Parece mentira, mas não é! Conheça fatos curiosos sobre a Nova Zelândia

Confira abaixo alguns fatos curiosos para te ajudar a conhecê-lo melhor o país

Aproveitando que 1º de abril é o Dia da Mentira, o Turismo Nova Zelândia reuniu algumas verdades sobre o país que, à primeira vista, parecem mentira!

Confira abaixo alguns fatos curiosos para te ajudar a conhecê-lo melhor o país.

A Nova Zelândia tem mais ovelhas do que pessoas

Crianças cercadas por ovelhas em Nelson Tasman, na Ilha Sul, na Nova Zelândia
Créditos: Miles Holden/Tourism New Zealand
Crianças cercadas por ovelhas em Nelson Tasman, na Ilha Sul, na Nova Zelândia

Não, não é brincadeira. A criação de ovelhas representa uma importante atividade econômica no país e, em 2007, a FAO/ONU (Organização para Alimentação e Agricultura da Organização das Nações Unidas) contabilizou que para cada habitante havia cerca de 10 ovelhas. Hoje essa diferença é menor e se estima que são 7 ovelhas para cada humano. E não é só isso: a Nova Zelândia também tem mais vacas que humanos.

Apenas 5% do país é ocupado por humanos

Aoraki Mount Cook National Park na Ilha Sul
Créditos: Rob Suisted/Tourism New Zealand
Aoraki Mount Cook National Park na Ilha Sul

Agora fica mais fácil entender por que há tantas ovelhas e vacas no país! A Nova Zelândia tem cerca de 4,5 milhões de habitantes e é um dos países menos populosos do mundo. Seu território é extremamente preservado e, por isso, o país é conhecido por sua fauna e flora abundantes e pelo cuidado com meio ambiente.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Não importa o lugar que você está, sempre estará “perto” do mar

Praia de águas quentes em Coromandel, na Ilha Norte
Créditos: Matt Crawford/Tourism New Zealand
Praia de águas quentes em Coromandel, na Ilha Norte

Aquela velha definição de ilha que aprendemos na escola -um pedaço de terra cercado de água por todos os lados – fica evidente na Nova Zelândia. No país é impossível ficar a uma distância maior do que 150 quilômetros do mar. Pode até parecer bastante, mas um morador de Belo Horizonte, por exemplo, precisa percorrer cerca de 500 quilômetros para chegar ao litoral.

Personagens do Hobbit já estamparam moedas locais

Hobbiton, na Ilha Norte, é atração imperdível para fãs dos filmes
Créditos: Matt Crawford/Tourism New Zealand
Hobbiton, na Ilha Norte, é atração imperdível para fãs dos filmes

Em 2012, quando foi lançado o filme “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, o país estampou moedas com personagens do filme. E essas moedas não eram meramente ilustrativas! Elas eram válidas na prática e aceitas nos estabelecimentos comerciais. A Nova Zelândia ainda conquistou a exclusividade para uso dos personagens na moeda. Nada mais justo, afinal o país foi locação dos filmes e até hoje mantém a vila dos hobbits, Hobitton, que é aberta para visitas.

Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu

Colina tem nome de origem maori composto por 85 caracteres
Créditos: Divulgação/Tourism New Zealand
Colina tem nome de origem maori composto por 85 caracteres

Mais do que isso, essa palavra enorme é a maior em língua inglesa para nomear uma localização geográfica, segundo o Guinness World Records. Com 85 caracteres, ela praticamente resume uma história, já que significa “o local onde Tamatea, o homem com joelhos grandes, que escorregou e engoliu montanhas, conhecido como ‘comedor de terra’, tocou flauta para sua amada”.

Para simplificar, a colina, que fica na baía de Hawke (Ilha Norte), ganhou o apelido de Taumata. O local de nome difícil é excelente para tirar fotos, mas fica em uma propriedade privada, então é preciso ter permissão para entrar.