Paraty e Ilha Grande podem se tornar patrimônio mundial da Unesco

Se aprovado pelo Comitê da Unesco, as duas atrações serão considerados o primeiro sítio misto do Brasil

Por: Redação | Comunicar erro

Uma região de vasta riqueza cultural, que encanta por sua beleza natural. Paraty e Ilha Grande, em Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, podem se tornar patrimônio mundial da Unesco.

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) recebeu na terça-feira, 14,  da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, um parecer técnico favorável ao reconhecimento dos dois locais como patrimônio.

Crédito: Oscar Liberal | IphanVista panorâmica do Centro Histórico de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro

O Comitê da Unesco se reunirá entre os dias 30 de junho a 10 de julho, em Baku, no Azerbaijão para analisar 28 pedidos de reconhecimento de sítios mundiais, sendo dois sítios mistos, ou seja, locais que reconhecidos ao mesmo tempo como Patrimônio Cultural e Natural Mundial.

Além de Paraty e Ilha Grande, que podem se tornar o primeiro sítio misto brasileiro, o outro candidato é a região do Lago de Ocrida, na Albânia-Macedônia. De 1.092 bens inscritos da Lista do Patrimônio Mundial, apenas 38 são mistos.

Se aprovado, Paraty e Ilha Grande será o 22º bem brasileiro a levar o título da Unesco. Atualmente, há 14 sítios inscritos como Patrimônio Mundial Cultural e sete bens do Patrimônio Mundial Natural no Brasil.

Crédito: Oscar Liberal | IphanIlha Grande, em Angra dos Reis (RJ)

 Sítio misto

O sítio misto abrange um território de quase 149 mil hectares, em que o centro histórico de Paraty se cerca de quatro áreas de conservação ambiental.

Crédito: Divulgação | IphanA candidatura de Paraty e Ilha Grande é fruto de parceria entres diversas instituições

Ali estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.

Desde a baía da Ilha Grande, são 187 ilhas, muitas cobertas de vegetação primária. Nesse extenso território, encontra-se um sistema cultural baseado nas comunidades tradicionais onde vemos estreita relação entre cultura e biodiversidade.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …