pousada oferece uma estrutura aconchegante e moderna para receber os visitantes. As piscinas são para adultos e crianças, e há uma mesa no jardim coberta, ideal para um café ao ar livre.

Fachada da Pousada Lena Rosa, em Pomerode (SC)
Créditos: Divulgação
Fachada da Pousada Lena Rosa, em Pomerode (SC)

Os quartos são bem estruturados, com televisão, frigobar e camas super confortáveis, além de algumas opções com hidromassagem, para aquele momento relaxante após um passeio pela cidade. Essa opção de hospedagem fica a cerca de meio quilômetro do local onde acontece a Osterfest.

Edelweiss Pousada

Se você está pensando em dar uma esticada no seu passeio para as cidades vizinhas, como Blumenau, Indaial e Timbó, ou ainda dar um pulo no litoral catarinense, pode se hospedar na Edelweiss Pousada. Situada em um casarão vistoso, a pousada tem um jardim incrível, com piscina e área livre em meio à natureza

Os quartos são bem equipados e espaçosos, com ar-condicionado, televisão, frigobar e toda a estrutura necessária. O café da manhã é um dos diferenciais da pousada, oferecendo ampla variedade, inclusive, com produtos feitos pela própria pousada e coloniais de produtores da região.

Pousada do Imigrante

Também mais afastada do centro, a Pousada do Imigrante é o local ideal para quem quiser conhecer a área rural da cidade. A propriedade tem amplos jardins e plantações, além de uma lagoa que oferece passeios de canoa como atração. As instalações em estilo enxaimel são um charme à parte.

A Pousada do Imigrante fica em uma construção em estilo enxaimel –típica da Alemanha
Créditos: Divulgação
A Pousada do Imigrante fica em uma construção em estilo enxaimel –típica da Alemanha

Os quartos criam um clima de aconchego, bem típico do interior, com vista linda da propriedade, e o local também oferece um café da manhã de encher os olhos e a boca de água, com iguarias típicas e com gostinho caseiro.

Confira aqui outras opções de hospedagem em Pomerode.

Onde comer

O visitante que vem para a Osterfest, certamente, também vai aproveitar para degustar o melhor da gastronomia típica local, que é um dos destaques de Pomerode. Por isso nada melhor que buscar alguns dos melhores restaurantes, padarias e confeitarias da cidade para uma experiência gastronômica digna da sua viagem.

Alguns dos restaurantes mais famosos são: Wunderwald, Siedlertal, Pomerode e Schoroeder, que oferece buffets com pratos típicos da cidade. Também vale conhecer e se deliciar com o café colonial da Torten Paradies, repleto de bolos, tortas e doces, como o strudel, para adoçar o paladar.

15 Osterfest
Onde: Centro Cultural de Pomerode (Rua Hermann Weege 111)
Quando: até 09/04/2023
Horário: das 10h às 20h, de quintas a domingos
Ingresso: R$ 5